Dokumente! Acervos brasileiros em língua alemã

Projeto dbp digital oferece acesso online a jornais brasileiros em língua alemã

O projeto dbp digital – Imprensa de Língua Alemã no Brasil ocupa-se da descoberta, preservação, digitalização e catalogação de periódicos em língua alemã publicados no Brasil, especialmente entre 1836 e 1938.

Atualmente três títulos são o foco de trabalho da equipe sediada na Universidade Federal do Paraná: Kolonie-Zeitung, de Joinville, Der Pionier, de Curitiba, e Brusquer Zeitung, de Brusque. Todos disponíveis on-line na hemeroteca digital do dbp digital.

“Temos a perspectiva de um projeto de longo prazo, cujo objetivo é tornar acessível e integrada, por via digital, e sob um formato padronizado, toda a imprensa de língua alemã produzida no Brasil, sempre em parceria com outras iniciativas institucionais semelhantes”, afirma Dr. Paulo Astor Soethe, coordenador do projeto junto com o Dr. Daniel Weingaertner.

Financiado pela Fundação Fritz Thyssen de Fomento à Ciência, o dbp digital é parte da dokumente.br, iniciativa que busca chamar a atenção para acervos brasileiros em língua alemã, presentes em bibliotecas, museus, arquivos e coleções particulares, até então pouco pesquisados. Tais materiais podem vir a ser interessantes objetos ou fontes de pesquisa tanto na área da Germanística, quanto de Biblioteconomia e Arquivologia.

O acervo da dokumente.br engloba, além dos três periódicos mencionados, documentos sobre a comemoração no Brasil dos 400 da Reforma Luterana, ocorrida em 1917, em plena Primeira Guerra Mundial, e a Biblioteca Rolândia, composta pela coleção da Biblioteca do Clube Germânico de Rolândia/PR doada à Universidade Federal do Paraná.

Mais informações no site: https://dokumente.ufpr.br.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ