Clique para acessar os resumos completos das conferências e palestras!

IV Seminário Internacional

A ARTE DA BIBLIOGRAFIA

 

Palestrantes

Mesa de abertura / Andre Vieira de Freitas Araujo (UFRJ - Coordenador do Evento)

Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ (CBG-FACC-UFRJ). Doutorando em Ciência da Informação pela ECA-USP, com período sanduíche na Alma Mater Studiorum - Università di Bologna (UNIBO). Mestre em História Social pela FFLCH-USP. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela FFC-UNESP. É um dos idealizadores e organizadores do Programa A ARTE DA BIBLIOGRAFIA e do Seminário Internacional Itinerante “A Arte da Bibliografia”. Pertenceu ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP - Biênio 2015-2016), ocupando cargo de secretário. Como bibliotecário, desenvolveu trabalhos em instituições e projetos diversos, ligados à organização, preservação e difusão de acervos históricos, dos quais se destaca a Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo, fundada em 1598. Foi bibliotecário consultor em projetos da Fundação Telefônica (Projeto Coleção Sino Azul), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Biblioteca de São Paulo (BSP), Midiateca da Mediapost Angola e Centro de Documentação e Memória do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco (CEDOC-SINDMETAL). Foi docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-SP), Centro Universitário Assunção (UNIFAI-SP) e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atua nas áreas de Bibliografia (História e Teoria), Método Gesneriano, Bibliografia Histórica, Organização do Conhecimento (Aspectos Históricos e Epistemológicos), Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, História do Livro e das Bibliotecas, Biblioteconomia de Livros Raros e Coleções Especiais, Políticas de Preservação Documental, Bibliotecas e Arquivos Beneditinos. (Fonte: Currículo Lattes, 2017)

Mesa de abertura / José Geraldo Mill (Diretor de Pós-Graduação da UFES)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1975), mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1987). É sócio titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Fisiologia e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Atualmente ocupa o cargo de Diretor do Departamento de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. É professor titular do Departamento de Ciências Fisiológicas e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: infarto do miocárdio experimental, hipertensão arterial e epidemiologia das doenças cardiovasculares. É coordenador do Centro de Investigação ELSA (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto) no Espírito Santo. (Fonte: Currículo Lattes, 2017)

Mesa de abertura / Rogério Naques Faleiros (Diretor do CCJE/UFES)

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Estadual Paulista (1999), Mestrado em História Econômica (2002) e Doutorado (2007) em Economia Aplicada (área de concentração em História Econômica), ambos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social, exercendo também o cargo de Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas CCJE-UFES (2013/2017 e 2017/2021).  (Fonte: Currículo Lattes - 2017)

Mesa de Abertura / José Alimateia Aquino Ramos (Chefe do Departamento de Biblioteconomia da UFES)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Ciência da Informação pela UFMG em 2013. É professor Adjunto I da Universidade Federal do Espírito Santo. As áreas de interesse e atuação são: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação; Mediação, Circulação e Apropriação da Informação; Informação, Educação e Trabalho. (Fonte: Currículo Lattes - 2017)

Conferência de abertura: “O conceito de Bibliografia, ou os conceitos de Bibliografia” / Marilda Lopes Ginez de Lara

Possui graduação em Curso de Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid. É professor livre-docente da Universidade de São Paulo e ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação. Coordenou, entre nov. 2005 a nov. 2008, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA. Foi vice-coordenadora do Programa entre 2011-2012, 2014-2015. Foi líder do Grupo Temma de 2011 a 2016. Na área de Ciência da Informação, desenvolve pesquisa sobre a organização da informação e do conhecimento e temas relacionados: linguística documentária, linguagem documentária, representação documentária, arquitetura da informação, relações entre os estudos da linguagem e a ciência da informação, bases culturais da organização da informação, terminologia. (Fonte: Currículo Lattes - 2017)

Mediação / Cristina Dotta Ortega

Professora Adjunta na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), atuando no curso de graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Graduada em Biblioteconomia e pós-graduada em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência profissional em produção e gestão de bases de dados e tesauros orientados a contextos institucionais. Coordena o grupo Fundamentos teóricos, metodológicos e históricos da Organização da Informação, da UFMG. Coordena, em parceria, o projeto de extensão a profissionais e professores Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária. É membro da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação e da ISKO Brasil - International Society for Knowledge Organization. Desenvolve pesquisas sobre fundamentos e metodologias da organização da informação, em especial sob o aporte dos estudos da linguagem, e na perspectiva do conceito de documento como produto das ações de mediação documentária. Em termos histórico-conceituais do campo, adota as perspectivas da Bibliografia, da Biblioteconomia e da Documentação, considerando suas relações e dissensões e, de outro modo, os aspectos da organização da informação em abordagem bibliográfica em relação com as abordagens museológica e a arquivística. (Fonte: autora, 2017).

Mesa 1 - Bibliografia e Biblioteconomia: elementos históricos / Coordenadora: Diná Araújo (UFMG)

Bacharela em Biblioteconomia; Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis; e mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária-documentalista UFMG (2009-). Coordenadora técnica da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária-UFMG (2010-). Membro: do Conselho Curador do Acervo Curt Lange (2010-); do Comitê Memory of World, Unesco, Brasil (2015-); Suplente do Conselho Curador da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (2016-). Atua nas áreas de preservação e catalogação de coleções especiais. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas: História do Livro, História das Bibliotecas, Bibliografia, Bibliofilia, Livros Raros, Conservação-Restauração de papel. (Fonte: Currículo Lattes - 2017)

Palestra 1: "Com os olhos na história da Bibliografia na Idade Média tardia: obras de François de Rabelais" / Vanildo Stieg (UFES)

Professor, pesquisador e escritor. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012). Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq “Alfabetização, Leitura e Escrita” (NEPALES/UFES/CE/CNPq). Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAKH/PPGEL). Coordenador Adjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas em processos de apropriação de Língua Portuguesa (GEPAL/UFES/CE/CNPq). Possui vivência em todos os níveis da Educação Escolar (Infantil, Fundamental, Médio e Superior - Graduação e Pós-Graduação). Vivência como Coordenador Pedagógico em Escola Pública (Linhares/ES) e como Coordenador Pedagógico Geral em rede de ensino Público Municipal. Formador do PNAIC/MEC/NEPALES/UFES.(Fonte: Currículo Lattes - 2017)

Palestra 2: “De indicibus librorum: a arte de indicialização em Conrad Gesner” / Andre Vieira de Freitas Araujo (UFRJ)

Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ (CBG-FACC-UFRJ). Doutorando em Ciência da Informação pela ECA-USP, com período sanduíche na Alma Mater Studiorum - Università di Bologna (UNIBO). Mestre em História Social pela FFLCH-USP. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela FFC-UNESP. É um dos idealizadores e organizadores do Programa A ARTE DA BIBLIOGRAFIA e do Seminário Internacional Itinerante “A Arte da Bibliografia”. Pertenceu ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP - Biênio 2015-2016), ocupando cargo de secretário. Como bibliotecário, desenvolveu trabalhos em instituições e projetos diversos, ligados à organização, preservação e difusão de acervos históricos, dos quais se destaca a Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo, fundada em 1598. Foi bibliotecário consultor em projetos da Fundação Telefônica (Projeto Coleção Sino Azul), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Biblioteca de São Paulo (BSP), Midiateca da Mediapost Angola e Centro de Documentação e Memória do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco (CEDOC-SINDMETAL). Foi docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-SP), Centro Universitário Assunção (UNIFAI-SP) e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atua nas áreas de Bibliografia (História e Teoria), Método Gesneriano, Bibliografia Histórica, Organização do Conhecimento (Aspectos Históricos e Epistemológicos), Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, História do Livro e das Bibliotecas, Biblioteconomia de Livros Raros e Coleções Especiais, Políticas de Preservação Documental, Bibliotecas e Arquivos Beneditinos. (Fonte: Currículo Lattes, 2017)

Palestra 3: “Contribuições de Andrew Maunsell à catalogação” / Marcelo Nair dos Santos (UFES)

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, atua na área de Organização e Tratamento da Informação, com foco nos processos de catalogação, de classificação e ordenação documental. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Especialista em Educação à Distância (2003) e em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação (2006). Bacharel em Biblioteconomia (1995) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como bibliotecário em instituições como: Biblioteca Nacional (RJ), Petrobrás, Prefeitura Municipal de Vitória, Procuradoria Geral do Espírito Santo dentre outras. (Fonte: Currículo Lattes - 2017)

Palestra 4: “O gesto bibliográfico na invenção da história da arte (Século XVI)" / Giulia Crippa (USP)

Bacharela em Lettere Moderne - Universitá degli Studi di Bologna (1993), Especialista em Arquivologia - Escola do Arquivo de Estado de Parma, 1995), Doutora em História Social - Universidade de São Paulo (1999), Livre Docente em Ciências da Informação - Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, no curso de Ciência da Informação e Documentação. É professora e orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP. Foi coordenadora do GT3 - Mediação, circulação e apropriação da Informação do ENANCIB por dois mandatos (2012-2016). Desde 2012 até hoje compõe o Conselho Diretor da Casa da Memória Italiana (CMI) de Ribeirão Preto. É líder do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq BIBLIOTHECA DISCIPLINATA dedicado aos estudos de Bibliografia Histórica. É Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq PRACTIC - Grupo de Estudos de Práticas Culturais e Tecnologias de Informação e Comunicação. Realizou estágio de pós-doutorado no CSAC? Centro Studi e Archivio dela Comunicazione (Universidade de Parma, Itália). Desde 2017 é editora chefe da revista InCID. Pesquisa e trabalha principalmente nas seguintes áreas: Memória, Museus e Patrimônio; Mediação da Informação e da Cultura; Bibliografia Histórica; História da Organização da Informação e do Conhecimento; Políticas culturais e da informação. (Fonte: Currículo Lattes - 2017)

Conferência 2: “Sapere aude (dizia Kant): a Bibliografia. Uma ordem do discurso no Século XXI?” / Attilio Mauro Caproni (Prof. Titular de Bibliografia / Universidade de Udine e Florença)

Professor Titular de Bibliografia na Universidade de Udine, onde ocupou o cargo de Diretor da Faculdade de Letras e Filosofia e Diretor do Instituto de História. Na mesma Universidade, ele fundou, e dirigiu, o Doutorado em Ciências Bibliográficas, do XVI ao XXV Ciclo.  Atualmente é responsável pelo ensino de Bibliografia na Universidade de Florença. Fundou e dirigiu (diretor científico) a Revista Bibliotheca (com Alfredo Serrai como diretor responsável).  É diretor de coletâneas editoriais sobre os temas bibliográficos. Participa de alguns comitês científicos de revistas italianas. Os seus estudos, depois de um primeiro enfoque sobre argumentos biblioteconômicos, e sobre tipografia de vanguarda histórica, enfocaram o estudo de bibliotecas privadas e, sobretudo, sobre temas de teria da Bibliografia, com alguns significativos livros: A inquietude do saber”,  “Pensamentos dentro das palavras”, “O labirinto da inteligência”, além de outros ensaios, artigos e textos. Possui em preparação uma coletânea de ensaios de argumento Bibliográfico. Tem ensinado em várias universidades italianas, e ciclos de aulas na Europa. O presidente da República Italiana, Carlo Azeglio Ciampi, concedeu-lhe a medalha de ouro por seus méritos culturais. (Fonte: autor)

Mesa 2 - Bibliografia e documentos: dimensões teóricas e aplicadas / Coordenadora: Gleice Pereira (UFES)

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (atual.),  mestre em Tecnologia Educacional pela Universidad de Salamanca (1993),  especialista em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990) e bacharel em  Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989). Atualmente é professora assistente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo, Membro de corpo editorial da Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES, Membro de corpo editorial da Pró-Discente Cadernos de Produção Acadêmico-Científicas do Programa de Pós, Professor da Faculdade Novo Milênio e Revisor de periódico da Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Tecnologia Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem, Tecnologia educativa, Planejamento curricular. (Fonte: Site Biblioteconomia - UFES, 2017).

Palestra 1: “A fundamentação epistemológica da Bibliografia entre Robert Estivals e Jean Meyriat: notas de um discurso francês” / Gustavo Saldanha (IBICT-UNIRIO)

Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como docente nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT e em Biblioteconomia da UNIRIO. É vice-coordenador do Grupo de Trabalho 1 (Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). É membro, desde 2008, da Rede Franco-Brasileira de Mediações e Usos Sociais dos Saberes e da Informação (Rede Mussi) e, desde 2014, do International Center for Information Ethics (ICIE), coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Capurro. Dedica-se às relações entre filosofia, linguagem e organização dos saberes. Investiga os conceitos fundamentais do campo informacional, no âmbito das investigações epistemológicas, historiográficas e metodológicas da Ciência da Informação, da Documentação, da Bibliografia, da Bibliologia e da Biblioteconomia. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutorado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  (Fonte: Currículo Lattes, 2017)

Palestra 2: “A bibliografia endereçada a formação de professores alfabetizadores e formação de leitores no Espírito Santo: anos de 1960” / Neusa Balbina de Souza (UFES)

Doutora e Mestre em Educação pela Univesidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Biblioteconomia, professora do Curso de Biblioteconomia/UFES. Licenciatura (equivalencia) e especializada em História pela Federação de Escolas das Faculdades Integradas Simonsen. Áreas de interesse: Educação. Linguagem. História da Leitura, da escrita e do livro. Bibliotecas. Formação de leitor. Processos de aprendizagem da leitura e da escrita. (Fonte: Currículo Lattes, 2017)

Palestra 3: “O espaço-tempo da Bibliografia e do documento: reflexões sobre epistemes e mediações” / Maira Cristina Grigoleto (UFES)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Departamento de Arquivologia (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas/CCJE). Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP/Campus de Marília); e Licenciada em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Possui experiência nas áreas e subáreas Ciência da Informação, Arquivologia, História e Arquitetura. (Fonte: Currículo Lattes, 2017)

Palestra 4: “Modelos Conceituais Ontológicos para a Representação Bibliográfica de Recursos Multimídia na Web” / Rachel Cristina Mello Guimarães (UFES) & Daniela Lucas da Silva Lemos (UFES)

Rachel Cristina Mello Guimarães (UFES) - Doutora em Ciências da Informação, Dinter UnB/UFES (atual), mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), especialista em Análise de Sistemas com Ênfase em Negócios, especialista em Arquivos e graduada em Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). Atualmente é professora assistente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento nas Orgaizações, Organização da Informação, Representação do Conhecimento e Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação do Conhecimento, Ontologias e Web Semântica. Possui 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Bancos de Dados, Análise e Projeto de Sistemas de Informação, Trabalho Cooperativo Suportado por Computador, Automação de Unidades de Informação, Ambientes Web, Desenvolvimento Web, Banco de Dados e Sistemas de Bibliotecas. (Fonte: Currículo Lattes, 2017.

Palestra 4: “Modelos Conceituais Ontológicos para a Representação Bibliográfica de Recursos Multimídia na Web” / Daniela Lucas da Silva Lemos (UFES) & Rachel Cristina Mello Guimarães (UFES

Daniela Lucas da Silva Lemos (UFES) - Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014); mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008); especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002); e graduada em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Sistemas de Informações Gerenciais da Una (2001). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Tratamento da Informação, Representação do Conhecimento e Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação do Conhecimento, Ontologias, Web Semântica, Linked Data e Anotação Semântica de Recursos Multimídia na Web. Possui 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Bancos de Dados, Engenharia de Software e Análise e Projeto de Sistemas de Informação.

Palestra 5: "Em sentido amplo e em sentido estrito" (R. Blum). Dinâmica epistemológica entre Bibliografia e Biblioteconomia” / Andrea Capaccioni (Universidade de Perugia)

Pesquisador e Professor de Biblioteconomia no Departamento de Letras, Línguas, Literatura e Civilizações antigas e modernas da Universidade de Perugia. Docente do Doutorado em Ciência do Livro e da Escritura da Universidade para Estrangeiros de Perugia (2009) e do Doutorado em Ciência Histórica do Medievo a Idade Contemporânea da Universidade de Perugia (2012). Realizou palestras e seminários em várias universidades italianas e estrangeiras. Desde 2011, faz parte de um projeto de pesquisa internacional no Centro Universitário de Investigações Bibliotecológicas da Universidade Autônoma do México (UNAM). Colabora com revistas italianas e internacionais de Biblioteconomia. Ele é editor associado da revista JLIS.it - Italian Journal of Library and Information Science.

Conferência de encerramento “Ebert vs Schrettinger: da lógica cultural (Bibliografia) à logica bibliotecária (Biblioteconomia)” / Fiammetta Sabba (Universidade de Bolonha)

É Professora Associada no Departamento de Bens Culturais da Universidade de Bolonha (Campus de Ravenna), no Bacharelado em Ciências do Livro e do Documento. Possui doutorado em “Ciências Bibliográficas, Arquivísticas, Documentárias e para a Restauração e a Preservação dos Bens Bibliotecários e Arquivísticos” pela Universidade de Udine, com orientação de Alfredo Serrai e co-orientação de Attilio Mauro Caproni. Ministrou aulas e cursos de Bibliografia e Biblioteconomia nas Universidades e nos Institutos de Pesquisa de Perugia, Florença, Macerata, Parma, Roma. É diretora da revista internacional de estudos bibliográficos “Bibliothecae.it” (Universidade de Bolonha) e foi curadora do “Il Bibliotecario”(Roma, Bulzoni) e responsável da redação de “Bibliotheca” (Milano, Sylvestre Bonnard). Faz parte do corpo editorial dos periódicos brasileiros “Perspectivas em Ciência da Informação” (UFMG) e “InCID: Revista de Ciência da Informação e da Documentação (USP)”. Também é membro do Grupo de pesquisa “Bibliotheca Disciplinata”,  liderado por Giulia Crippa (USP). Seus temas de pesquisa são: História da Bibliografia; Biblioteconomia; História das Bibliotecas; Biblioteca Digital e Ciência da Informação.

Fonte: <https://www.unibo.it/sitoweb/fiammetta.sabba/cv>

Mesa de encerramento / Andre Vieira de Freitas Araujo (UFRJ - Coordenador do Evento)

Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ (CBG-FACC-UFRJ). Doutorando em Ciência da Informação pela ECA-USP, com período sanduíche na Alma Mater Studiorum - Università di Bologna (UNIBO). Mestre em História Social pela FFLCH-USP. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela FFC-UNESP. É um dos idealizadores e organizadores do Programa A ARTE DA BIBLIOGRAFIA e do Seminário Internacional Itinerante “A Arte da Bibliografia”. Pertenceu ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP - Biênio 2015-2016), ocupando cargo de secretário. Como bibliotecário, desenvolveu trabalhos em instituições e projetos diversos, ligados à organização, preservação e difusão de acervos históricos, dos quais se destaca a Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo, fundada em 1598. Foi bibliotecário consultor em projetos da Fundação Telefônica (Projeto Coleção Sino Azul), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Biblioteca de São Paulo (BSP), Midiateca da Mediapost Angola e Centro de Documentação e Memória do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco (CEDOC-SINDMETAL). Foi docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-SP), Centro Universitário Assunção (UNIFAI-SP) e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atua nas áreas de Bibliografia (História e Teoria), Método Gesneriano, Bibliografia Histórica, Organização do Conhecimento (Aspectos Históricos e Epistemológicos), Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, História do Livro e das Bibliotecas, Biblioteconomia de Livros Raros e Coleções Especiais, Políticas de Preservação Documental, Bibliotecas e Arquivos Beneditinos. (Fonte: Currículo Lattes, 2017)

Mesa de encerramento / Neusa Balbina de Souza (UFES)

Doutora e Mestre em Educação pela Univesidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Biblioteconomia, professora do Curso de Biblioteconomia/UFES. Licenciatura (equivalencia) e especializada em História pela Federação de Escolas das Faculdades Integradas Simonsen. Áreas de interesse: Educação. Linguagem. História da Leitura, da escrita e do livro. Bibliotecas. Formação de leitor. Processos de aprendizagem da leitura e da escrita. (Fonte: Currículo Lattes, 2017)

Mesa de encerramento / Lucileide Andrade Lima (UFES)

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB). Mestra em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPS/UFES). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente junto ao Departamento de Biblioteconomia da UFES. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Tratamento da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, Política social, Educação a Distância, Atuação profissional, Biblioteca pública, Formação de leitores e Biblioteca escolar.

Please reload

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ