top of page

Neguentropia e Bibliografia... para além da falha digital...

"Para além da falha digital: as duas perspectivas da Bibliografia" - Alberto Salarelli (Universidade de Parma) será a conferência de abertura do III Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico, no Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), Rua Ceará, 2037, Centro, Belo Horizonte-MG, no dia 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30. A Profa. Dra. Giulia Crippa (FFCLRP-USP) fará a mediação da palestra.

Alberto Salarelli é professor associado de Bibliografia, Biblioteconomia e Ciência da Informação do Departamento de Ciências Humanas, Letras, Arte e História da Universidade de Parma, na Itália. Tem mais de oitenta artigos publicados na Europa e fora do Velho Continente sobre os domínios documentais, bibliográficos e informacionais. É membro dos comitês científicos das revistas AIB Studi", "Culture del testo e del documento", "JLIS.it - Italian Journal of Library and Information Science", "Biblioteche oggi", "Ricerche di S/Confine". É também membro do Conselho de SISBB - Sociedade Italiana de Literatura e Ciências Biblioteconômicas.

Para conhecer mais Salarelli, entre em: http://www.unipr.it/ugov/person/18043

Sua conferência versará sobre a disciplina bibliográfica e suas faces contemporâneas e futuras. Veja a ementa:

Trata-se de uma reflexão sobre a Bibliografia como uma disciplina neguentrópica (lembrando, é claro, a teoria matemática de comunicação de Shannon). Estudo sobre os conceitos de análise e síntese do campo bibliográfico, em seguida, em torno do "livro" objeto como exemplos particulares da categoria de documentos "fortes". Duas almas da bibliografia (textual e o repertorial) e como elas se configuram depois da revolução digital. Hipóteses para o futuro da disciplina.

SOBRE O EVENTO III Seminário Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA: as faces culturais do gesto bibliográfico Local: Instituto Cultural Amilcar Martins (Rua Ceará, 2037, Funcionários, Belo Horizonte-MG) Data: 07 de dezembro de 2016, das 8h30 às 18h30. Inscrições no Local

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page