O gesto bibliográfico-político em Naudé

Giulia Crippa (FFCLRP-USP), com a vídeo-palestra “Narrativa como gesto bibliográfico: a Bibliographie Politique de Gabriel Naudé”, integra a Mesa-Redonda 1 do III Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico, que ocorrerá no Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), Rua Ceará, 2037, Centro, Belo Horizonte-MG, no dia 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30, sob coordenação da Profa. Dra. Maria da Conceição Carvalho (Escola de Ciência da Informação-UFMG).

A mesa discutirá os tópicos “Da cultura à ciência: história, técnica, tecnologia e epistemologia”, sendo sua ementa: A cultura bibliográfica e as demarcações histórico-epistemológicas. O gesto bibliográfico como técnica. A racionalidade bibliográfica e o espírito moderno. A invenção moderna da bibliografia e a invenção bibliográfica da Modernidade. Classificações bibliográficas como aporte epistemológico. Leitura, livros e bibliotecas na "Modernidade colonial". Apropriações bibliográficas da realidade epistêmica.”

A pesquisadora apresenta uma leitura historicamente contextualizada do texto elaborado em 1633 da Gabriel Naudé. Trata ainda de observações sobre o conceito de "História Literária" e do uso do termo Bibliografia por Naudé. Analisa ainda o texto e seus princípios bibliográficos.

Crippa é Bacharel em Lettere Moderne - Universitá degli Studi di Bologna (1993), Especialista em Arquivologia - Escola do Arquivo de Estado de Parma, 1995), Doutora em História Social - Universidade de São Paulo (1999), Livre Docente em Ciências da Informação - Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, no curso de Ciência da Informação e Documentação. Líder do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq BIBLIOTHECA DISCIPLINATA dedicado aos estudos de Bibliografia Histórica. Pesquisa e trabalha principalmente nas seguintes áreas: Memória, Museus e Patrimônio; Mediação da Informação e da Cultura; Bibliografia Histórica; História da Organização da Informação e do Conhecimento; Políticas culturais e da informação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ