top of page

Emancipação social é o tema central do Ecce Liber no GT 3 do Enancib 2021


O GT 3 do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib), responsável pelo tema Mediação, Circulação e Apropriação da Informação aprovou dois trabalhos escritos por pesquisadores do Ecce Liber: "Loci de leitoras e leituras: práxis das mediações sociotécnicas em clubes de leitura", escrito por Amanda Salomão (IBICT-UFRJ) e Gustavo Saldanha (IBICT-UNIRIO), e "Informação e emancipação social: representações sociais das mulheres negras da Casa das Mulheres da Maré no Rio de Janeiro", de autoria de Priscila Fevrier (IBICT) e Rodrigo de Sales (UFSC).


No dia 26/10, a partir das 15h30, Salomão e Saldanha investigam, sob uma abordagem teórica, os clubes de leitura como espaços de apropriação de saberes no escopo dos estudos epistemológicos sobre a leitura em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Pautados em Nicolas Roubakine e Paulo Freire, verificaram sob quais condições as experiências de leitura compartilhadas possibilitam construções coletivas de saberes que potencializam o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a realidade ao redor.


No dia seguinte, 27/10, às 11h30, Fevrier e Sales apresentarão o estudo sobre as representações sociais acerca da informação a partir do discurso das mulheres negras frequentadoras da Casa das Mulheres da Maré no Rio de Janeiro. Os autores entendem a informação como um elemento para transformação de realidades sociais e empoderamento. No artigo em questão, o conhecimento sobre as mulheres negras e sua condição enquanto sujeitos dentro da sociedade da informação.


O Enancib 2021 será realizado entre 25 e 29 de outubro de 2021, em formato remoto. Conheça a programação completa em http://enancib2021rio.ibict.br/.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page