top of page

De Vogt à Graesse... entre bibliografias, bibliofilia e livros raros!

Diná Araújo (Sistema de Bibliotecas-UFMG), com a palestra “Bibliografias sobre livros raros: práticas e representações da bibliofilia - de Vogt à Graesse”, compõe a Mesa-Redonda 2 do III Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico, que ocorrerá no Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), Rua Ceará, 2037, Centro, Belo Horizonte-MG, no dia 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30, sob coordenação da Profa. Dra. Maria da Conceição Carvalho (Escola de Ciência da Informação-UFMG).

A Mesa 2, que se intitula “Da ciência à sociedade: ciência, arte, literatura e raridade bibliográfica” e tem a coordenação de Terezinha de Fátima Carvalho de Souza (ECI-UFMG), reúne as seguintes abordagens em sua ementa: Bibliografia e representação social. Sistemas de organização e representação do conhecimento e a experiência bibliográfica. A arte, a literatura e as práticas bibliográficas. A raridade bibliográfica na contemporaneidade. Editoração, memória e identidade nacional. Bibliografia e Brasiliana. Imaginário político e práxis bibliográfica. Desdobramentos sócio-históricos da práxis bibliográfica.

Confira a ementa da apresentação de Araújo: Apresenta bibliografias dedicadas aos livros raros que foram produzidas na Alemanha e na França entre os séculos XVIII e XX. Essas bibliografias, identificadas como "bibliografias de bibliofilia", serão analisadas enquanto documentos que revelam as práticas e representações de comunidades de livreiros, bibliófilos e bibliografos erigidas em torno da construção do conceito de raridade bibliográfica em seus respectivos países. Além disso, busca-se compreender que influencias essas bibliografias exerceram na consolidação da teoria da raridade bibliográfica e em que medida se fazem presentes na produção intelectual da Biblioteconomia brasileira.

Diná Araújo é Bacharel em Biblioteconomia e mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária-documentalista UFMG (2009-). Coordenadora técnica da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária-UFMG (2010-). Membro: do Conselho Curador do Acervo Curt Lange (2010-); do Comitê Memory of World, Unesco, Brasil (2015-); Suplente do Conselho Curador da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (2016-). Atua nas áreas de preservação e catalogação de coleções especiais. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas: História do Livro, História das Bibliotecas, Bibliografia, Bibliofilia, Livros Raros, Conservação-Restauração de papel.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page