top of page

500 anos de Gesner: da celebração ao gesto bibliográfico!

Andre Vieira de Freitas Araujo (UFRJ) apresenta a conferência de encerramento “Os 500 anos do pai da Bibliografia: da celebração ao gesto bibliográfico de Conrad Gesner (2016-1516)”, sob a mediação de Carlos Alberto Ávila Araújo (Diretor da ECI-UFMG), no III Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico, que ocorrerá no Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), Rua Ceará, 2037, Centro, Belo Horizonte-MG, no dia 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30.

Confira a ementa da palestra de André Araújo: parte da narrativa sobre as comemorações em torno dos 500 anos de nascimento de Conrad Gesner em 2016, com ênfase nas experiências vividas no International Congress Conrad Gessner, realizado em junho de 2016 em Zurique, Suíça. No contexto deste fórum de especialistas, identifica o perfil dos estudos gesnerianos, com destaque para as pesquisas ligadas à faceta bibliográfica do polímata suíço. A partir da celebração no Séc. XXI realiza um percurso histórico-retrospectivo ao Séc. XVI para situar e discutir dois aspectos subjacentes ao gesto bibliográfico gesneriano: método e implicações epistemológicas. Por fim, à luz das teorias bibliográficas, sobretudo de vertente italiana, demonstra as contribuições de Conrad Gesner ao delineamento da Bibliografia como disciplina.

André Araújo é professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ), onde leciona as disciplinas: "História do Registro da Informação"; "Teoria e Gestão de Livros Raros" e "Preservação e Conservação de Suportes Informacionais". É doutorando em Ciência da Informação e Mestre em História Social pela USP e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UNESP. Araújo atua nas áreas de Bibliografia (História e Teoria), Método Gesneriano, Bibliografia Histórica, Organizacão do Conhecimento (Aspectos Históricos e Epistemológicos), Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, História Social do Conhecimento, História do Livro e das Bibliotecas, Biblioteconomia de Livros Raros e Coleções Especiais, Políticas de Preservação Documental, Bibliotecas e Arquivos Beneditinos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page