ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA ÁFRICA: 10 anos de discussão
Em fevereiro de 2017, o African Centre of Excellence for Information Ethics (ACEIE) organizou um simpósio para a comemoração dos 10 anos de trabalho em Ética da Informação no continente. O ACEIE, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Pretória, na África do Sul, contou ainda com o suporte da Telecommunications & Postal Services da República da África do Sul, bem como do Information for All Programme (IAP), da UNESCO.
A partir das World Café Sessions realizadas na ocasião, a ANIE, African Network on Information Ethics, gerou um relatório sobre o debate desenvolvido nos encontros promovidos. Para este evento, realizado em formato proposto por Rafael Capurro e Tobias Keber, os participantes debateram 12 tópicos:
Information Ethics in Africa
Globalisation and Cultural Diversity
Development and Poverty
E-Government
Biometrics
Cybersecurity and Cibercrime
Privacy and Transparency
Social Media
Food and Health
IT Infrastructure for Africa
Information for All (IFAP)
Net neutrality
Os debates realizados no World Café levantaram 25 temas que se relacionam direta ou indiretamente com os tópicos abordados na perspectiva da Ética da Informação. Acesso e acessibilidade, digital divide ou “fosso digital”, questões de educação e treinamento para o desenvolvimento de habilidades ou competências, o papel das organizações internacionais, multilinguismo, a responsabilidade das corporações no estabelecimento e manutenção da infraestrutura tecnológica da informação, efeitos da globalização na interação entre diferentes culturas, a relação do indivíduo com a cultura, o papel das mídias sociais, conhecimento e tradição indígena, questões de saúde e fenômenos naturais, direitos humanos e liberdade de expressão, privacidade, propriedade intelectual, oportunidades geradas pelas TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação), impacto do colonialismo e do Apartheid, impactos negativos no desenvolvimento do continente africano, problemas e considerações de ordem política, econômica social e tecnológica, aplicações do governo eletrônico, legislação e governança adequadas como soluções para questões de crimes cibernéticos e information poverty foram matérias amplamente discutidas, gerando considerações críticas e recomendações dos participantes.
O trabalho do ACEIE tem propiciado o aprofundamento do debate sobre ética da informação no continente africano a partir não somente dos encontros promovidos, mas também da disponibilização de materiais úteis para investigações nos temas pertinentes a este domínio. Relatórios, e-books, manuais e outros documentos encontram-se disponíveis no endereço eletrônico do ACEIE. Como importante suporte à introdução a diversos dos conceitos da Ética da Informação abordados no World Café, destaca-se o Concepts in Information Ethics: an introductory workbook, livro digital disponibilizado pelo centro africano que figura como uma fonte de grande valor para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos no tema.
Algumas fontes:
AFRICAN CENTRE OF EXCELLENCE FOR INFORMATION ETHICS. World Café Sessions Report. Pretoria: [S.n.], 2017.
AFRICAN NETWORK ON INFORMATION ETHICS. Africa Information Ethics. Disponível em: <http://www.africainfoethics.org/index.html>. Acesso em: 06 jun. 2017.
UNIVERSITY OF PRETORIA. African Centre of Excellence for Information Ethics. About the Centre. Disponível em: <http://www.up.ac.za/en/african-centre-of-excellence-for-information-ethics/article/2070701/about-the-centre>. Acesso em: 06 jun. 2017.