top of page

O portal

Concebido em 2013, o portal Ecce Liber conta com a produção e a divulgação das ações do grupo de pesquisa e do coletivo de estudantes e de profissionais, a partir das relações entre teoria e aplicação dos estudos informacionais, sob a sombra da epistemologia da Biblioteconomia, Documentação, Bibliologia, Bibliografia e Ciência da Informação. 

A partir de 2016, o portal conta o blog que reúne tópicos de interesse comum e de elaboração do coletivo. Atualmenet, as seguintes editorias do grupo estão constituídas e em plena produção.

​

Produção em perspectiva: coloca em cena, a partir de recortes e passagens reeditadas, a produção bibliográfica do grupo já manifestada na íntegra em periódicos científicos, livros e eventos acadêmicos. Os posts PEPs são publicados às segundas e quintas-feira. 

​

Observatório do fim do livro: semanário teleológico: o clipping OFL lança questionamentos sobre uma teleologia bibliográfica pelo mundo, ou seja, a discussão sobre a finalidade do livro e dos demais objetos-conceitos de estudo na epistemologia do campo, tendo como base a produção em fontes gerais de informação, como jornais, semanários e mensários, além de portais de notícias. As postagens teleológicas vão ao ar às sexta-feiras.

​

ÓrbitaLIS: a viagem orbital em torno da Library and Information Science procura reunir, através de linhagens temáticas, o discurso histórico e em curso de instituições do campo, ou seja, atua como uma cartografia da produção teórica do campo pela via de fontes especializadas de informação. A órbita ganha vida no blog às terças-feira.

​

Outro códice: a partir de uma perspectiva crítico-comparada, todas as quartas-feira o blog apresenta uma resenha fruto da análise de algum fonte científica já publicada sobre tradições, experiências e cenários fundados na alteridade, na vivência investigativa e aplicada de outras abordagens. 

​

Liber Agenda: o que será o amanhã? Eventos, palestras, lançamentos... Mensalmente, a agenda Ecce Liber procura garimpar e atualizar os registros de eventos pelo campo, repercutindo os potenciais de discussão, formação continuada e aprofundamento das teorias e dos métodos biblioteconômico-informacionais.

 

Notitia Librorum: editoria dinâmica, joga com extratos opinativos, notas pontuais de acontecimentos no campo e divulgação de atividades de interesse imediato das temáticas que abarcam as travessias do coletivo.

 

Eventos Ecce Liber: a partir daqui o leitor conhece os eventos realizados ou co-realizados pelo grupo de pesquisa, bem como os encontros por vir.

​

O portal conta ainda com a apresentação completa dos Ecceliberianos em curso, bem como nossas Publicações. Em Travessias podemos encontrar as atividades do grupo, os registros históricos e contemporâneos e nossas intervenções urbanas, como happenings e aulas coletivas. 

​

As séries fotográficas demonstram parte dessas travessias. Encontramos aqui intervenções urbanas com a participação de ecceliberianos e registros citadinos, entre cenas projetadas e ocasionais. O Ecce Liber ocupa o espaço e o tempo em busca de reflexões. 

​

Quem é Quem no Portal

Direção e Edição Geral

Amanda Solomão

Fernanda Valle

Gustavo Silva Saldanha

Diogo Xavier da Mata

​

Editoras e editores chefes do Blog

Amanda Salomão - Observatório do Fim do Livro - O Outro Códice

Gustavo Saldanha - Produção em Perspectiva - OrbitaLis

​

​

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

(CENACIN - IBICT)

​

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

 

CNPq - Capes - Faperj

​

Instituição parceira - Escola de Biblioteconomia - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

© 2011 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes.

Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

​

POLÍTICA DE USO

 

O uso da produção autoral do portal Ecce Lilber está condicionado à indicação da fonte do portal e aos créditos específicos de cada produto.

Casos excepcionais devem ser encaminhados aos administradores AQUI.

bottom of page