top of page

A Arte da Bibliografia III

Bibliografia uma arte ou uma ciência? No mundo dos textos, resiste o bibliógrafo que insiste em reuni-los, classificá-los e construir instrumentos que permitam o acesso a estes textos. O paradigma bibliografico não se finda na Era da Informação Digital, pelo contrário, urge exponencialmente a retomada da discussão acerca do controle bibliográfico.

Para o bibliógrafo italiano Alfredo Serrai, a Bibliografia é mapa e índice da literatura, da ciência e da cultura enquanto atividade que se funda e se exprime por meio dos testemunhos documentários. É a evidência ordenada das referências relativas a tudo que já foi escrito, publicado ou reproduzido.

A partir do conceito de Bibliografia, o “III Seminário Internacional: A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico” aprofundará as discussões iniciadas nas duas primeiras edições do evento (ocorridas em 2014 na UFRJ e em 2015 na USP), com foco nas faces culturais do gesto bibliográfico.

Destaque internacional da terceira edição do evento é a participação do Prof. Alberto Salarelli, da Universidade de Parma, que atua nas áreas de Bibliografia, Teoria da Biblioteconomia e Bibliotecas Digitais.

O evento, gratuito e apoiado pela FAPEMIG, é uma realização da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI UFMG) e ocorrerá no dia 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30, no Auditório da Biblioteca Central da UFMG, 2. andar (Av. Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Belo Horizonte-MG).

Os organizadores do evento esperam constituir um fórum interdisciplinar de atores acadêmicos e de outros perfis de pensadores dedicados aos estudos do livro, do documento e da informação, permitindo o estabelecimento de um cenário propício para a construção de novas abordagens científicas e tecnológicas.

O “III Seminário Internacional a Arte da Bibliografia: as faces culturais do gesto bibliográfico” compõe as comemorações dos 500 anos de nascimento do bibliógrafo suíço Conrad Gesner em 2016 (Zurique, 26 de março de 1526 - Zurique, 13 de dezembro de 1565).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page