top of page

A Bibliografia e a construção da Ciência da Informação!


Cristina Dotta Ortega, Maria da Conceição Carvalho, Vinicius de Souza Tolentino, Nara Luisa Xavier Francisca Souza (ECI-UFMG) apresentam “O papel da Bibliografia na construção do conhecimento em Ciência da Informação: o caso da Escola de Ciência da Informação da UFMG” na Mesa 2 do III Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico, que ocorrerá no Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), Rua Ceará, 2037, Centro, Belo Horizonte-MG, no dia 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30,

A Mesa 2, que se intitula “Da ciência à sociedade: ciência, arte, literatura e raridade bibliográfica” e tem a coordenação de Terezinha de Fátima Carvalho de Souza (ECI-UFMG), reúne as seguintes abordagens em sua ementa: Bibliografia e representação social. Sistemas de organização e representação do conhecimento e a experiência bibliográfica. A arte, a literatura e as práticas bibliográficas. A raridade bibliográfica na contemporaneidade. Editoração, memória e identidade nacional. Bibliografia e Brasiliana. Imaginário político e práxis bibliográfica. Desdobramentos sócio-históricos da práxis bibliográfica.

A professora Cristina Dotta Ortega possui graduação em Biblioteconomia e mestrado e doutorado em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), atuando no curso de graduação em Biblioteconomia (na docência e na orientação de bolsas de iniciação científica e da atividade optativa de elaboração de monografias) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (na docência e na orientação em nível de mestrado e doutorado). É membro da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação e da ISKO Brasil - International Society for Knowledge Organization.

Maria da Conceição Carvalho é doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários – PósLit - e Mestre em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunta da Escola Ciência da Informação da UFMG. Pesquisadora nos campos da Biblioteconomia e dos Estudos Literários, atuando principalmente com as temáticas da História da leitura, Leitura e formação do leitor, Literatura infantil e juvenil, Arquivos Literários.

Vinícios Tolentino e Nara Luisa Xavier Francisca Souza atualmente cursam doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Naira Luisa Xavier Francisca Souza é graduanda em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page