Autismo, circulação da informação e demografia é o tema do Ecce Liber no GT 5 do Enancib 2021


No dia 27/10, a partir das 14h, os pesquisadores Fernanda Valle (PPGCI IBICT-UFRJ), Marcia Quintslr (PPGCI IBICT-UFRJ e IBGE) e Gustavo Saldanha (IBICT-UNIRIO) apresentarão o artigo intitulado "Estado de mediação, Autismo e a circulação da informação no Censo" no GT 5 do Enancib 2021, grupo de trabalho que debate os aspectos políticos e econômicos da informação.


Conforme os autores explicam, a quantificação e a caracterização das pessoas autistas constituem lacunas das estatísticas oficiais brasileiras diante da necessária mediação da informação voltada a esse público, perpassando instituições informacionais, Estado e sociedade civil. Em que pese a necessidade de dados estatísticos, o trabalho aborda a pertinência do mapeamento censitário, por vezes articulado como perguntas simples, considerando a complexidade da mediação, circulação e apropriação da informação estatística no escopo do logos informacional autista.


Para conhecer esse e outros trabalhos do Ecce Liber, acesse o canal oficial do evento no Youtube a partir de semana que vem. O Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, Enancib 2021, será realizado entre 25 e 29 de outubro de 2021, em formato remoto. Conheça a programação completa em http://enancib2021rio.ibict.br/.

Posts Em Destaque
Posts Recentes