OFLClipping - Semanário teleológico
DESTAQUE DA SEMANA
Qual a magia do livro antes conceito, quase-coisa? Por que o conceito nos encarcera e a coisa nos comove? E a forma se vê censurada, expurgada, queimada, sem que ela, ela própria, a forma, se desintegre... Qual o mistério por trás dos livros e da leitura? No Observatório do Fim do Livro, o Ecce Liber apresenta a teleologia do espaço escritural, as finalidades do livro através de notícias pelo mundo que ressaltam sua importância não somente para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também para todas as áreas do conhecimento, centralmente sua condição no espelho do humano, eis o livro, eis o homem. Começamos a incrível seleção de Steve McCurry’s. O fotógrafo nos introduz ao encanto dos livros e da leitura. Cenas capturadas pelo mundo inteiro de leitores lendo nos mais inóspitos lugares, das mais variadas formas. Dignas de um próprio observatório do livro.
Fonte: BBC Culture – 16.01.2017
Ásia
A representação do inverno nos clássicos da literatura russa
O papel da literatura como expressão de uma cultura pode ser compreendido a partir da retratação do inverno russo em obras clássicas
Fonte: Gazeta Russa - 06.01.2017
Morre Bharati Mukherjee, escritora indiana-americana
Morre, aos 76 anos, a escritora Bharati Mukherjee. Considerando a si mesma como uma escritora americana, Mukherjee retratou em suas obras os desafios dos imigrantes indianos.
Fonte: Hindustan Times – 02.02.2017
A manipulação de verdades sobre a história do Japão por meio dos livros
Ao constatarem que a obra “A Verdadeira História do Japão – História Moderna Teórica” nega o Massacre de Nanjing na China, internautas recorreram à rede social para manifestar sua indignação. Seiji Fuji, autor do livro, seria o pseudônimo do dono da rede de hotéis que disponibiliza exemplares da obra em seus quartos.
Fonte: People’s Daily Online – 23.01.2017
Livro retrata o horror do bombardeio de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial
Traduzido para o inglês livro que narra a tragédia de jovens estudantes mortos no bombardeio de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.
Fonte: The Japan Times – 28.01.2017
África
A importância das novas tecnologias de informação para o aperfeiçoamento profissional
Asmaa Charraf oferece dicas para o aperfeiçoamento das habilidades profissionais através de cursos de pós-graduação, destacando a importância das novas tecnologias de informação para o mercado de trabalho marroquino.
Fonte: La Vieéco – 27.01.2017
A contribuição de pequenas editoras para o desenvolvimento de jovens escritores
Sem apoio do governo egípcio, jovens escritores se voltam para pequenas editoras, a fim de poderem desenvolver seu talento e publicarem seus livros de forma independente.
Fonte: Daily Nees Egypt – 30.01.2017
América do Sul
Biblioteca-Parque de Manguinhos ocupada com atividades educacionais
Ocupação da Biblioteca-Parque de Manguinhos: com medo do abandono e descaso, funcionários e voluntários ocupam Manguinhos com limpeza e aulas de dança e teatro. O objetivo é cuidar do espaço e lutar pela reabertura da Biblioteca.
Fonte: O Globo – 31.01.2017
Livros x armas: como as bibliotecas contribuem para a reinserção na sociedade
Convênio entre Colômbia e França garante a instalação de 20 bibliotecas itinerantes em zonas de guerra afetadas pelas FARC. O objetivo é incentivar os guerrilheiros das FARC a abandonar o conflito armado e se reintegrar na sociedade
Fonte: CNN Español – 24.01.2017
América Central
26º Feria Internacional del Libro de Habana
Considerado como o evento cultural mais significativo do movimento editorial cubano, a feira se apresenta como o espaço ideal para resgatar o caráter educativo da leitura.
Fonte: Cuba Hora – 01.02.2017
América do Norte
Aumento nas vendas de romances distópicos na Era Trump
Clássicos distópicos do século XX voltam a ocupar o topo da lista dos livros mais vendidos. Incertos sobre o futuro político dos Estados Unidos, leitores estão em busca de autores como George Orwell, Aldous Huxley, Margaret Atwood e Sinclair Lewis
Fonte: The New York Times – 27.01.2017
A permanente atualidade por trás de “1984”
Por que um livro publicado em 1949 ainda permanece incrivelmente atual? Qual é a importância das palavras de George Orwell para os dias de hoje? No prólogo da edição espanhola do livro “1984”, Umberto Eco declarou: “O livro é um grito de alarme, uma chamada de atenção, uma denúncia, e por isso fascinou milhões de leitores em todo o mundo”. Entenda porque “1984” parece ser justamente um “grito de alarme” e “uma chamada de atenção” para o mundo todo agora que Donald Trump está no poder.
Fonte: El Pais Brasil – 26.01.2017
Leia mais em: 1984 no The New York Times
Europa
Bibliotecas lutam para manter seu espaço
Para evitar os cortes realizados e o fechamento de bibliotecas públicas na Inglaterra, o ministro Rob Wilson destaca a importância das bibliotecas e ações bibliotecárias para o desenvolvimento social e econômico do país.
Fonte: The Guardian – 01.02.2017
O que mais se leu na Espanha em 2016?
Dos mais de 81 mil livros editados em 2016, 16% correspondem aos livros de ficção, enquanto a maior porcentagem recai sobre as obras infanto-juvenis e os livros didáticos, com 22,8%
Fonte: El Pais – 02.02.2017
Oceania
A transformação da biblioteca mais antiga da Austrália em um centro de cultura global
A State Library of New South Wales passa por uma reforma de 15 milhões de dólares para a criação de novas galerias e centros de aprendizado. O intuito principal é transformar a biblioteca de 106 anos em um espaço de cultura global
Fonte: The Canberra Times – 01.02.2017