Justiça social e biblioteconomia negra é o tema da nossa participação no GT 6 do Enancib 2021


O Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB 2021) começou hoje, 25/10! A partir de amanhã, pesquisadores de diferentes instituições e lugares apresentarão os artigos aprovados sob o tema central 50 anos de Ciência da Informação no Brasil: saberes, diversidade e transformação social.


Como publicamos nos últimos dias, o Ecce Liber está presente em diferentes grupos de trabalho: GT 1 - Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação, GT 2 - Organização e Representação do Conhecimento, GT 3 - Mediação, Circulação e Apropriação da Informação, GT 5 - Política e Economia da Informação e, para fechar, o GT 6, responsável por debater Informação, Educação e Trabalho.


No dia 27/10, a partir das 9h45min, os pesquisadores Franciéle Garcês (UFMG), Dirnéle Garcez (UFSC), Priscila Fevrier (IBICT), Raquel Mascarenhas (IBICT) e Edilson Targino (UFPB) apresentarão o artigo intitulado "Pessoas bibliotecárias negras nas páginas da Ebony Maganize: movimentos pelos direitos civis, dessegregação racial e acesso à biblioteca". Este trabalho contextualiza o período de segregação racial e a realidade de acesso à biblioteca pelas comunidades negras americanas, bem como o movimento pelos direitos civis e a luta pela desagregação em bibliotecas. Foram analisados 313 números da revista durante o período de 1959 a 1985.

A partir das 11h20, Franciéle, Dirnéle e Priscila se juntam à Nathália Romeiro (UFMG) e Ana Paula Meneses (UFMG) para a apresentação do trabalho "Justiça para quem? Justiça social, informacional, racial e de gênero em bibliotecas.", que propõe um modelo teórico de Competência em Informação para a justiça social em bibliotecas e unidades de informação, orientada pela discussão de justiça informacional, social, racial e de gênero dentro destas ambiências informacionais, a partir de teóricos e pesquisadores do campo biblioteconômico-informacional e correlatos.


Para conhecer a programação completa do Enancib, acesse: http://enancib2021rio.ibict.br/ e lembre-se: a transmissão será pelo canal do Enancib 2021 no Youtube.

Posts Em Destaque
Posts Recentes