O gesto bibliográfico na invenção da história da arte por Giulia Crippa

IV Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA 08 de dezembro de 2017 - Vitória (ES)

RESUMO DAS PALESTRAS

O gesto bibliográfico na invenção da história da arte (Século XVI)

Giulia Crippa (USP)

Propomos uma discussão sobre duas compilações bibliográficas do século XVI: o quarto capítulo da Idea del tempio della pittura de Giovan Paolo Lomazzo (1591), dedicado aos “antigos e modernos escritores de arte” (Lomazzo, 1971, p. 34) e o capítulo “Preceitos de pintura transmitidos pelos antigos e os modernos”, do Tractatio de Poesi et pintura ethnica, humana et fabulosa collata cum vera, honesta et sacra de Antonio Possevino (1595). Ambos os compiladores devem ser considerados, além do bem mais conhecido Vasari, como dois entre os primeiros que começam a elaborar abordagens sistemáticas de autores de arte, estruturando um novo campo de conhecimento através da produção de bibliografias. Esse estudo é de natureza histórica e se realiza através da leitura crítica das fontes originais, com a finalidade de entender as escolhas que, na literatura artística, estabeleceram as bases e marcaram as fronteiras dentro das artes, do campo conhecido como História da Arte. Giovan Paolo Lomazzo (1538-1600) foi um pintor maneirista que passou a se dedicar à teoria quando se tornou cego. Na compilação dele apresenta uma revisão bibliográfica desde a Antiguidade até sua época. O jesuíta Antonio Possevino (1533-1611), autor da Bibliotheca Selecta, é considerado o bibliógrafo católico mais relevante do século XVI. No texto aqui estudado, ele oferece uma bibliografia devocional sobre autores que tratam da arte figurativa de sua época.

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