top of page

OFLCLIPPING - Semanário Teleológico

Destaque da semana

Após a invasão da Holanda pelas forças nazistas, Anne Frank e sua irmã, Margot, e os pais, Otto e Edith, se refugiaram com outras quatro pessoas judias num esconderijo secreto atrás de uma estante de livros na loja da família, em Amsterdã. Por dois anos o grupo conseguiu se manter escondido, com a ajuda de quatro funcionários do estabelecimento, mas em 4 de agosto de 1944, foi descoberto. Agora, após pouco mais de sete décadas, o ex-agente do FBI Vince Pankoke pretende reabrir o caso para identificar o traidor que forneceu a localização do esconderijo aos nazistas. E para analisar milhares de documentos, conta com a ajuda de um sistema de inteligência artificial. O projeto está sendo liderado pela produtora holandesa Proditione Media, que lançou uma campanha de financiamento coletivo para bancar a investigação, que será transformada num documentário. Com experiência na investigação de cartéis de drogas colombianos, Pankoke foi contratado para liderar a equipe de 20 pesquisadores, historiadores e analistas de dados para revisar “um dos maiores casos arquivados” sem solução do século XX. A equipe de especialistas terá o apoio de um algoritmo criado pela empresa Xomnia para analisar relatórios da polícia, listas de espiões nazistas, arquivos investigativos de simpatizantes da família Frank entre outros documentos, para encontrar conexões e novas linhas de investigação. Segundo Pankoke, revisar toda essa documentação levaria décadas, mas o sistema de inteligência artificial pode cumprir essa função em segundos.

O Globo - 04.10.2017

Ásia

Já se perguntou por que as empresas gastam tanto na coleta e análise de dados? Afinal, são apenas dígitos e matemática complexa. Os dados podem ser difíceis de compreender, mas são um tesouro para aqueles que estão nas áreas de comércio, governança, mídia, entre outros. Mas, o que são dados? Ou, a pergunta certa a perguntar é: quem é o dado? A resposta é: Você. Os dados são pessoas como você e eu, que estão inundando a internet com toneladas de informações pessoais, incluindo nossos desejos, fetiches e gostos mais profundos e mais sombrios. Em seu novo livro, "Everybody lies: what the internet can tell us about who we really are", Seth Stephens-Davidowitz, ex-cientista de dados do Google, lança luz sobre o nosso "eu interior". O livro contribui para que as pessoas confrontem suas realidades e pratiquem o autoconhecimento. Davidowitz afirma que muitas das opiniões e gostos que as pessoas tentam esconder são recuperados pelo Google como "temas mais pesquisados", de modo que a internet acaba por registrar e evidenciar os desejos mais secretos dos indivíduos. Ao contrário de várias metodologias populares de coleta de dados, Seth fundamenta-se, sobretudo, nas buscas do Google para estruturar sua pesquisa. As descobertas de seu estudo são chocantes e tristes, mas, no entanto, reveladoras. Em seu sentido amplo, o livro de Seth Davidowitz é uma contribuição importante para aqueles que querem saber um pouco mais sobre o uso e implementação do Big Data.

The Hindustan Times - 03.10.2017

África

A primeira Morabeza - Festa do Livro, na Cidade da Praia, vai reunir cerca de 40 autores, a partir de 30 de Outubro, e apresenta uma programação que se estende às escolas, com espetáculos musicais e debates. Num comunicado à imprensa, a organização aponta o certame, que tem como palco central o Palácio da Cultura, em Cabo Verde, como “o maior evento literário dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP)”. A programação da festa tem prevista uma feira do livro, mesas de debate, concertos, sessões de poesia, ações de formação, visitas a escolas e universidades, um colóquio dedicado ao poeta Eugénio Tavares (1867-1930), um seminário internacional sobre o escritor cabo-verdiano Luís Romano, que se radicou no Brasil na década de 60. Ainda, o festival conta com o “Programa de capacitação profissional de recursos humanos”, que inclui as temáticas “Como criar uma editora?”, apresentada como uma “oficina de gestão editorial, ‘marketing’ e comunicação, em que se dão os fundamentos básicos da organização de uma editora” e “a internacionalização da literatura de Cabo Verde”, destinada a “apresentar a literatura cabo-verdiana nos mercados internacionais, seja na óptica do autor, do editor ou das políticas públicas de promoção da cultura”, entre outras.

Jornal de Angola - 04.10.2017

América do Norte

Personagens LGBTQ, linguagem ofensiva e conteúdo sexualmente explícito eram o denominador comum dos livros mais sujeitos a censura nos Estados Unidos em 2016, que acabaram por servir como argumento para que a American Library Association (ALA) defendesse a liberdade de leitura e acesso à informação. A "Semana de Livros Proibidos" chama a atenção para as restrições que alguns livros enfrentam - no ano passado, um total de 323 reclamações recebidas -, mas também comemorou que a maioria conseguiu permanecer nas prateleiras da biblioteca, livrarias e escolas. "O número de queixas aumentou no que tange às questões relacionadas à comunidade LGBTQ e também a vários autores, como Gabriel García Márquez, que é latino-americano", afirmou a presidente da American Library Association, Loida García-Febo. Desde 1982, esta iniciativa valoriza o acesso aberto à informação e apoia a liberdade - amparada pela Primeira Emenda dos EUA - para procurar e expressar ideias", incluindo o que alguns consideram pouco ortodoxo ou impopular", diz a ALA.

La Estrella de Panamá - 30.09.2017

América Central

"Um dos desafios que tive ao ensinar as crianças a ler foi a falta de concentração", lembrou Lena Gouldbourne, professora aposentada de um colégio na Jamaica. "Eles não estavam interessados. Eles preferiam assistir televisão e jogar videogames". Nesse contexto, é continuamente dito que ser capaz de ler garante o sucesso de uma pessoa, e quão mais cedo um sujeito começa, melhor. A leitura tem seus benefícios, como ajudar a desenvolver a mente de um jovem leitor e prepará-lo para o sucesso no futuro. O indivíduo seria capaz de compreender vários assuntos. Ouvir histórias expõe as crianças a novas palavras, construindo seu vocabulário, melhorando suas habilidades de compreensão, criando e construindo sua imaginação, para não mencionar apresentá-las a diferentes culturas. Nesse panorama, a jamaicana Gouldbourne expõe os inúmeros benefícios se incentivar os hábitos de leitura em jovens e crianças.

The Gleaner - 01.10.2017

América do Sul

A editora criada em 1993 pelo bibliotecário, professor e editor Antonio Agenor Briquet de Lemos, anunciou o encerramento das suas atividades em 02 de Outubro de 2017. Na área da Biblioteconomia é considerada um dos mais importantes empreendimentos editoriais.

Carta Capital 28.09.2017

Europa

Todos os anos, quando outubro começa, as editoras olham para Madrid e Frankfurt. Entre essas cidades é construída uma ponte de andaimes sólidos que une as coordenadas de duas grandes feiras onde as decisões mais importantes do universo literário são tomadas. Ontem, a Feria Internacional del Libro-Liber, foi inaugurada na capital espanhola, em um quadro de otimismo, já que o setor local passou por um cenário de crescimento nos últimos três anos. As feiras de Madrid e Frankfurt duram poucos dias e ambas são dedicadas ao mesmo ecossistema, mas com foco depositado em diferentes aspectos. No primeiro, os escritores têm mais presença e, ao mesmo tempo, a venda física do livro é feita, enquanto a segunda é um espaço de negócios, onde eles compram e vendem direitos e as traduções são acordadas.

La Nación - 04.10.2017

Oceania

Segundo Jane Sullivan, colunista do The Canberra Times, visitar livrarias de outros países pode ser considerada como um dos melhores momentos de uma viagem. Ela acredita que o ambiente familiar desses locais, bem como a história que seus livros contam, proporcionam lembranças inesquecíveis. Sullivan conta sua experiência em duas livrarias, que tornaram-se suas prediletas: Daunt Books, em Londres, especializada em livros de viagem, e a Shakespeare and Company, famosa livraria independente localizada em Paris.

The Canberra Times - 06.10.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page