ÓrbitaLIS n.21: Privacidade e Democracia

"O tempo todo, no estômago, na pele, havia uma espécie de protesto, uma sensação de logro: a sensação de que você havia sido despojado de alguma coisa que tinha o direito de possuir [...] Por que razão o indivíduo acharia aquilo intolerável se não tivesse algum tipo de memória ancestral de que um dia as coisas haviam sido diferentes?" — George Orwell, 1984 ([1948]* 2009, p. 76-77).

V Simpósio Internacional LAVITS

A Rede Latino-americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), em parceria com a Universidade do Chile e a ONG Datos Protegidos, convida pesquisadores, acadêmicos, ativistas e representantes da sociedade civil para o envio de resumos para apresentação de trabalhos com o tema “Vigilância, Democracia e Privacidade na América Latina: vulnerabilidades e resistências”. A chamada vai até 20 de agosto. O simpósio ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2017, em Santiago.

Fonte: LAVITS (22.07.2017)

Democratizando a ciência no cenário internacional: um debate sobre conceito de comunidades epistêmicas e sua perspectiva da ciência na política internacional

O artigo de Nicole Aguilar Gayard apresenta o conceito e as limitações das comunidades epistêmicas no contexto das relações internacionais, sugerindo a ampliação e a democratização da participação pública na governança em Ciência & Tecnologia. A autora aponta para a necessidade de maior integração de perspectivas e debates para uma produção e análise mais heterogêneas e múltiplas do conhecimento nas relações internacionais.

Fonte: Liinc em Revista (23.05.2017)

Benefits and the hidden face of the maker movement: thoughts on its appropriation in African context

O artigo de Thomas Nkoudou expõe os fundamentos ideológicos do movimento maker (ética hacker, o movimento Faça-Você-Mesmo e o software livre; apresentando suas características em comum e seus respectivos espaços. Aborda as vantagens do movimento maker, assim como faz algumas críticas, que estão relacionadas a uma face oculta pouco conhecida. Faz apontamentos sobre a apropriação efetiva do movimento no contexto africano, falando da importância de uma postura crítica no combate à pobreza através da tecnologia e democratização da ciência.

Fonte: Liinc em Revista (11.05.2017)

*A data entre colchetes refere-se à data de publicação original do texto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ