Ecce Liber no XVI CONLES


Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2021, os ecceliberianxs Amanda Salomão, Daniel Ribeiro Strauch e Victor Rosa participaram do XVI Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura (CONLES), organizado pelo Consejo Puebla de Lectura e a Univeridad Iberoamericana Puebla, do México. No evento, os pesquisadores apresentaram três trabalhos sobre leitura, bibliotecas e clubes de leitura, todas essas reflexões resultados de discussões no Ecce Liber.


Na proposta Leitura em tempos de crise: clubes de leitura, hashtags e pandemia de Covid-19 no Brasil, Daniel, Victor e Amanda apresentaram reflexões sobre a intensificação de atividades relacionadas a clubes de leitura no Brasil em 2020 no contexto da pandemia de coronavírus, refletindo de que maneira esses encontros atuam como instrumentos potenciais de conscientização e enfrentamento aos cenários de crise.


Em Várias bibliotecas na escola: uma (breve) história da cultura escolar no Brasil dos anos 1930, Victor Rosa apresentou as reflexões fruto de suas experiências no Mestrado em Educação na ProPED/UERJ, discorrendo sobre a coexistência de bibliotecas em escolas brasileiras na década de 1930. A pesquisa, histórica e documental, foi realizada no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II, destacando como resultados preliminares a existência da biblioteca “oficial”, mantida pela instituição, e de bibliotecas secundárias.


Por fim, em Clubes de leitura como espaços de apropriação de saberes: horizontes de transformação de mulheres leitoras, Amanda Salomão apresentou os resultados de sua dissertação no PPGCI IBICT-UFRJ. A reflexão tratou das experiências de leitura compartilhadas no Leia Mulheres Rio de Janeiro em 2019 como meio para a construção de laços afetivos e simbólicos das participantes entre si e com o clube, cujos sentidos atribuídos aos saberes apropriados foram aplicados em suas vivências para transformar seus modos de enfrentar momentos de crises pessoais e expandir suas reflexões críticas sobre a realidade.


É o Ecce Liber rodando a América Latina!


Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes