70 anos depois de 1945: a longa viagem de uma filosofia intercultural na e para a era da informação

A resenha "A longa viagem de uma filosofia intercultural na e para a era da informação: vida e pensamento, ser e tempo em Rafael Capurro" apresenta o conteúdo completo da obra "KELLY, Matthew; BIELBY, Jared (Orgs.). Information Cultures in the Digital Age: a Festschrift in honor of Rafael Capurro. Berlim: Springer, 2016."

O livro representa o resultado final de um longo projeto que integrou todos os continentes, mais de dez países, com a participação de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, incluindo quatro brasileiros, interessados nos desafios dos estudos informacionais em diálogo com as ideias do filósofo uruguaio que construiu sua obra na Alemanha. Nascido em 1945, ano-marco para o desenvolvimento das teorias informacionais, Capurro completou em 2015 seus 70 anos. Sua vida e sua produção teórica dialogam, pois, diretamente, com a historicidade da própria construção da filosofia contemporânea da informação.

"Trata-se de uma espécie de (re)compreensão de todo o projeto cibernético, da teoria matemática da comunicação ao big data, da indústria cultural à internet. Essa (re)compreensão pode ser apreendida, sob a trajetória de Rafael Capurro, parodiando Norbert Wienner, como 'a interpretação humana de seres humanos”, ou, dito em outros termos, podemos afirmar que estamos diante de milhares de palavras que simplesmente descortinam algo como '70 anos depois de 1945'... tudo em busca daquilo que permanece na voz e nas ações interculturais de Capurro, essas, por sua vez, que representam nitidamente uma tentativa histórica de dizer 'o nome da informação'." (SALDANHA, FUGAZZA, 2017)

Leia a resenha completa AQUI.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ