Biblioteca Francisca Keller: campanha de doação de livros para a biblioteca do Museu Nacional

O incêndio que atingiu, no início do mês, o Museu Nacional produziu, produz e, ainda, produzirá imenso silêncio ou vazio sobre a nossa história, enquanto nação. É inestimável a perda de patrimônio histórico, científico e cultural que sofremos. As possibilidades de pesquisas e apropriações no e do acervo seriam incontáveis, mas agora afastadas para um tempo que não chegará.

Palácio de São Cristóvão, sede do museu. Fonte: Wikipédia.

Entre os maiores prejuízos está a Biblioteca Francisca Keller(BFK), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). A Biblioteca, dantes, era considerada uma das mais importantes bibliotecas de ciências sociais da América Latina, contando com 37 mil volumes. O PPGAS, que possui nota sete (máxima) na avaliação da Capes, em conjunto com o Sistema de Bibliotecas da Ufrj estão iniciando uma campanha para recompor o acervo bibliográfico da BFK.

"A Biblioteca Francisca Keller foi incinerada, mas não morta. Uma biblioteca só morre quando não tem mais leitores. Nós temos leitores. Agora precisamos de livros." Assim fala o texto, na página inicial da campanha, assinado pela Comissão para Reconstrução e Renovação da BFK.

O processo de doação está sendo mediado por uma página na internet. O site oferece maiores informações para quem tem interesse em efetuar doações, além de apresentar a lista de itens perdidos.

A campanha não é só para perpetuar a existência do curso e/ou da BFK, na minha leitura, é parte do movimento de resistência da educação, da ciência e da cultura como bens públicos.

Para acessar o site da Campanha clique aqui!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ