top of page

NOSSA HISTÓRIA

Da metafísica da organização do ser à organização da diversidade dos transaberes: o grupo de pesquisa "Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes" surgiu em 2011, então como grupo de discussão, no contexto das experiências de docentes e discentes da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em 2013, o coletivo foi formalizado em uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). 

​

Partindo da reflexão filosófico-epistemológica da construção do campo biblioteconômico-informacional, o grupo se desenvolveu, entre 2011 e 2013, sob as linhas de pesquisa "Filosofia do livro", "Estudos comparados e internacionais na perspectiva bibliológica" e "Fundamentos da Bibliologia". 

​

A construção da experiência coletiva gerou o desenvolvimento de programas empíricos visando à exploração aplicada das discussões filosóficas que orbitam os estudos do livro, do documento e da informação. Nascem assim os programas "Itinerários volobibliográficos", "Centro de Estudos Histórico-Epistemológico da Biblioteconomia Brasileira (CEHEBB), "Brasilianas", "Oralidades" e "Ateliê de traduções". 

​

Das linhas de pesquisa aos programas, dos programas aos objetos experimentais de cada ecceliberiano, o foco do grupo é mergulhar na reflexão filosófica que observa, analisa e discute o mundo bibliográfico em sua construção histórica, bem como seus desdobramentos no mundo contemporâneo, entre a web e a phisis ampliada das experiências extra-web.

REALIZAÇÕES ECCE LIBER

Ao longo de seus 7 anos de experiências, o Ecce Liber desenvolveu disciplinas, cursos, eventos e intervenções no centro do Rio de Janeiro. A primeira grande realização do grupo resume as provocações de sua trajetória: em dezembro de 2014, o coletivo projetou, organizou e realizou o 1º Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA. Em parceria com a UFRJ, a UNB, a USP e a UFMG, com apoio do CNPq e da FAPerj, o Ecce Liber colocou em discussão o fundo conceitual histórico da Bibliografia e sua condição na atualidade. O evento contou com a histórica presença, a partir do diálogo com a UNB, da diretora dos Arquivos do Mundaneum, Stéphanie Manfroid, instituição representante contemporânea do projeto centenário criado por Paul Otlet em 1895. Atualmente o Seminário já se encontra na VII Edição, tendo passado por São Paulo (USP), Belo Horizonte (UFMG), Vitória (UFES), Recife (UFPE) e Florianópolis (Udesc/UFSC).

​

A partir do evento, o grupo organizou e executou oficinas metodológicas e diversos co-eventos, como Seminário de Pequisa em Ciência  da Informação (SEMCI 2015), Colóquios de Organização do Conhecimento (COC 2015, 2016, 2017, 2018) e as quatros edições da Série de Mesas-Redondas Convergências e Divergências (entre 2015 e 2016).

​

O grupo de pesquisa realizou ainda, em abril de 2016, a exposição "Ecce Liber em Cena", contando a trajetória das experiências coletivas e individuais do coletivo e das práticas contemporâneas de reflexão sobre o mundo do livro, do documento e da informação, refletindo seus bastidores cultural, social, econômico e político.

bottom of page