top of page

LINHAS DE PESQUISA

Atualmente, visando à absorção da diversidade de programas, projetos e objetos de estudo dos participantes do grupo, o Ecce Liber está transdividido em três linhas de pesquisa:

​

  • Filosofia e epistemologia histórica dos estudos informacionais: Investiga, a partir do ponto de vista dos estudos históricos, comparados e internacionais, o surgimento, o desenvolvimento e as novas perspectivas de manifestação dos saberes bibliológicos em diferentes tradições.

​

  • Linguagem, Cultura & Informação: Investiga as condições de construção de um saber filosófico em torno da filosofia da linguagem e dos conceitos centrais do campo biblioteconômico-informacional, como livro, documento, mensagem e informação, discutindo as relações culturais entre indivíduo, sociedade e registros bibliológicos.

​

  • Organização dos saberes: Estuda as formas de constituição e de organização da matriz dos conceitos centrais da organização do conhecimento, suas raízes históricas, suas abordagens no tempo-espaço, suas teorias centrais e dissidentes, seus teóricos, seus conceitos, bem como as margens de intervenção sócio cultural dos processos de transgramaticalização da realidade social a partir das teorias e dos instrumentos documentários. 

​

Leia em nosso BLOG a divulgação das ações de cada linha de pesquisa. 

​

PROGRAMAS

A organização do Ecce Liber se da a partir da estrutura circular de programas, projetos e objetos individuais de investigação.

​

Os programas orientam intervenções coletivas do grupo, que se subdesdobram em projetos. Atualmente, os programas do grupo são: "Itinerários volobibliográficos", "Centro de Estudos Histórico-Epistemológico da Biblioteconomia Brasileira", "Brasilianas", "Oralidades" e "Ateliê de traduções", "Paisagens" (que procura identificar na arte e na cultura expressões que "traduzem" o universo pragmático da filosofia da informação, da epistemologia da Ciência da Informação e das teorias e metodologias dos estudos informacionais, incluindo música, teatro, literatura, dança, cinema, arquitetura, artes plásticas e outras linguagens).

​

Os projetos representam atuais coletivas delineadas, resultantes ora dos programas, ora dos objetos individuais de investigação ampliados. Dentre os múltiplos projetos, destacam-se os seminários A ARTE DA BIBLIOGRAFIA, a série Colóquios de Organização do Conhecimento (COC), as Mesas-Redondas Convergências e Divergências e o Pró-Lattes: prospecção em cenários de formação acadêmica continuada".

​

Os objetos individuais de investigação apontam para a pluralidade de atividades realizadas por cada partícipe do grupo, permitindo a "oxigenação" constante do grupo e a ampliação dos potenciais de construção de projetos e de execução de etapas dos programas. A partir destes objetos, monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado são projetadas e consolidadas. 

​

As experiências mencionadas geraram duas ações coletivas, que realizam a convergência de esforços teóricos e aplicados, o LiberLexicon (um portal para vocabulários filosóficos no âmbito dos estudos informacionais) e o O²S²O.sat (uma teia de estudos críticos em organização do conhecimento).  

​

Leia em nosso BLOG a divulgação das ações e dos resultados de nossos projetos. 

bottom of page