OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da semana

Tolstói como nunca visto antes

Autor russo passava grande parte de seu tempo ao ar livre e escrevendo de sua propriedade rural. Veja fotos de momentos pouco conhecidos da vida de Tolstói, que inclui o tempo que passava com seus familiares, sozinho ou na companhia de camponeses.

Gazeta Russa - 11.09.2017

Ásia

Discarded ships in Hainan become ‘offshore library'

Três navios descartados na Xidao Island, província de Hainan, na China, foram transformados em uma "biblioteca offshore". De acordo com Qin Jiayi, responsável pela iniciativa, essa é a primeira biblioteca pública na ilha. Atualmente, compreende cerca de 2.000 livros e Qin planeja duplicar a coleção. A ilha é uma famosa atração turística. Além de enriquecer a vida espiritual dos moradores, a biblioteca também atrairá mais turistas.

People's Daily Online - 06.09.2017

África

Ex-principal seeks donations for reading rooms

O ex-diretor da Athlone North Primary School, escola de Cape Town, na África do Sul, é apaixonado por livros e leitura. Por esse motivo, Jeff Paulse quer criar dez salas de leitura na cidade, acreditando que o desenvolvimento dos hábitos de leitura podem fazer a diferença para aumentar as taxas de alfabetização em crianças e adultos. Ele resolveu iniciar o projeto "Reading and Writing Solutions" após descobrir quantas crianças eram analfabetas. O ex-diretor afirma que, além de promover as práticas de leitura, o projeto também visa o trabalho cooperativo nas escolas com os professores, auxiliando-os com as crianças que ainda não sabem ler muito bem. O projeto já conta com 30 voluntários que trabalharam em escolas em Cape Town.

The Star - 12.09.2017

América do Norte

Will you have to become a cyborg for your job?

A CBC Radio, no Canadá, vem pesquisando pelo o futuro do trabalho. E uma das coisas sobre as quais discorrem é que o trabalho está mudando. Nesse projeto, visa a analisar o nosso futuro potencial como cyborgs - humanos realçados pela tecnologia - para melhorar a produtividade a e capacidade humanas. Ainda, buscam compreender quais os potenciais riscos e desvantagens dos cyborgs. Para fundamentar sua pesquisa, a CBC Radio contou com o livro de Adam Piore, "The body builders: inside the science of the engineered human". O autor explora tópicos como "cognição aumentada", nos quais os computadores monitoram os estados do cérebro para encontrar maneiras de aprimorar o desempenho cognitivo humano. Ainda, as interfaces do computador do cérebro podem permitir que os computadores leiam nossas mentes e possibilitem a comunicação e a velocidade do pensamento.

CBC - 09.09.2017

América Central

Guerra cibernética nas ondas guatemaltecas: o terror em rede

As ondas digitais da Guatemala aparecem em 4º lugar quando o assunto é o terror dos crimes na rede: atrás apenas de Brasil, México e Colômbia, o território é considerado o quarto país da América Latina (o primeiro da América Central e do Caribe) com mais ataques cibernéticos. Isso envolve o jogo de risco de informações pessoais, arquivos empresariais, dados governamentais, dentre tantas outras fontes em trânsito no cotidiano de um internauta. Segundo a reportagem de José Andrés Ochoa existe um crescimento gigantesco na virada de 2016 para 2017 no contexto dos softwares maliciosos, mesmo esse ano ainda em curso. O estudo de Fabio Assolini, do Laboratório Kaspersky, apresentado na reportagem, demonstra as fragilidades da América Latina no mundo digital.

Prensa Livre - 11.09.2017

América do Sul

Bibliotecária cria livraria especializada em autoras negras

Para ampliar o acesso à literatura feita por mulheres negras, a bibliotecária Ketty Valencio, de 34 anos, criou a Livraria Africanidades e lança, neste mês de setembro, um novo site, com acesso facilitado, livros com frete grátis, promoções e sorteios que vão além de marketing ou mercado: passam pelo ativismo político. O site permite a compra virtual e também o pagamento parcelado e traz títulos que dificilmente são encontrados nos grandes magazines ou livrarias online. Fazendo, mais uma vez um recorte que preza pela inclusão de autores independentes, pouco conhecidos e/ou acessados.

Catraca Livre - 11.09.2017

Europa

Uma geopolítica das escrituras

Um mapa das línguas latinas e sua derivações no traço, no gramma, na inscrição. Uma cartografia das dimensões escritas do mundo latino! Cécile Marin nos apresenta um esquema mundial da resistência da escrita latina e suas figurações no espaço-tempo. O mapa está disponível on line e em formato eletrônico para o acesso gratuito em qualquer suporte em rede, através da extensão .pdf. O leitor pode navegar através da hipertextualização do mapa, compreendendo o significado e as travessias do mundo latino a partir de sua escritura espalhada pelo mundo. Por exemplo, com o mapa de Marin podemos compreender as relações entre a escritura medieval, Gengis Khan, o império chinês e o jogo histórico-político entre os alfabetos cirílico e o latino!

Le Monde Diplomatique - 15.09.2017

Oceania

Libraries are at a crossroads: what exactly are they for in 2017?

O novo livro de Stuart Kells, "The Library: a catalogue of Wonders unlocks the bookish places that continue to capture our imaginations" busca responder a questão: "Para o quê, exatamente, são as bibliotecas?". O autor tem como intuito explorar os inúmeros estereótipos que perpassam a imagem das bibliotecas, discorrendo sobre seu papel e importância para atualidade.

The Canberra Times - 06.09.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ