top of page

Desmistificando a modelagem informacional: pesquisadoras do Ecce Liber apresentam oficina em Aracaju


A atividade científica envolve diferentes etapas. Saber gerenciá-las afeta não somente a qualidade dos resultados obtidos, como a memória da pesquisa, desde a concepção à publicação. Imagine, então, o desafio de administrar um projeto mais amplo, com variados perfis profissionais e áreas do conhecimento!


Segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2016, foram mapeados 37.640 Grupos de Pesquisa (GPs) no Brasil, dos quais 259 são da Ciência da Informação. Cada um desses grupos é um “conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças”, baseado na experiência e “linhas comuns de pesquisa que se subordinam ao grupo (e não ao contrário); e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, [20–]).


No contexto do planejamento e organização dos GPs, observa-se de forma empírica a dinâmica diversificada de métodos e técnicas na organização para coletivos acadêmico-científicos, ou seja, os grupos definem as melhores formas de otimizar o compartilhamento do conhecimento de acordo com suas temáticas e pessoalidades intrínsecas para gerenciar os dados, os fluxos de trabalho e organizar a memória documental.


Nessa direção, a adesão aos princípios da Gestão Documental (GD) e da Arquitetura da Informação (AI) fomentam a organização interna, compreensão da hierarquia e correlação entre assuntos e equipes, além de criar a estrutura informacional necessária para intercâmbio e reuso dos dados entre os pares. De acordo com Davenport (1998 apud Lima, 2016) uma visão geral da AI aponta para a condução do usuário ao local onde as informações estão disponíveis, pois estrutura e organiza as informações para: (i) mapear necessidades da instituição; (ii) relacionar processos e (iii) facilitar tomadas de decisões. Segundo o autor, as informações dispersas na organização, originadas de diferentes fontes e armazenadas em vários formatos, provocam dificuldade de acesso. Como solução, a AI se constitui como um modelo de Planejamento Informacional dos Sistemas.


Com base em mais de 17 anos de experiência em Organização do Conhecimento no contexto acadêmico e corporativo e na modelagem operacional desenvolvida para o projeto Comunicação e Articulação em Ciência e Tecnologia (C&T), subprojeto 01 - Pesquisa, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), as pesquisadoras Graciane Bruzinga Borges e Lais Tuler promoverão o encontro "Oficina de modelagem para Gestão de Grupos de Pesquisa: métodos e técnicas de organização para coletivos acadêmico-científicos", no dia 11 de novembro de 2023, na Universidade Federal do Sergipe (UFS), de 09h00 às 11h00, sábado, dentro da programação Pós XXIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib).


O encontro, público e gratuito, tem a finalidade de refletir criticamente acerca de boas práticas de pesquisa aderentes às tendências emergentes da ciência aberta e de gestão de dados. Tem como intenção a construção da memória institucional a partir da partilha de experiências na criação de instrumentos de controle e gestão de processos em atividades realizadas entre maio de 2022 e maio de 2023.


O debate é constituído por etapas que contemplam procedimentos de controle, de organização, de representação e de armazenamento de dados gerados e/ou manipulados internamente pela Equipe Executiva do Subprojeto 01 - Pesquisa. Como fundamentos teórico-metodológicos, estabeleceu-se a tríade: (1) princípios de Arquitetura de Informação; (2) técnicas de Gestão Documental e (3) ferramentas de Gestão de Projetos. Está com uma ideia de pesquisa e não sabe como documentar? É pesquisador experiente e deseja trocar ideias sobre AI? Aproveite a oportunidade de vivenciar experiências sobre modelagem para gestão de grupos de pesquisa!


As inscrições estão disponíveis no link: https://encurtador.com.br/jyU59


Equipe organizadora:


Dra. Graciane Silva Bruzinga Borges | Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, da Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/ECI/UFMG). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGGCI), da mesma instituição. Bibliotecária - CRB6: 2820 (ECI/UFMG). Pesquisadora bolsista do projeto “Articulação e Comunicação em Ciência e Tecnologia (C&T): Subprojeto 01 - Pesquisa”, vinculado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), onde, conjuntamente a outras 5 (cinco) pesquisadoras da área e sob a coordenação do professor doutor Gustavo Saldanha, mapeia e analisa iniciativas teórico-metodológicas de inovação informacional no horizonte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Pesquisadora e atual coordenadora da Comissão Científica do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX) da ECI/UFMG, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela professora doutora Gercina Ângela de Lima. Sócia fundadora e Responsável Técnica Geral da GBM Serviços Especializados em Gestão da Informação. Membra da diretoria de Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG). Professora responsável pela área de Elaboração de Trabalhos Científicos dos cursos de especialização em Ginecologia Minimamente Invasiva da Pós-graduação da Faculdade Ciência Médicas de Minas Gerais (PGCM). Membra do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes (Ecce Liber), em parceria com o (Ibict) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), também registrado no CNPq. Possui ampla experiência na prestação de serviços especializados, vinculados à Ciência da Informação (CI), em contextos acadêmicos e corporativos de instituições públicas e privadas. E-mail: gracianebruzinga@gmail.com. ORCID: 0000-0002-6677-9702. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1783747582273202.


Lais Sousa de Alencar Tuler | Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca (2015). Atualmente é graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e assistente de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. É também pesquisadora bolsista do projeto “Articulação e Comunicação em Ciência e Tecnologia (C&T): Subprojeto 01 - Pesquisa”, vinculado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), onde, conjuntamente a outras 5 (cinco) pesquisadoras da área e sob a coordenação do professor doutor Gustavo Saldanha, mapeia e analisa iniciativas teórico-metodológicas de inovação informacional no horizonte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, organização do conhecimento e educação. E-mail: laissalencar@edu.unirio.br. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6435618447804729.


Referências básicas da oficina:


ARQUITETURA da Informação. [S. l.]: Design da Informação, [20--]. Disponível em: http://www.design-educacao-tecnologia.com/informacao/arquitetura/arquitet.html. Acesso em: 12 set. 2023.


BORGES, G. S. B.; NUNES, I.; TULER, L. S. de A. Projeto de Pesquisa Articulação e Comunicação em Ciência e Tecnologia (C&T): modelagem das arquiteturas de informações de gestão e metodológicas do Subprojeto 01 - Pesquisa. Rio de Janeiro: Subprojeto 01 - Pesquisa. 2023. Elaborado em colaboração com Edilma Macedo, Fernanda Valle e Mayara Silva. (Software Mindomo). Disponível em: https://www.mindomo.com/mindmap/projeto-de-pesquisa-articulao-e-comunicao-em-cincia-etecnologia-ct-ac2ea83d3a07404a91fb75b32f5e9b43. Acesso em: 08 ago. 2023.


CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Grupo de Pesquisa. [Brasília, DF]: CNPq, [20--]. Disponível em: http://www.lattes.cnpq.br/web/dgp/wikiadm/-/wiki/Main/Grupo+de+pesquisa2. Acesso em: 10 out.. 2023.


DAVENPORT, T. H. Arquitetura da Informação. In: DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 2000. cap. 9, p. 200-223.


LIMA, Gercina Ângela. Arquitetura da informação. In: MIRANDA, Roberto C. da R. (org.). Arquitetura da informação na Câmara dos Deputados. Brasília, DF: Câmara dos Deputados., 2016. cap. 2, p.47-62. (Série Relatos de Pesquisa).


MORVILLE, P; ROSENFELD, L. Information Architecture for the World Wide Web. Beijing: O’Reilly, 2007. 504 p.


ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Frascati: metodologia proposta para levantamentos sobre pesquisa e desenvolvimento experimental. Tradução Olivier Isnard. [S. l.]: F-Iniciativas, 2013, 302 p. Disponível em: https://antigo.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/indicadores/detalhe/Manuais/OCDE-Manual-Frascati-em-portugues-Brasil.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.


ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Oslo: proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Brasília, DF: FINEP, 1997.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page