ÓrbitaLIS: um passeio pelas info-instituições nacionais e internacionais

Chamada de artigos para o 35º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina: Chapecó

Submissão de artigos até 17 de março. “Ciência da Informação (Museologia – Biblioteconomia e Arquivologia)” e “Tecnologias” são dois dos eixos temáticos. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de junho de 2017.

Fonte: Revista ACB.

Call for BSLA project proposals

Submissão de propostas de “Building Strong Library Associations (BSLA) projects” até 1 de abril. “BSLA is delivered by the Action for Development through Libraries (ALP) programme.” O objetivo do programa ALP é aumentar o potencial das bibliotecas para: melhorar serviços para seus usuários, providenciar acesso equitativo à informação e desenvolver a profissão de biblioteca e informação.

Fonte: IFLA (20.02.17)

IFLA Green Library Award 2017

Submissão de projetos, iniciativas ou ideias até o dia 30 de abril. O prêmio faz parte do grupo “Environment, Sustainbility and Libraries”, cujo foco é o desenvolvimento sustentável das bibliotecas e sua liderança no desenvolvimento sustentável da humanidade.

Fonte: IFLA (13.02.17)

How Libraries Help Build a Safer Internet

Promover “literacy”, inovação e criatividade, empoderar usuários para que eles mesmos descubram novas perspectivas, encontrem melhores trabalhos, gerem novas ideias: fundamentos de uma sociedade forte. Cibercrime, proliferação de discursos de ódio, medos com relação à privacidade. Consoantes ao que propõe o IFLA Internet Manifesto (http://www.ifla.org/publications/node/224), uma lista de bibliotecas que inclui países como Alemanha, Austrália, Brasil, Estados Unidos, Holanda, Letônia, País de Gales, Reino Unido e Ucrânia serve de exemplo para que se fortaleça uma abordagem participativa da web.

Fonte: IFLA (07.02.17)


Diretor da Creative Commons defende licença aberta de recursos educacionais com financiamento público

Acesso universal à informação, licenças abertas e a questão dos direitos autorais. “Na Declaração REA Paris 2012, a UNESCO encorajou o licenciamento aberto de materiais educacionais produzidos com financiamento público, e estou honrado em dizer que muitos governos seguiram essa recomendação.”, e mais no artigo completo.

Fonte: UNESCO (09.01.17)

Relatório Global convoca países a investirem em aprendizagem ao longo da vida

O 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE III, na sigla em inglês) aponta que a aprendizagem e educação de adultos pode gerar uma grande contribuição para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “Dentre os países que participaram da pesquisa, 65% identificaram a falta de alfabetização como o principal fator que impede a aprendizagem e educação de adultos de ter um impacto positivo ainda maior sobre a saúde e o bem-estar. De acordo com 66% dos países, programas de alfabetização ajudam a desenvolver valores democráticos, coexistência pacífica e solidariedade.” Viagem ao primeiro ÓrbitaLIS, reforço do potencial de contribuição que pode provir dos ambientes de informação e memória para o cumprimento da Agenda 2030.

Fonte: UNESCO (16.02.17)

Conferência: “Latinos & Libraries”

Mark Hugo López e Anna Brown apresentam os resultados de uma pesquisa de abrangência nacional sobre a população hispânica dos EUA e seu uso das bibliotecas públicas.

Fonte: Library of Congress (08.04.2015)

Exposição online: "O livro de dentro para fora"

"Onde estão os livros, como é que eles se arrumam e se encontram, porque estão numa determinada estante, que elementos entram na sua construção. Sendo iguais tão diferentes, a exigir cuidados semelhantes mas técnicas e materiais diversos. Uma panóplia de matérias primas, de ferramentas, processos tradicionais ou soluções mais adaptadas aos múltiplos pedidos de leitura, ao manuseio intensivo. Um trabalho que cresce do mais recôndito da Biblioteca Nacional até às mesas da leitura; uma tarefa sem fim, construída de dentro para fora, invisível e silenciosa, quotidiana e pertinaz, a pedir o reconhecimento quando se celebra o livro. O conteúdo e o suporte.”

Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal (2006)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ