top of page

O bibliógrafo digital!

Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG), com a palestra “O bibliógrafo digital: questões sobre materialidades do livro no século XXI”, compõe a Mesa-Redonda 1 do "III Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico", que ocorrerá no Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), Rua Ceará, 2037, Centro, Belo Horizonte-MG, no dia 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30.

Sob coordenação da Profa. Dra. Maria da Conceição Carvalho (Escola de Ciência da Informação-UFMG, a mesa discutirá os tópicos “Da cultura à ciência: história, técnica, tecnologia e epistemologia”, sendo sua ementa: A cultura bibliográfica e as demarcações histórico-epistemológicas. O gesto bibliográfico como técnica. A racionalidade bibliográfica e o espírito moderno. A invenção moderna da bibliografia e a invenção bibliográfica da Modernidade. Classificações bibliográficas como aporte epistemológico. Leitura, livros e bibliotecas na "Modernidade colonial". Apropriações bibliográficas da realidade epistêmica.”

Confira a ementa da palestra de Ribeiro: Materialidades do livro; bibliofilia em tempos de devices digitais; implicações de (não) definirmos o que seja um livro; valor no cenário de livros digitais e impressos; coleção de livros, espaço e tempo; estantes virtuais do bibliófilo evanescente.

Ana Elisa Ribeiro é professora e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação pela PUC-Minas (2009-2010), em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp (2011-2013) e em Estudos Literários pelo Pós-Lit UFMG, com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page