top of page

Teses

&

Dissertações

​
  • 2020
​
CAJÉ, Bruna Carla Muniz. Condicionantes sociopolíticos das teses e dissertações na contemporaneidade no Brasil: teoria do conhecimento, documento registrado e as políticas orientadas para os documentos epistêmicos. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2020. 178 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
​
SALOMÃO, Amanda. Leitura, apropriação de saberes e transformação pessoal: relações subjetivas e intersubjetivas a partir das perspectivas de mulheres pertencentes a clubes de leitura. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2020. 312 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
​
MATA, Diogo Xavier da. Uma arqueologia do discurso biobibliográfico: um percurso dos dicionários biográficos da Renascença às plataformas biobibliográficas contemporâneas. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. 
​
  • 2019
 
AMORIM, Bianca Rihan Pinheiro. Documentos dialógicos, territórios dialéticos: um estudo sobre murais e seu papel na guerrilha simbólico-material do movimento zapatista de libertação nacional. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2019. 303 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
​
ALMEIDA, Tatiana de. Os loci epistêmicos e o método analítico como forma de compreensão do ensino e da pesquisa em Organização do Conhecimento no Brasil do século XXI. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2019. 430 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
 
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Representações sociais acerca das culturas africana e afro-brasileira na educação em Biblioteconomia no Brasil. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2019. 521 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
​
  • 2018
 
FIGUEIREDO, Márcia Feijão de. A retórica da validação na informação imagética científica: um estudo sobre a arte de "fazer ciência" a partir das imagens. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2018. 179 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
​
FLORO, Rodrigo. Representação descritiva de peças teatrais: uma proposta de guia. Orientadora: Naira Christofoletti Silveira. 2018. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
​
SILVA, Michelle Louise Guimarães da. A vivência dos (meta)documentos do inconsciente: itinerários da organização do conhecimento no Museu de Imagens do Inconsciente a partir do olhar de Nise da Silveira. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
​
  • 2017
​
ANDRADE, Mariana Acorse Lins de. A fotografia em acervos de memória: uma discussão sobre seus elementos descritivos. Orientadora: Naira Christofoletti Silveira. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
​
MENEZES, Vinícios Souza de. Rasum Tabulae: um limiar metafórico-escritural dos estudos da informação, ou, Le Livre.Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2017. 306 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
​
SANTOS, Lourdes Maria dos. Subsídios teórico-aplicados para a elaboração de um glossário no contexto da epistemologia biblioteconômico-informacional. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
​
  • 2016
​
ANTUNES, Camila da Silva. O papel do bibliotecário no acesso à informação: a escolha informada na opção do modelo de parto. Orientadora: Naira Christofoletti Silveira. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
​
BARBOZA, Andréa da Silva. Livro de artista: estudo conceitual na coleção Paulo Herkenhoff do Museu de Arte do Rio. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
​
FRANCA, Aline da Silva. Do cocar ao catálogo: a representação bibliográfica da autoria indígena no Brasil. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
 
SALINO, Deila Batista. Lei de Acesso à Informação no contexto dos Tribunais de Contas: a pragmática da transparência a partir da filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2016. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
​
SILVA, Giovani Miguez da. As relações entre informação, linguagem e símbolo: a Filosofia da Ciência da Informação entre realidade e a idealidade. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
​
VIEIRA, Luciana de Souza dos Santos. A representação documentária de coleções especiais: acervos de instituições de ensino superior públicas do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Naira Christofoletti Silveira. 2016. 245 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
​
  • 2015
​
BENTO, Leila Maria. As transformações sócio históricas da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica sob o ponto de inflexão informacional: um estudo bibliográfico sobre as mudanças pela ótica da produção seriada do conhecimento institucional. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
​
REBELLO, Isabel Santana da Conceição. Biblioteca infantil, leitores e leitura: um estudo a partir da dispersão da literatura especializada. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
​
BARATA, Manoel Silva. Contribuições ao domínio da preservação nos estudos biblioteconômicos: do diagnóstico às diretrizes sobre a ação dos bibliotecários na preservação digital de documentos técnico-científicos da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Orientador: Gustavo Silva Saldanha. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
 
​
​
​
bottom of page