top of page

Peignot e os sistemas bibliográficos

Gustavo Saldanha (IBICT - UNIRIO), com a palestra “Os sistemas bibliográficos em Gabriel Peignot: história da ciência e cartografia epistemológica através das classificações bibliográficas pré-oitocentos”, compõe a Mesa-Redonda 1 do III Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico, que ocorrerá no Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), Rua Ceará, 2037, Centro, Belo Horizonte-MG, no dia 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30, sob coordenação da Profa. Dra. Maria da Conceição Carvalho (Escola de Ciência da Informação-UFMG).

A mesa discutirá os tópicos “Da cultura à ciência: história, técnica, tecnologia e epistemologia”, sendo sua ementa: A cultura bibliográfica e as demarcações histórico-epistemológicas. O gesto bibliográfico como técnica. A racionalidade bibliográfica e o espírito moderno. A invenção moderna da bibliografia e a invenção bibliográfica da Modernidade. Classificações bibliográficas como aporte epistemológico. Leitura, livros e bibliotecas na "Modernidade colonial". Apropriações bibliográficas da realidade epistêmica.”

Confira a ementa da palestra: Reconhecimento dos sistemas bibliográficos "bibliografados" por Peignot em seu Dictionnaire Raisonné de Bibliologie, publicado em 1802. Discussão sobre o papel destes sistemas nos séculos que precedem a publicação. Identificação e análise de variáveis estruturais dos sistemas identificados, como temporalidade (idade dos sistemas), tipificidade (das ciências), autoridade (classificacionistas), exaustividade (extensão das divisões científicas), continguidade (relação entre as ciências). Apontamentos conclusivos sobre a condição da "metabibliografia científica" revelada pelos "sistemas peignotianos", fonte central para os estudos da história da ciência e para o desenvolvimento de uma cartografia epistemológica, a partir do potencial da classificação bibliográfica.

Saldanha possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutorado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É membro, desde 2008, da Rede Franco-Brasileira de Mediações e Usos Sociais dos Saberes e da Informação (Rede Mussi) e, desde 2014, do International Center for Information Ethics (ICIE), coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Capurro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page