ÓrbitaLIS: um passeio pelas info-instituições nacionais e internacionais


5º Concurso de Ajudas do Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas

Ajuda econômica às Bibliotecas Públicas. A entidade deve submeter projeto para concorrer a uma bolsa no valor de $181.000 USD. O concurso Ajudas 2017 é destinado a projetos de diferentes tipos, como apoio à leitura, planos estratégicos de desenvolvimento, redes e sistemas de bibliotecas, gestão de coleções, entre outros.

Fonte: Iberbibliotecas.

Glosario interdisciplinar de conceptos, metaforas, teorías y problemas en torno a la información

O projeto BITrum construiu um Glossário temático interativo, a proposta é que este glossário sirva como instrumento conceitual acerca da informação. Conta com conceitos, metáforas, teorias e problemas em torno da informação.

Fonte:BITrum

Livro: “Aportes para (re)pensar el vínculo entre educación y TIC en la región”

Entre a teoria e a prática, entre o humano e as tecnologias, esta obra trata dos assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a área de educação. É verdade que as tecnologias tem se inserido nas atividades educacionais, o livro faz uma reflexão sobre estas questões e seus reflexos.

Fonte: CLACSO, 2013.

Exposição online: "The origins of internet in Europe: collecting, indexing & sharing knowledge"

A exposição relata a origem da internet à partir das ideias de coleção, indexação e compartilhamento do conhecimento. Importante artefato, composto de textos e imagens, que apresenta a história da insituição e de seu idealizador, o pai da documentação Paul Otlet.

Fonte: Mundaneum, 2013.

Conferência: “Information Ethics: Challenges for Library and Information Science Professionals"

Conferência da Professora Toni Carbo da Universidade de Drexel. Os estudos sobre ética da informação demandam muitos desafios para a Biblioteconomi e Ciência da Informação. A palestra representa um momento de reflexão e discussão acerca dos desafios em voga.

Fonte: Library of Congress, 2002.

Lançamento do novo Portal de Transparência da UNESCO

Transparência, direito e acesso à informação, eis os novos paradigmas das instituições para com a sociedade. A Unesco redesenha e lança seu novo portal, modelo de democratização da informação produzida pela Organização.

Fonte: Unesco

Libraries Without Borders is engaged in peacebuilding efforts in Colombia

Bibliotecas militam pela paz. Parceria entre o Ministério da Cultura, a Biblioteca Nacional e a Rede de Bibliotecas Públicas da Colômbia tem por objetivo a promoção da paz, a partir do estabelecimento de bibliotecas.

Fonte: Libraries Without Borders.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ