top of page

Liber Agenda 2017!!! Novembro no ar...

Eventos & Cursos em

Biblioteconomia & Ciência da Informação !!!

I Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos (I CIGIA)

Assunto:Com o objetivo de construir um espaço de diálogo e reunião com especialistas da área da Informação irá ocorrer nos dias 3 e 4 de novembro a I Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos. Com o tema “Governança da Informação e Cidadania” o evento visa os participantes discutirem e debaterem sobre as perspectivas e possibilidades das políticas de gestão de informação.

Quando:3 e 4 de novembro

Onde: Albergaria-a-Velha (Portugal)

Inscrições: http://www.bad.pt/1cigia/inscricoes/

Emissão de certificado-declaração: Sim

Conheça Mais: O evento possui três eixos temáticos que são: O papel dos processos de negócio da gestão da informação na proteção de dados, O papel do profissional da informação na era do big data e o ciclo de vida da curadoria da informação. Você sabe a importância da curadoria da informação? Seja no ambiente empresarial ou acadêmico ela é necessária para um bom desenvolvimento do trabalho. O Guia de Dados de Pesquisa dos pesquisadores Luana Farias Sales e Luis Fernando Sayão é uma importante obra que aborda aspectos técnicos e a reelevancia da curadoria digital, acesse gratuitamente: http://carpedien.ien.gov.br:8080/bitstream/ien/1624/1/GUIA_DE_DADOS_DE_PESQUISA.pdf


IV Semana de Biblioteconomia da UFRJ

Assunto:Com o tema "Sociedade da informação: a pluralidade do bibliotecário mediante aos avanços tecnológicos do século XXI" acontece nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro a IV Semana de Biblioteconomia da UFRJ.

Quando: 7 a 10 de novembro

Onde: Faculdade de Letras e Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Inscrições:https://br.eventbu.com/rio-de-janeiro/iv-semana-de-biblioteconomia-da-ufrj/6558888

Emissão de certificado-declaração: Sim

Conheça Mais:https://www.facebook.com/events/1964437883803353/?active_tab=discussion


Os públicos dos museus e centros de ciência

Assunto:No dia 6 de novembro, no auditório do Museu da Vida, acontece o evento “Os públicos dos museus e centros de ciência, indicadores e percepções da cultura científica", promovido pela rede de sete instituições que constituem o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T), cujo objetivo é a produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes sobre as práticas culturais e a divulgação da ciência em espaços museais, e com apoio do CNPq.

Com esta iniciativa, espera-se contribuir para a reflexão sobre o papel atual dos museus na sociedade e para a compreensão de fatores e experiências que promovam a democratização do acesso e legitimem a apropriação reflexiva e plural da cultura científica.

Quando: 6 de novembro

Onde: Museu da Vida, Fiocruz. RJ

Inscrições:Não é necessário inscrição prévia.

Emissão de certificado-declaração: Sim

Conheça Mais:https://www.facebook.com/events/1878804795479435/?acontext=%7B%22action_history%22%3A[%7B%22surface%22%3A%22dashboard%22%2C%22mechanism%22%3A%22calendar_tab_event%22%2C%22extra_data%22%3A%22%7B%5C%22dashboard_filter%5C%22%3A%5C%22upcoming%5C%22%7D%22%7D]%2C%22ref%22%3A2%2C%22source%22%3A2%7D


Encontro de Bibliotecários de Bibliotecas Jurídicas do Estado de Minas Gerais.

Assunto: O tema do encontro é “possibilidades de atuação dos profissionais bibliotecários” e o público-alvo serão os bibliotecários, documentalistas, estudantes de biblioteconomia, magistrados e servidores interessados.

Quando:07 de novembro

Onde: Auditório da Justiça do Trabalho de Minas Gerais

Inscrições:https://www.doity.com.br/ii-encontro-de-bibliotecarios-de-bibliotecas-jurdicas-do-estado-de-minas-gerais

Emissão de certificado-declaração:Sim

Conheça mais: Você já conhece o site do grupo de profissionais em informação e documentação jurídica do Rio de Janeiro? Acesse e acompanhe as notícias http://gidjrj.com.br/


I Simpósio Internacional Network Science e IV Seminário de Big Data Brasil

Assunto:Com o objetivo de investigar a temática de big data realizando uma conexão com a Ciência das redes irá ocorrer o I Simpósio Internacional Network Science e IV Seminário de Big Data Brasil. Segundo o site do evento : “A Network Science é um campo de estudo que usa uma nova abordagem para compreender e atuar em problemas complexos de qualquer domínio do conhecimento. Usando big data, cientistas identificaram algumas leis e princípios da complexidade que podem ser compreendidos por qualquer pessoa, transformando sua visão da realidade e oferecendo-lhes ferramentas poderosas para o gerenciamento de desafios organizacionais, profissionais e até pessoais.”

Quando:7 a 9 de novembro de 2017

Onde: Ministério Público do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições: http://networkscience.com.br/

Emissão de certificado-declaração: Sim

Conheça Mais: A programação do evento conta com a presença do professor Ricardo Pimenta, pesquisador e professor do IBICT que têm como linha de pesquisa a temática de humanidades digitais, conheça mais: http://www.memoriaesociedade.ibict.br/humanidades-digitais/


Simpósio Global : Inteligência Artificial e a inclusão - A vida no futuro.

Assunto: “O evento é parte do Simpósio Global sobre Inteligência Artificial e Inclusão que acontece de 8 a 10 de novembro. O objetivo é mapear as oportunidades e desafios da inteligência artificial à medida em que buscamos construir um mundo melhor, mais inclusivo e diversificado.

O simpósio receberá pesquisadores de mais de 40 países para abordar os efeitos das tecnologias baseadas em inteligência artificial. A organização é realizada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Berkman Klein Center para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard e Museu do Amanhã em nome da Network of Centers (NoC), com apoio do Fundo de Ética e Governança da Inteligência Artificial, International Development Research Centre (IDRC) e Open Society Foundations (OSF).”

Quando: 9 de novembro

Onde: Museu do amanhã, RJ.

Inscrições:https://museudoamanha.org.br/pt-br/simposio-global-inteligencia-artificial-e-inclusao-a-vida-no-futuro

Emissão de certificado declaração: Sim


5º Seminário de Informação em Arte

Assunto: Com o tema Memória Social em Arte: bibliotecas, museus e centros de informação o 5º Seminário de Informação em Arte realizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte - REDARTE/RJ proporciona a troca de experiências entre profissionais que atuam em unidades de informação, especialmente as da área cultural. Nos dias 9 e 10 de novembro haverá palestras, comunicações orais e pôsters (certificado com 16 horas).

Quando: 9 e 10 de novembro

Onde: Casa de Rui Barbosa, Botafogo.

Inscrições:https://doity.com.br/5-seminario-de-informacao-em-arte

Emissão de certificado declaração: Sim


I Conferência Internacional da Wikipedia (IWSC)

Assunto: Segundo o site de divulgação o evento possui o objetivo de : “Reconhecer a Wikipédia como objeto de pesquisa e de desenvolvimento de aplicações teórico-práticas. Difundir outros projetos Wikimedia na comunidade acadêmica brasileira. Promover o encontro entre pesquisadores, estudantes e profissionais atuantes em projetos orientados à produção e difusão do conhecimento livre com base em projetos Wikimedia. Estabelecer redes colaborativas/grupos de trabalho locais, regionais, nacionais ou mesmo internacionais focados na produção de conhecimento livre.”

Quando: 8 a 10 de novembro de 2017

Onde: UFF, Niterói (RJ)

Inscrições: http://www.wikibrasil.org/projetos/iwsc/

Emissão de certificado-declaração: Sim


Seminário Internacional O Estado Novo, 80 anos.

Assunto:”O objetivo do Seminário é marcar a passagem dos oitenta anos do início do Estado Novo brasileiro, ocorrido a 10 de novembro de 1937, debatendo temas relacionados ao autoritarismo e à democracia, assim como os possíveis legados das experiências autoritárias dos anos 1930-1940. O debate não se limitará ao caso brasileiro, pois estará igualmente preocupado com outras experiências na América Latina e na Europa. Dividido em eixos temáticos, buscará apresentar um amplo painel das possibilidades de estudos acerca da relação Estado e Sociedade, Autoritarismo e Democracia, Continuidades e Descontinuidades.”

Quando: 8 a 10 de novembro

Onde: Praia de Botafogo , 190. Auditório 1333- Rio de Janeiro.

Inscrições: Não há necessidade de inscrição prévia.

Emissão de certificado-declaração: -

Conheça Mais:No dia 8, às 19h, Escorel estará presente. Vai passar a primeira parte do Imagens do Estado Novo, filme que deve estrear agora em novembro, e ele vai debater com a Mônica Kornis. Serão os primeiros 46’ – da abertura até a declaração oficial, por Vargas, da instauração do Estado Novo.”


OpenCon 2017

Assunto:O OpenCon é um evento internacional organizado pela Right to Research Coalition(coalizão pelo direito à pesquisa), um projeto desenvolvido pelo SPARC(Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition – coalizão para editores e recursos acadêmicos), uma coalizão de bibliotecas acadêmicas e de pesquisa comprometido em tornar os movimentos abertos como padrão para a pesquisa e a educação.

Quando: 11 a 13 de novembro de 2017

Onde: Berlim (Alemanha)

Inscrições: http://www.opencon2017.org/

Emissão de certificado-declaração: Sim


VII Fórum da Internet no Brasil

Assunto:De acordo com o site do evento : O Fórum da Internet no Brasil é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF). Por meio dele, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet. A sétima edição do Fórum da Internet no Brasil será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro na cidade do Rio de Janeiro (RJ) com o tema “Moldando seu futuro digital”. O CGI.br realizou uma chamada para que representantes de todos os setores interessados enviassem propostas de workshops. Entre 24 de julho e 3 de setembro foram recebidas 78 propostas, das quais foram selecionados 21 workshops que compõem a programação do VII Fórum da Internet no Brasil.”

Quando: 14 a 17 de novembro

Onde: Hotel Prodigy Santos Dumont

Endereço: Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365 - Centro

Rio de Janeiro - RJ

Inscrições: http://forumdainternet.cgi.br/

Emissão de certificado-declaração: Sim


2º Seminário Tecnologia e Cultura: Humanidades Digitais e Competência em Informação

Assunto:Com o objetivo de reunir pesquisadores, estudantes e demais profissionais para debaterem e refletirem o seminário será composto por dois eixos temáticos: humanidades digitais e competência em informação.

Quando:23 e 24 de novembro

Onde: Fundação Casa de Rui Barbosa, Botafogo- RJ

Inscrições: http://bit.ly/2uIYIS4-

Emissão de certificado-declaração: Sim

Conheça Mais: Você sabe o que significa Competência em informação? A professora da UFMG Bernadete Campello têm diversos artigos sobre o tema, para saber mais acesse: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986/1027


3º Seminário Brasileiro de Museus (3º Sebramus)

Assunto:”O 3º Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus) tem como objetivo proporcionar a realização de discussões acadêmicas na área da Museologia, contribuindo para a divulgação qualificada da produção científica dos professores e pesquisadores da área. Promovido pela Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, com apoio da Universidade Federal do Pará, esta terceira edição do Seminário pretende realizar diálogos e debates sobre a temática “Museologia e suas interfaces críticas: Museu, Sociedade e os Patrimônios”.

Quando: 20 a 24 de novembro

Onde: Belém (PA)

Inscrições:http://www.3sebramus.org/

Emissão de certificado-declaração: Sim


III Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias

Assunto:O evento irá tratar de diversos temas relacionados ao mundo digital, tais como:Ética nas Mídias Digitais; Cyberbullying, Sexting; Violência na Rede; Segurança e Privacidade na Vida Digital;Jogos Perigosos e Segurança nos Games;Dependência on-line;Efeitos do Mundo Digital na Saúde e Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes;Desafios da Educação, Alfabetização e Cidadania na Era Digital.

Quando: 21 e 22 de novembro

Onde: Museu do Amanhã, RJ.

Inscrições:https://www.esseencontro2017.com.br/

Emissão de certificado-declaração: Sim


II Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica

Assunto:O evento ocorrerá no dia 24/11/2017, na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, localizada na Rua Buenos Aires, 283, 6º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Suas atividades começarão às 8:30 horas da manhã com as palestras de abertura, ocorrendo na parte da tarde a apresentação e o debate de pesquisas em grupos de trabalho, bem como o lançamento de obras científicas e a palestra de fechamento. Os resumos expandidos a serem apresentados deverão estar correlacionados à temática do seminário: “Metodologia da Pesquisa Jurídica”. Poderão abordar as mais diversas áreas do direito, desde que sob a perspectiva metodológica. Os artigos científicos, decorrentes dos resumos expandidos apresentados, poderão ser selecionados para publicação, com ISBN emitido pela Biblioteca Nacional, na forma deste Edital.

O evento será público e aberto à participação de toda a comunidade acadêmica.

Quando: 24 de novembro

Onde: Mackenzie Rio, Rio de Janeiro.

Inscrições:https://www.eventbrite.com.br/e/seminario-internacional-de-metodologia-da-pesquisa-juridica-tickets-38535973133

Emissão de certificado-declaração:Sim


CURSOS


Nome: IV OFICINA INTEGRIDADE DA PESQUISA, ÉTICA DA CIÊNCIA E REGIMES DE INFORMAÇÃO, BIG DATA E AS POSSIBILIDADES DE CONHECIMENTO

Objetivo: Segundo o site de divulgação do Curso: “As Oficinas Integridade da Pesquisa, Ética da Ciência e Regimes de Informação têm como ponto de partida estudos e pesquisas em torno de questões da valoração e validade de ações e recursos de informação. As atividades de pesquisa, incluídas as Oficinas, são desenvolvidas pelo grupo InfoÉtica - Estudos em Epistemologia, Ética e Política de Informação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal Fluminense, desde 2014.

As Oficinas e as publicações associadas têm como objetivo participar nos processos de reflexão e problematização dos contextos normativos e éticos da pesquisa, da ciência e da informação, nas práticas de pesquisa e ensino, nos contextos de sua realização.

Na Oficina IV, os participantes do grupo Infoética propõem abordar questões éticas relativas aos atuais sistemas computadorizados, tomando como caso exemplar os Big Data.”

Quando: 13 de Novembro

Onde:IACS - Auditório Interartes

Professor Lara Vilela 126

São Domingos, Niterói

Inscrições: goo.gl/rbY5zq

Emissão de certificado-declaração: Sim

Mais informações: Quer saber mais sobre Ética na Informação? Baixe o Ebook gratuito:http://www.garamond.com.br/produto/%C9tica-da-informa%E7%E3o%3A-perspectivas-e-desafios.html


Nome: Especialização em Comunicação e Saúde

Objetivo: Segundo o site da Fiocruz: “O Curso de Especialização em Informação científica e tecnológica em saúde qualifica e contribui para o aprimoramento do desempenho de profissionais que atuam na produção, organização, análise e disponibilização deste tipo de informação.”

Quando: Com carga horária de 380 horas o curso irá começar no primeiro semestre de 2018.

Onde: Fiocruz, Rio de Janeiro.

Inscrições: A chamada pública irá ocorrer em novembro no site do ICICT.

Emissão de certificado-declaração: Sim

Mais informações: https://www.icict.fiocruz.br/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page