ÓrbitaLIS n.26: Filosofia da Informação

"Por falta de tranquilidade, nossa civilização se transforma numa nova barbárie. Em nenhum outro tempo os ativos, isto é, os intranquilos, valeram tanto. Logo, entre as correções que necessitamos fazer no caráter da humanidade está fortalecer em grande medida o elemento contemplativo." — Friedrich Nietzsche ([1878]* 2005, § 285, p. 177)

"Does the Internet dream of itself?" — Werner Herzog (EIS, 2016)

10 Principles of Information Science

Pedro C. Marijuán, do Grupo de Bioinformación do Centro de Investigación Biomédica de Aragón (CIBA), escreve aos colegas do FIS – Foundations of Information Science – uma lista que elenca 10 princípios da Ciência da Informação. Ele questiona o papel geral dos princípios em se tratando de ciência, e quais seriam os princípios específicos no caso da Ciência da Informação. O autor busca também a contribuição teórica dos filósofos acerca de seus 10 princípios da CI, perguntando a John Collier, Joseph Brenner e Rafael Capurro que prossigam no debate.

Fonte: FIS (Foundations of Information Science) Discussion Sessions (15.09.17).

Why Information Matters

O filósofo da informação Luciano Floridi aborda o tema de como a filosofia pode ser redirecionada para lidar com as questões da vida cotidiana atual, fortemente marcada pelas tecnologias da informação, no intuito de ajudar a humanidade a fazer sentido do mundo e a melhorá-lo de maneira responsável. Desta forma o filósofo defende a necessidade de incorporar significativamente o conceito de informação aos estudos filosóficos: precisamos da Filosofia da Informação.

Fonte: The New Atlantis, n. 51, inverno 2017, p. 7-16.

*A data entre colchetes refere-se à data de publicação original do texto.

REFERÊNCIA

EIS os delírios do mundo conectado. Direção: Werner Herzog. [S.l.]: Saville Productions, 2016. 98 min. color.

NIETZSCHE, Friedrich. Sinais de cultura superior e inferior. In: ______. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ