ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA ÁFRICA: 10 anos de discussão

Em fevereiro de 2017, o African Centre of Excellence for Information Ethics (ACEIE) organizou um simpósio para a comemoração dos 10 anos de trabalho em Ética da Informação no continente. O ACEIE, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Pretória, na África do Sul, contou ainda com o suporte da Telecommunications & Postal Services da República da África do Sul, bem como do Information for All Programme (IAP), da UNESCO.

A partir das World Café Sessions realizadas na ocasião, a ANIE, African Network on Information Ethics, gerou um relatório sobre o debate desenvolvido nos encontros promovidos. Para este evento, realizado em formato proposto por Rafael Capurro e Tobias Keber, os participantes debateram 12 tópicos:

  • Information Ethics in Africa

  • Globalisation and Cultural Diversity

  • Development and Poverty

  • E-Government

  • Biometrics

  • Cybersecurity and Cibercrime

  • Privacy and Transparency

  • Social Media

  • Food and Health

  • IT Infrastructure for Africa

  • Information for All (IFAP)

  • Net neutrality

Os debates realizados no World Café levantaram 25 temas que se relacionam direta ou indiretamente com os tópicos abordados na perspectiva da Ética da Informação. Acesso e acessibilidade, digital divide ou “fosso digital”, questões de educação e treinamento para o desenvolvimento de habilidades ou competências, o papel das organizações internacionais, multilinguismo, a responsabilidade das corporações no estabelecimento e manutenção da infraestrutura tecnológica da informação, efeitos da globalização na interação entre diferentes culturas, a relação do indivíduo com a cultura, o papel das mídias sociais, conhecimento e tradição indígena, questões de saúde e fenômenos naturais, direitos humanos e liberdade de expressão, privacidade, propriedade intelectual, oportunidades geradas pelas TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação), impacto do colonialismo e do Apartheid, impactos negativos no desenvolvimento do continente africano, problemas e considerações de ordem política, econômica social e tecnológica, aplicações do governo eletrônico, legislação e governança adequadas como soluções para questões de crimes cibernéticos e information poverty foram matérias amplamente discutidas, gerando considerações críticas e recomendações dos participantes.

O trabalho do ACEIE tem propiciado o aprofundamento do debate sobre ética da informação no continente africano a partir não somente dos encontros promovidos, mas também da disponibilização de materiais úteis para investigações nos temas pertinentes a este domínio. Relatórios, e-books, manuais e outros documentos encontram-se disponíveis no endereço eletrônico do ACEIE. Como importante suporte à introdução a diversos dos conceitos da Ética da Informação abordados no World Café, destaca-se o Concepts in Information Ethics: an introductory workbook, livro digital disponibilizado pelo centro africano que figura como uma fonte de grande valor para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos no tema.

Algumas fontes:

AFRICAN CENTRE OF EXCELLENCE FOR INFORMATION ETHICS. World Café Sessions Report. Pretoria: [S.n.], 2017.

AFRICAN NETWORK ON INFORMATION ETHICS. Africa Information Ethics. Disponível em: <http://www.africainfoethics.org/index.html>. Acesso em: 06 jun. 2017.

UNIVERSITY OF PRETORIA. African Centre of Excellence for Information Ethics. About the Centre. Disponível em: <http://www.up.ac.za/en/african-centre-of-excellence-for-information-ethics/article/2070701/about-the-centre>. Acesso em: 06 jun. 2017.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ