top of page

OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da semana

Em meio à recessão vivenciada pelo mercado editorial no Brasil, livreiros e editores recorrem à criação de edições e feiras de livros independentes.

Estadão – 11.03.2017

Ásia

A China se prepara para realizar a publicação, em cinco línguas, incluindo o português, da tradução dos “Analects of Confucius”, coleção de textos sobre os pensamentos do filósofo chinês. O objetivo é difundir a obra por países da Ásia, Europa e África.

People’s Daily Online – 13.03.2017

O governo de Cingapura, em parceria com uma firma de arquitetura, desenvolveu um ponto de ônibus que promove, além de transporte, espaço de sociabilidade. O ambiente conta com ilustrações artísticas, estacionamento para bicicletas e, sobretudo, uma estante de livros. Somado aos livros oferecidos, os usuários do ponto de ônibus podem utilizar o QR Code para realizar o download de livros diretamente da Biblioteca Nacional.

The Atlantic – 01.03.2017

A recém-lançada coletânea “A revolução das mulheres” no Brasil, feita do início ao fim por mulheres, apresenta inúmeras visões do feminismo russo, além de servir de referência para historiadores e especialistas.

Gazeta Russa – 13.03.2017

Tendo em vista a ausência de livros em inglês na região de Gaza, Mosab Abu Toha, graduado em literatura, decidiu fundar a primeira biblioteca pública destinada aos livros em língua inglesa. O intuito principal é, além de reunir obras do tipo, desenvolver um espaço de sociabilidade para os interessados. Mosab lançou uma página no facebook, pedindo para que pessoas do mundo inteiro doem livros.

Aljazeera – 10.02.2017

África

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Biblioteca de Alexandria, no Egito, abriu suas portas para uma apresentação de teatro baseada no romance “1984”, de George Orwell. Ahmed Samir, diretor da peça, afirma que representar nos palcos as situações políticas e sociais contidas na obra não é tarefa fácil.

Daily News Egypt – 07.03.2017

América do Norte

Uma pesquisa realizada no México sobre o escritor colombiano Gabriel García Márquez demonstrou que 65% dos consultados acreditam que o autor é mexicano. Quase 75% dos 600 entrevistados já ouviram falar de García Márquez, porém não souberam identificar alguma obra conhecida do autor.

La Razón de México – 06.03.2017

Uma biblioteca pública nos Estados Unidos está oferecendo um curso gratuito para ajudar a tornar os jovens pessoas adultas. O programa ensina a cozinhar, lidar com dinheiro, arranjar emprego, sair da casa dos pais e, até mesmo, ler o noticiário na internet.

G1 – 06.03.2017

Muitos imigrantes em Nova York utilizam as bibliotecas públicas assim que chegam nos Estados Unidos. A ideia é familiarizar-se com o país, a fim de adaptar-se à sua cultura e linguagem, bem como conhecer seus direitos e deveres. Por essa razão, as bibliotecas públicas tornam-se um espaço de sociabilidade para os imigrantes que chegam nos Estados Unidos, um verdadeiro santuário que busca desenvolver suas habilidades e aumentar sua capacidade de sucesso.

New York Daily News – 06.03.2017

América Central

A ONG Plena Inclusión Madrid e a Fundación Repsol, em parceria com a Fundación del Español Urgente, lançaram um dicionário online com definições mais simples. O objetivo é alcançar aqueles que sofrem de dificuldade de compreensão, bem como os analfabetos funcionais ou imigrantes com baixo domínio do idioma espanhol. O dicionário, que substitui termos complexos por palavras mais fáceis, pode ser consultado no site: www.diccionariofacil.org.

La Estrella de Panamá - 07.03.2017

Um novo espaço de leitura é inaugurado em Chinandega, na Nicarágua. A livraria Gregorio Selser, que leva o nome do escritor argentino, conta com uma vasta coleção de livros de poetas e escritores nicaraguenses, bem como obras de literatura universal. O objetivo principal é transformar o espaço em uma espécie de referência cultural para os cidadãos de Chinandega.

La Prensa – 14.03.2017

América do Sul

O coletor de lixo José Alberto Gutiérrez recolhe livros descartados por seus vizinhos afortunados e os leva para sua pequena biblioteca montada em casa. A coleção de mais de 20 mil obras é direcionada para crianças em dificuldades financeiras.

The Huffington Post – 01.03.2017

Europa

Cascais, região localizada em Lisboa, tem, desde o dia 15 de feveiro, as portas de duas de suas bibliotecas municipais abertas até meia-noite. O objetivo é atrair estudantes que não conseguem estudar ao longo do dia.

Jornal I Online – 03.03.2017

O pesquisador Sebastian Finsterwalder, que pertence a uma equipe da Biblioteca Central e Estadual de Berlim, na Alemanha, tem estudado o acervo da instituição a fim de descobrir os verdadeiros proprietários de obras confiscadas e saqueadas pelo regime nazista. Até o momento, Finsterwalder já pôde identificar e restituir aos devidos donos alguns documentos de origem judaica. O banco de dados com os resultados dessa pesquisa, “Looted Cultural Assets”, pode ser acessado online no mundo todo.

Deutsche Welle – 09.03.2017

A partir de uma exposição montada na British Library em homenagem aos 200 anos de morte da escritora Jane Austen, pesquisadores estudam a possibilidade de os supostos óculos da autora indicarem um envenenamento por arsênico, o que poderia ter sido a causa de seu problema de visão e, até mesmo, de sua morte.

CNN – 13.03.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags