top of page

Organização do conhecimento, cultura da convergência e práxis epistemológica

Organização do conhecimento na era da cultura da convergência: perspectivas para a práxis epistemológica da representação documentária

Edmilson Alves dos Santos Júnior (USP-Ribeirão Preto); Deise Maria Antonio Sabbag (USP-Ribeirão Preto)

Resumo

Propõe o estudo da Organização do Conhecimento na perspectiva da cultura de convergência caracterizada pela colaboração e interação nos espaços em rede onde mídias corporativas e mídias alternativas convergem e possibilitam o produtor e o consumidor interagirem de formas imprevisíveis. Os conceitos fundamentais que permeiam essa cultura são: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva. O objetivo da pesquisa é refletir sobre o documento e a epistemologia praticada na organização, representação e recuperação da informação no âmbito da cultura de convergência. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização da pesquisa serão os propostos por Quivy e Van Campenhoudt (2008) onde todo trabalho de investigação deve responder a alguns princípios estáveis e idênticos utilizando um determinado caminho ou percurso hierárquico de atos epistemológicos constituídos por ruptura, construção e verificação. Os resultados esperados são um conjunto que elementos que contribuam para a práxis epistemológica da representação documentária.

Conheça Edmilson Santos Júnior e Deise Sabbag

Edmilson tem bacharelando em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Estagiário do Programa de Iniciação Científica sem Bolsa da FFCLRP/USP (2015/2016); Monitor Voluntário na disciplina de Metodologia Científica: Processos e Técnicas de Pesquisa do Programa de Monitoria Voluntária da FFCLRP/USP (2016); Agente de Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto (em parceria com o Ministério da Cultura) e Monitor Bolsista na disciplina de Ciências da Informação da Bolsa PEEG - Programa de Estímulo de Graduação da FFCLRP/USP (2017); Bolsista de Iniciação Científica do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes da Graduação (2017/2018), atualmente Estagiário de Biblioteconomia na Biblioteca da Escola SENAI - Eng. Octávio Marcondes Ferraz em Ribeirão Preto - SP (2018); Monitor Bolsista na disciplina SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO II da Bolsa PEEG - Programa de Estímulo de Graduação.

Deise é doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, 2013). Professora Doutora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto desde 2014, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão (com enfoque na área de Organização do Conhecimento) e gestão. É docente permanente na Pós-Graduação, linha pesquisa Produção e Organização da Informação, do Programa de Ciência da Informação da UNESP/Marília. Realizou atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos curso de Biblioteconomia, Arquivologia e Mestrado Profissional em Biblioteconomia. Atuou nesta instituição como vice-diretora da Escola de Biblioteconomia no período de 2011 a 2014, sendo diretora interina entre 2012 a 2013. Participa dos Grupos de Pesquisa Linguagem, Discurso e Organização do Conhecimento (UNESP) ; Bibliotheca Disciplinata (USP) e Análise Documentária (UNESP).

V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia - UFPE - Recife - 2018

***

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page