Nova Liber Agenda em rede!

Em agosto de 2017 foi criada a editoria da Liber Agenda no blog do Portal Ecce Liber. Através do constante mapeamento das redes sociais e observando que grande parte dos eventos, palestras, encontros e cursos ofertados no âmbito da ciência da Informação e da Biblioteconomia utilizam como principal meio de divulgação o Facebook, o objetivo da Agenda é auxiliar na organização e controle dos eventos servindo como um instrumento para os leitores do Ecce Liber.

A quantidade de informação que temos acesso diariamente nas redes sociais é de uma grandeza exorbitante, o que acaba por dificultar a mineração e utilização de forma eficaz do que nos é oferecido diariamente ao logar nossas redes sociais ou abrir nossa caixa de emails. Através de um trabalho de busca em sites e perfis no facebook o Ecce Liber disponibiliza mensalmente uma agenda que contém chamadas para especializações, palestras, congressos, envio de artigos, mesas redondas e debates acerca do mundo do livro, informação, biblioteconomia, história e outros diversos temas que dialogam com as linhas de pesquisa do grupo.

Com sua primeira edição em Agosto de 2017 foram mapeados eventos como a aula Magna do Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO com o pesquisador doutor em Ciência da Informação o cubano Radamés Linares Columbié que se dedica aos estudos epistemológicos do campo da informação, ainda em agosto ocorreu o seminário de lançamento do ebook “Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação” O livro conta com contribuições de pesquisadores de diferentes domínios, com ênfase em Ciência da Informação, discutindo os métodos e os conceitos bourdieusianos para os estudos informacionais. O trabalho é fruto das ações dos pesquisadores Regina Marteleto e Ricardo Pimenta, docentes do PPGCI IBICT UFRJ.

Em setembro a pluralidade de eventos foi ampla e teve desde o II Fórum sobre Competência em Informação organizado pelo Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) até debates sobre Desigualdades educacionais e uso de novas tecnologias organizado pela PUC RIO.

Em outubro tivemos o ENANCIB, que é um dos principais eventos brasileiros de Ciência da Informação e que no ano de 2017 teve como tema : “ Informação, sociedade e complexidade”. Em Novembro podemos destacar dentre os diversos eventos O Encontro de Bibliotecas Jurídicas do Estado de Minas Gerais e o I Simpósio Internacional Network Science e IV Seminário de Big Data Brasil.

Encerrando o ano de 2017, a Liber Agenda completou seu quinto mês em Dezembro com a novidade de divulgar editais de mestrado relacionados a Ciência da Informação e Biblioteconomia. Mais uma novidade que possui como objetivo informar e incentivar os estudantes a entrarem no mundo da pesquisa e da investigação.

A Liber Agenda além de mapear eventos têm o objetivo de ter um diferencial ao realizar links entre eventos, divulgando bibliografias e informações acerca dos temas tratados. Compreendendo esses eventos como espaço de trocas e compartilhamento de saberes o objetivo da Agenda é informar de maneira eficaz seus leitores proporcionando um novo conceito de Agenda, onde os saberes sejam conectados e compartilhados.

A partir de 2018, a Liber Agenda amplia seu potencial de diálogo com a comunidade em Biblioteconomia & Ciência da Informação, bem como saberes afins, com novos serviços e possibilidades. Pelas mídias sociais impera, atualmente, a imposição da conectividade, interoperabilidade e compartilhamento de informações pelo menor número de clicks, ou já devemos dizer toques possíveis. Com isso, a agenda digital ganhar agora uma página própria e outras possibilidades técnico-midiáticas, com foco em redes de compartilhamento e de alertas dinâmicos.

Neste sentido, a Liber Agenda desenvolverá seu foco em manter os leitores mais antenados e ativos com os compromissos do campo. Os programas serão dispostos, por nossos colaboradores, em uma agenda virtual do Ecce Liber. À distância de um clique, você pode adicionar o evento à sua agenda pessoal e manter-se conectad@ aos principais acontecimentos em Biblioteconomia & Ciência da Informação. Veja as novidades AQUI.

Além disso todos podem contribuir para o aprimoramento da Liber Agenda. Se você ficou sabendo de um evento, que não esteja em nossa programação, mande as informações para o email: liberagenda.el@gmail.com.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ