OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da Semana

Nobel de Literatura: entenda o que levou a Academia Sueca a suspender o prêmio

O anúncio feito pela Academia Sueca de que o Prêmio Nobel de Literatura de 2018 será entregue apenas em 2019 é resultado de um desmantelamento da instituição ocorrido ao longo dos últimos meses, mas gestado durante anos. Pela primeira vez desde 1949 a premiação não ocorrerá devido à ausência de votos necessários para a escolha do premiado, além do desgaste da imagem da organização sueca fundada em 1786, provocado pelo escândalo de abusos sexuais. O caso começou após a revelação de múltiplas acusações de abusos sexuais contra o artista Jean-Claude Arnault. Ele é marido de Katarina Frostenson, escritora ocupante da cadeira nº 18 da Academia desde 1992, e um dos homens mais influentes dentro do órgão. Em novembro do ano passado, o jornal sueco "Dagens Nyheter" publicou um texto com depoimentos de 18 mulheres que o acusavam de agressões, assédio e violência sexual, entre os anos de 1997 e 2007. A maioria teria ocorrido dentro das próprias dependências da Academia e em luxuosos apartamentos que a instituição mantém em Paris e Estocolmo.

O Globo - 04.05.2018

Ásia

Rare Marx manuscripts on exhibit in Nanjing

Uma exposição dos manuscritos raros do filósofo alemão Karl Marx foi inaugurada em Nanjing, província de Jiangsu, leste da China, em comemoração ao bicentenário de seu nascimento. Os manuscritos, originários do quarto caderno das anotações de estudo de Marx de Das Kapital, foram escritos durante os seus dias em Bruxelas, de meados de abril até o começo de julho, período em que ele estava elaborando ideias sobre o materialismo. Os manuscritos, que consistem em 54 páginas, incluindo 49 páginas escritas, foram verificados pela Berlin-Brandenburg Academy of Sciences and Humanities of Germany, da Alemanha, e pelo International Institute of Social History of the Netherlands, na Holanda. Os materiais incluem trechos de trabalhos de economia, a matemática por trás de sua doutrina de mais-valia, bem como contas familiares.

People's Daily Online - 03.05.2018

África

Cíntia Gonçalves: "Habituei-me a ler desde muito cedo"

Com 55 poemas, "Simetrias de mulher" mereceu a distinção do júri por retratar de forma cadenciada a problemática da mulher na Angola e no mundo, de uma maneira geral, em que são ressaltados aspectos sobretudo ligados ao empoderamento feminino. Essa jovem estudante do curso de Comunicação Social, do Instituto Superior Técnico de Angola, Cíntia Gonçalves, fala sobre sua obra, vivência, bem como as suas aspirações para o futuro. Nascida em Luanda, no bairro Anangola, muito cedo mudou-se para o Cassequel, onde residiu até aos 18 anos de idade. Por isso mesmo, em homenagem ao bairro que a viu crescer, adotou o pseudônimo literário Maria de Cassequel.

O País - 05.05.2018

América do Norte

Con danza, música y neuroestudios, arte y ciencia dialogan en la UNAM

Numa conferência de imprensa na Sala Nezahualcóyotl, do Centro Cultural Universitario, Jorge Volpi, Coordenador de Divulgação Cultural da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), anunciou a conclusão da segunda edição de El Aleph Art Science Festival, que transcorrerá de 30 de maio a 3 de junho de 2018 em diferentes locais da UNAM. O tema central desta segunda chamada é dedicada a refletir sobre os poderes cognitivos do cérebro, os limites de inteligência e criatividade e, também, avaliar os avanços tecnológicos alcançados pela inteligência artificial, sob o nome de 'Frontera del cerebro y la inteligencia artificial."

La Razón de México - 09.05.2018

América Central

Beneficios de la lectura para la salud mental

Além dos benefícios como aprender, ampliar o vocabulário e desenvolver a imaginação, a leitura é uma das atividades mais proveitosas para a saúde mental. Ela estimula a atividade cerebral e fortalece conexões neurais. Atualmente existem pesquisas que mostram os benefícios dessa atividade para o cérebro, tais como: redução do estresse, interrupção da deterioração cognitiva, melhora as habilidades sociais, desenvole a inteligência, dormir melhor, aumentar a concentração.

El Caribe - 24.04.2018

América do Sul

Mercado de livros registra queda nas vendas e no faturamento em 2017

Se no mês de janeiro a divulgação do “Painel das Vendas de Livros no Brasil" indicara um 2017 positivo para o mercado livreiro, em maio um novo balanço anual foi divulgado e aponta o contrário: um 2017 de baixa. Realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), a nova pesquisa é resultado de uma abordagem mais global que a anterior, pois inclui as vendas para o mercado e para o governo, a partir de dados obtidos junto a 202 editoras do país. Já a pesquisa divulgada em janeiro, realizada pela Nielsen Bookscan Brasil em parceria com a Snel, resultava da coleta de dados apenas do varejo, do “caixa” das livrarias físicas e virtuais, além do mercado varejista que engloba supermercados, redes de loja e outros varejistas colaboradores.

O Globo - 02.05.2018

Europa

Crítica: novas biografias de Karl Marx investigam diferentes períodos da vida do autor

A obra e o perfil, político e pessoal, de Karl Marx sempre foram objeto de acesas controvérsias. Suas inúmeras biografias apresentam avaliações divergentes e antagônicas. Com o desmoronamento da União Soviética e o arrefecimento da Guerra Fria, essa situação começa a se modificar. O teor propagandístico cede lugar a análises mais objetivas. Este esforço é perceptível nas duas biografias que a editora Boitempo publica, por ocasião da celebração dos 200 anos de nascimento de Marx. Ambas abordam momentos de sua trajetória pouco desenvolvidos pelos biógrafos anteriores. “Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna”, de Michael Heinrich, contempla sua infância e sua juventude, o período entre 1818 e 1841. “O velho Marx”, de Marcello Musto, debruça-se sobre seus últimos anos, 1881-1883.

O Globo - 04.05.2018

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ