top of page

ARTÍFICES

A participação de Pesquisadorxs, Docentes e Estudantes compõe o quadro de integrantes do Grupo Ecce Liber. Conheça cada um deles e acompanhe seus projetos!
O todo mostra suas partes...

Liderança

Líder do Grupo de Pesquisa Ecce Liber. Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Líder do Grupo de Pesquisa Ecce Liber. Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Escola de Biblioteconomia (EB). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO).

PESQUISADORXS

Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ).

servletrecuperafoto.gif

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com intercâmbio acadêmico no Mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Atualmente é bibliotecária na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), lotada na Seção de Iconografia.

servletrecuperafoto.gif

Professora Adjunta do Departamento de Processos Técnico-Documentais e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO - UFRJ). Mestra em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel e licenciada em História também pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

servletrecuperafoto.gif

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Licenciada em Letras - Português/Francês pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Língua Francesa - Tradução pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Biblioteconomia pela UNIRIO. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT-UFRJ).

servletrecuperafoto.gif

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN/UFSC com bolsa CAPES.. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018.1-2020.1). Bacharela em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013.1-2016.2). 

servletrecuperafoto.gif

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), na linha de pesquisa 2 - Informação, Memória e Sociedade, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Bacharela em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação (2013 - 2016) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

servletrecuperafoto.gif

Bibliotecária pela Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da ECI/UFMG.

Professora Adjunta do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (DDI/ICI/UFBA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

servletrecuperafoto.gif

Professora Adjunta no Departamento de Estudos Técnico Documentais (DPTD) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2011) e doutorado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2018).

servletrecuperafoto.gif

Mestre pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Gestão e Organização do Conhecimento. Bibliotecária graduada pela ECI/UFMG. Tem interesse em temas relacionados à Recuperação da Informação; Indexação; Análise de Assunto; Índice de Final de Livro e Repositórios Institucionais.

servletrecuperafoto.gif

Doutoranda em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPGPMUS UNIRIO/MAST). Mestrado em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI IBICT/UFRJ, 2018).

NathaliaRomeiro-0000_edited.jpg

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Mestra em Ciência da Informação no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ. Licenciada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

servletrecuperafoto.gif

Professora Associada III do Departamento de Processos Técnico-Documentais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (Mestrado Profissional em Biblioteconomia). Graduada em Letras - Português/Literaturas (UFRJ), Mestre em Linguística (UFRJ) e Doutora em Linguística (UFRJ), com Pós-Doutoramento em Ciência da Informação - PPGCI IBICT UFRJ, durante o ano de 2020, sob o fomento da bolsa PNPD CAPES durante o primeiro semestre.

servletrecuperafoto.gif

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, desde julho de 2016. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de 2013 a 2015 no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT-RJ), participando de eventos acadêmicos e apresentando trabalhos sobre o projeto "Trilhar o trivium: a Filosofia da Ciência da Informação na tradição filosófica da linguagem", desenvolvendo estudos sobre a fundamentação da Biblioteconomia nos cursos de graduação do Brasil.

Mestre em Ciência da Informação, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ), graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e técnico em Meteorologia - CEFET-RJ.

servletrecuperafoto.gif

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT-UFRJ. Especialização em Arquivologia pela Faculdade Dom Alberto. Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Candido Mendes. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Escola de Biblioteconomia. Doutoranda em Ciência da Informação no convênio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ (2011). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2007).

servletrecuperafoto.gif

Bacharel em Ciências da Informação, da Documentação e Biblioteconomia pela USP- Ribeirão Preto. mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação IBICT- UFRJ. Entende-se como um Bibliotecário agitador cultural. Trabalha na SP Escola de Teatro onde coordena uma biblioteca especializada em teatro, arte e cultura. Atua em uma proposta decolonial para o acervo, buscando por novos referenciais e narrativas que ajudem a descontruir uma visão eurocêntrica das artes.

Victor.gif

Licenciado em Biblioteconomia (2018) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Discente do curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UNIRIO. Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisador-Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (2012). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009).

ESTUDANTES

servletrecuperafoto.gif

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI IBICT-UFRJ, 2020). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2017). 

AndersonChalaca_PPGB.gif

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é bibliotecário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteconomia, gestão da informação, responsabilidade social, comunicação social - memória e fontes de informação - pessoas.

servletrecuperafoto.gif

Doutorando em Ciência da informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela IBICT/UFRJ. Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela (UFRJ).

DanielleOliveira_PPGB.gif

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2005) e especialização em INSTITUTO COTEMAR pela Faculdade Alfamérica(2017). Atualmente é Auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Diogo Xavier.gif

Doutorando e Metre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Biblioteconomia (2017) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8e68e7a2-ab70-4bdc-8e41-1d633c7b722f.jpg

Doutoranda e mestra em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ), pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami), especialista em Marketing e Design Digital (ESPM), bacharela em comunicação social (UNESA). Integra os grupos de pesquisa Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes; Informação, Memória e Sociedade (IMeS/IBICT) e Perfil-I (Perspectivas Filosóficas em Informação). Atualmente, pesquisa sobre autismo e organização do conhecimento. Também tem interesse por comunicação digital, epistemologia da comunicação e da informação.

Mestre em Ciência da Informação (2016) pelo IBICT/UFRJ. Especialista em Sociologia (2010) pela UGB. Tecnólogo em Gestão Pública (2017) pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase com extensão em Jornalismo de Políticas Públicas (2009) pela ECO/UFRJ. Atualmente é analista de ciência e tecnologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

​Aluno de graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

servletrecuperafoto.gif

Discente de Licenciatura em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial da UNIRIO, colaboradora do projeto de extensão "Oficina para o desenvolvimento de colaboradores de sala de leitura e unidades de informação" e monitora voluntária da disciplina Fundamentos da Biblioteconomia.

Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI - UFRJ-IBICT. Mestra em Ciência da Informação pela UFPB (2009). Graduada em Biblioteconomia pela UFRN (2006). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFRN.

LaisTuler.gif

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca (2015). Atualmente cursa graduação em Biblioteconomia (Licenciatura) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Museóloga da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha, atuando no Museu de Arte Osório Cesar. Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT) em convênio com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

servletrecuperafoto.gif

Estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

servletrecuperafoto.gif

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Mestranda em Ciência da Informação, pelo IBICT - UFRJ. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atua como Bibliotecária da Rede de Bibliotecas SESC Rio, lotada na Unidade Operacional do Município de Três Rios (RJ). Tem experiência na área de Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas, bibliotecas comunitárias, gestão de projetos culturais e literários. Integrante do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes

servletrecuperafoto_edited.jpg

Doutorando em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ desde 2019. Mestre em Memória Social e Documento pela UNIRIO (2004). Bacharel em História pela UFF (2001). Servidor público do Arquivo Nacional, órgão do Ministério da Justiça, desde 2008. Alguns dos principais temas de interesse são: patrimônio cultural, acesso a informação, direitos humanos, usuários da informação.

SarahCampos.gif

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

StellaMelloBarros.gif

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Participou do GEFONT - Grupo de Estudos em Filosofia e Ontologia da Natureza (DGP/CNPq). Participa do Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes do IBICT. Discente no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

bottom of page