top of page

ÓrbitaLIS n.19: Mídias digitais

Multiplicidade de canais de comunicação, interação por vias de mão dupla, integração de mídias diversas, transmídia, o virtual, o digital...

What is Digital Media? Fonte: UH Digital Media (21.08.2015).

What is Digital Media? Fonte: Centre for Digital Media.

No artigo, o autor argumenta que a distribuição do poder computacional, aliada à explosão informacional contemporânea, contribuem para a descentração e popularização da experiência laboratorial, resultando em um “laboratório invertido”. Franklin investiga então o pensamento ocidental, por sua "predileção por encontrar formas de operação que tendam à abstração, universalização, formalização e dessubstancialização da experiência, implicando no advento do pensamento sistêmico como paradigma norteador da sociedade contemporânea", e implicando portanto na construção de experiências laboratoriais descentradas. Fonte: Liinc em Revista (22.05.2017)

Voltando-se para a iminente definição do Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD), Thiago Novaes e Rafael Diniz destacam a importância da pesquisa colaborativa e independente dos cidadãos envolvidos na defesa da Digital Radio Mondiale como padrão para o Rádio Digital Brasileiro. Argumentam que a mercantilização do espectro é o principal obstáculo na transição do analógico para o digital, sendo necessário um novo paradigma dele como bem comum tecnológico, além da adoção de uma infraestrutura autônoma que possa garantir a comunicação digital global para além da vigilância.

Fonte: Liinc em Revista (11.05.2017)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page