ARTÍFICES DO ECCE LIBER

A participação de Pesquisadores, Professores, Estudantes e Profissionais compõe o quadro de integrantes do Grupo Ecce Liber. Conheça cada um deles e acompanhe seus projetos!
O todo mostra suas partes...

COORDENAÇÃO

Líder do Grupo de Pesquisa Ecce Liber. Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Líder do Grupo de Pesquisa Ecce Liber. Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Escola de Biblioteconomia (EB). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO).

PESQUISADORES

Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ).

Bacharel e licenciada em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em história social pelo Programa de Pós-graduação em história (PPGH), também da UFF, e doutoranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestre em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Unirio. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). É Bacharela em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação (2013 - 2016) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus Marília, Mestra em Gestão de Unidade de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Graduada em Biblioteconomia, Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UDESC).

Professor assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Escola de Bilblioteconomia.

Professor assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Escola de Bilblioteconomia.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007) mestrado (2011) e cursa o doutorado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2014-). Chefe da Seção de Bibliotecas e Salas de Leitura do Colégio Pedro II.

Licenciada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Mestranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro - IBICT/UFRJ.

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Escola de Biblioteconomia. Doutoranda em Ciência da Informação no convênio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ (2011). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2007).

Jornalista. Bibliotecária. Mestre e doutora em Ciência da Informação pelo convênio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutorando em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 2013. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisador-Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (2012). Especializando-se em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento da Bahia (2011-2013). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009).

ESTUDANTES

Estudante de graduação no curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como voluntária no grupo de pesquisa "Ecce Liber: filosofia, linguagem e saberes".

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é bibliotecário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteconomia, gestão da informação, responsabilidade social, comunicação social - memória e fontes de informação - pessoas.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2005) e especialização em INSTITUTO COTEMAR pela Faculdade Alfamérica(2017). Atualmente é Auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Estudante do curso Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Integrante do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização do conhecimento. Voluntário no Projeto de Extensão Pró-Lattes.

Estudante do curso de bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Teoria Geral da Informação.

Doutoranda e mestra em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ), pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista (CBI of Miami), especialista em Marketing e Design Digital (ESPM), bacharela em comunicação social (UNESA). Integra os grupos de pesquisa Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes; Informação, Memória e Sociedade (IMeS/IBICT) e Perfil-I (Perspectivas Filosóficas em Informação). Atualmente, pesquisa sobre autismo e organização do conhecimento. Também tem interesse por comunicação digital, epistemologia da comunicação e da informação.

Mestre em Ciência da Informação (2016) pelo IBICT/UFRJ. Especialista em Sociologia (2010) pela UGB. Tecnólogo em Gestão Pública (2017) pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase com extensão em Jornalismo de Políticas Públicas (2009) pela ECO/UFRJ. Atualmente é analista de ciência e tecnologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Aluno de graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Discente de Licenciatura em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial da UNIRIO, colaboradora do projeto de extensão "Oficina para o desenvolvimento de colaboradores de sala de leitura e unidades de informação" e monitora voluntária da disciplina Fundamentos da Biblioteconomia.

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (2009). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFRN.

Estudante de graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (Unirio). Atualmente faz Estágio Supervisionado no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca (2015). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Bolsista Capes demanda social (DS). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Mestranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ-ECO e bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Profissional nível técnico em Museu pela ETEC Parque da Juventude/ Centro Paula Souza. Atuou no campos de curadoria, elaboração e montagem de exposições, documentação, conservação preventiva e arte educação.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

PROFISSIONAIS

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi bolsista de Iniciação Científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Participa dos grupos de pesquisa Tecnologia de Informação e Sociedade (IBICT), e Ecce Liber: filosofia, linguagem e saberes (IBICT).

Mestre na área de Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP - e graduada em Biblioteconomia pela mesma instituição. Atualmente trabalha no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no CDDI/GEBIS (Centro de Documentação e Disseminação de Informações/ Gerência de Biblioteca e Acervos Especiais).

Mestra em Ciência da Informação, por meio de convênio entre o Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia - IBICT e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/Escola de Comunicação Social - ECO. Possui Graduação em Direito e em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense.

Bacharela em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013.1-2016.2). Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 

Atualmente é estagiária - Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteconomia, tratamento da informação e lógica aplicada.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participa do grupo de pesquisa "Ecce Liber: filosofia, linguagem e informação", do IBICT.

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007).

Estudante de Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Estudante de graduação em Biblioteconomia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). 

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Mestre em Ciência da Informação, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ), graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e técnico em Meteorologia - CEFET-RJ.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Participou do GEFONT - Grupo de Estudos em Filosofia e Ontologia da Natureza (DGP/CNPq). Tem interesse na Epistemologia da Ciência da Informação.

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Alcheste de Godoy Andia (2010). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde também é membro do grupo de pesquisa Ecce Liber, dedicado à filosofia e à epistemologia dos domínios relativos ao livro, à informação e ao documento.

Graduada em História pela UERJ-Faculdade de Formação de Professores, onde foi bolsista de iniciação científica pelo CNPQ, possui especialização em Educação Museal pela FAETEC/IBRAM e atualmente é graduanda do curso de Biblioteconomia na UNIRIO. Possui experiência lecionando história para o ensino fundamental e médio.

Licenciado em Biblioteconomia (2018) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Discente do curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UNIRIO. Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ