OFLClipping - Semanário Teleológico
Destaque da semana
Autor russo passava grande parte de seu tempo ao ar livre e escrevendo de sua propriedade rural. Veja fotos de momentos pouco conhecidos da vida de Tolstói, que inclui o tempo que passava com seus familiares, sozinho ou na companhia de camponeses.
Gazeta Russa - 11.09.2017
Ásia
Três navios descartados na Xidao Island, província de Hainan, na China, foram transformados em uma "biblioteca offshore". De acordo com Qin Jiayi, responsável pela iniciativa, essa é a primeira biblioteca pública na ilha. Atualmente, compreende cerca de 2.000 livros e Qin planeja duplicar a coleção. A ilha é uma famosa atração turística. Além de enriquecer a vida espiritual dos moradores, a biblioteca também atrairá mais turistas.
People's Daily Online - 06.09.2017
África
O ex-diretor da Athlone North Primary School, escola de Cape Town, na África do Sul, é apaixonado por livros e leitura. Por esse motivo, Jeff Paulse quer criar dez salas de leitura na cidade, acreditando que o desenvolvimento dos hábitos de leitura podem fazer a diferença para aumentar as taxas de alfabetização em crianças e adultos. Ele resolveu iniciar o projeto "Reading and Writing Solutions" após descobrir quantas crianças eram analfabetas. O ex-diretor afirma que, além de promover as práticas de leitura, o projeto também visa o trabalho cooperativo nas escolas com os professores, auxiliando-os com as crianças que ainda não sabem ler muito bem. O projeto já conta com 30 voluntários que trabalharam em escolas em Cape Town.
The Star - 12.09.2017
América do Norte
A CBC Radio, no Canadá, vem pesquisando pelo o futuro do trabalho. E uma das coisas sobre as quais discorrem é que o trabalho está mudando. Nesse projeto, visa a analisar o nosso futuro potencial como cyborgs - humanos realçados pela tecnologia - para melhorar a produtividade a e capacidade humanas. Ainda, buscam compreender quais os potenciais riscos e desvantagens dos cyborgs. Para fundamentar sua pesquisa, a CBC Radio contou com o livro de Adam Piore, "The body builders: inside the science of the engineered human". O autor explora tópicos como "cognição aumentada", nos quais os computadores monitoram os estados do cérebro para encontrar maneiras de aprimorar o desempenho cognitivo humano. Ainda, as interfaces do computador do cérebro podem permitir que os computadores leiam nossas mentes e possibilitem a comunicação e a velocidade do pensamento.
CBC - 09.09.2017
América Central
As ondas digitais da Guatemala aparecem em 4º lugar quando o assunto é o terror dos crimes na rede: atrás apenas de Brasil, México e Colômbia, o território é considerado o quarto país da América Latina (o primeiro da América Central e do Caribe) com mais ataques cibernéticos. Isso envolve o jogo de risco de informações pessoais, arquivos empresariais, dados governamentais, dentre tantas outras fontes em trânsito no cotidiano de um internauta. Segundo a reportagem de José Andrés Ochoa existe um crescimento gigantesco na virada de 2016 para 2017 no contexto dos softwares maliciosos, mesmo esse ano ainda em curso. O estudo de Fabio Assolini, do Laboratório Kaspersky, apresentado na reportagem, demonstra as fragilidades da América Latina no mundo digital.
Prensa Livre - 11.09.2017
América do Sul
Para ampliar o acesso à literatura feita por mulheres negras, a bibliotecária Ketty Valencio, de 34 anos, criou a Livraria Africanidades e lança, neste mês de setembro, um novo site, com acesso facilitado, livros com frete grátis, promoções e sorteios que vão além de marketing ou mercado: passam pelo ativismo político. O site permite a compra virtual e também o pagamento parcelado e traz títulos que dificilmente são encontrados nos grandes magazines ou livrarias online. Fazendo, mais uma vez um recorte que preza pela inclusão de autores independentes, pouco conhecidos e/ou acessados.
Catraca Livre - 11.09.2017
Europa
Um mapa das línguas latinas e sua derivações no traço, no gramma, na inscrição. Uma cartografia das dimensões escritas do mundo latino! Cécile Marin nos apresenta um esquema mundial da resistência da escrita latina e suas figurações no espaço-tempo. O mapa está disponível on line e em formato eletrônico para o acesso gratuito em qualquer suporte em rede, através da extensão .pdf. O leitor pode navegar através da hipertextualização do mapa, compreendendo o significado e as travessias do mundo latino a partir de sua escritura espalhada pelo mundo. Por exemplo, com o mapa de Marin podemos compreender as relações entre a escritura medieval, Gengis Khan, o império chinês e o jogo histórico-político entre os alfabetos cirílico e o latino!
Le Monde Diplomatique - 15.09.2017
Oceania
O novo livro de Stuart Kells, "The Library: a catalogue of Wonders unlocks the bookish places that continue to capture our imaginations" busca responder a questão: "Para o quê, exatamente, são as bibliotecas?". O autor tem como intuito explorar os inúmeros estereótipos que perpassam a imagem das bibliotecas, discorrendo sobre seu papel e importância para atualidade.
The Canberra Times - 06.09.2017