top of page

MEMÓRIAS ECCE LIBER

Meta-memória, espaço dedicado ao reavivamento de nossas lembranças fixadas e coletadas em forma de imagem, vídeo e citações. 

SOB IMAGENS

SOB PALAVRAS

LEITURAS E RE-LEITURAS

Stéphan Mallarmé

Divagações

O redobramento virgem do livro, ainda, presta a um sacrifício pelo qual sangrou o corte vermelho dos antigos tomos;
a introdução de uma arma, ou corta-papel, para esclarecer a tomada de posse.
Quão pessoal mais adiante, a consciência, sem esse simulacro bárbaro…

Circuitos!

Nós nos reconhecemos e nos experimentamos em uma rede de interações científicas, acadêmicas, profissionais e culturais no escopo dos estudos informacionais. Eis nossos parceiros imediatos, os nós mais próximos de nossa práxis. 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI oferece cursos de mestrado acadêmico e de doutorado em Ciência da Informação, tendo como objetivo geral a formação para a pesquisa e o aprimoramento em alto nível de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento nesse campo.

Grupo de Pesquisa constituído por pesquisadores, estudantes, bolsistas, profissionais, agentes de comunidades, redes e movimentos sociais com os quais compartilham conhecimentos, diálogos e experiências, desde os anos de 1980.

Projeto que doa livros e propaga conhecimento para o maior número de pessoas possível em nossa cidade. A Biblioteca Sem Paredes cria possibilidades para a propagação da leitura, com a ideia do livro girar de mão em mão.

O objetivo é promover o estudo dos clássicos da filosofia e das ciências humanas e sociais, investigando como podem contribuir para o debate atual em torno do amplo conjunto de questões relacionadas à informação e ao conhecimento.

O grupo estuda, em perspectiva ampla, as relações plurais existentes entre o processo de produção, circulação e controle da informação na sociedade contemporânea e aquele da memória em sua dimensão cultural e política.

Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Professor-pesquisador uruguaio na área de Ciência da Informação e Ética da Informação.

A Escola oferece os cursos de Bacharelado Matutino, Bacharelado Noturno e Licenciatura em Biblioteconomia, os quais se sustentam no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Seu currículo está organizado em conjuntos de disciplinas obrigatórias e optativas.

O Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) surge da percepção de uma lacuna em estudos aprofundados no campo da Biblioteconomia de forma a possibilitar que esses profissionais investiguem problemas oriundos do cotidiano do fazer biblioteconômico em diversas bibliotecas, centros e unidades de informação, considerando as questões teóricas, técnicas, metodológicas e práticas específicas do campo da Biblioteconomia.

Laboratoire d’Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales é um laboratório pluridisciplinar da Universidade de Toulouse 3 Paul Sabatier, França, criado em 1983.  O Lerass recebe doutores e doutorandos em Ciências  Humanas e Sociais. 

O Beiras é um acervo colaborativo de conteúdo audiovisual conectado pelas águas do Rio São Francisco. São filmes, fotografias e registros sonoros feitos nas beiras dos rios, riachos e veredas que compõem a Bacia do Velho Chico, e também dos canais, barragens e açudes construídos nas obras da transposição.
bottom of page