top of page

OFLClipping - Semanário Teleológico

Em meio a era digital, na qual o fim do livro em formato códex parecia ser um acontecimento inevitável, a queda nas vendas de livros eletrônicos prova o contrário. A maior rede varejista de livros, Amazon, conhecida pelo leitor digital Kindle, aposta no mercado de venda de livros impressos, para provar que o livro nunca acaba, só se reinventa.

Folha de S. Paulo – 10.02.2017

O serviço online do site de literatura Nezarastet envia,

diariamente, excertos das obras de Púchkin, poeta mais

reverenciado da Rússia. Para receber os poemas diariamente, o

usuário deve se inscrever no site (em russo), gratuitamente. O

objetivo do projeto é estimular a leitura de clássicos da literatura.

Gazeta Russa – 13.02.2017

A Bangkok City Library, projeto criado pelo Bangkok Metropolitan Administration e que planeja transformar um prédio antigo em uma nova biblioteca na cidade, faz parte de uma grande campanha para promover a capital como uma “cidade do aprendizado”, de forma a estimular os hábitos de leitura. Para tanto, as obras para a inauguração da biblioteca estão sendo antecipadas para que ela abra em março, dois meses antes do previsto.

Bangkok Post – 04.02.2017

A Al-Kafil Publications, uma editora no Iraque afiliada ao templo sagrado de Hazrat Abbas, planeja publicar uma interpretação árabe do Alcorão em língua alemã, escrita por Mohammad-Hussein Fatemi. Para o projeto, estão sendo empreendidos as mais avanças técnicas de impressão.

Iran Daily – 03.02.2017

África

Na maioria dos países árabes, a prática do divórcio ainda é sinônimo de culpa e sofrimento para muitas mulheres. Tendo isso em vista, Nazmy e Doaa Helmy lançaram uma coleção de pequenas histórias, intitulado “I want a divorce”, que ilustra os esforços empreendidos por mulheres egípcias para conseguirem o divórcio.

Daily News Egypt – 08.02.2017

O pequeno de apenas cinco anos, Junior Kamungeremu, demonstra seus prodigiosos talentos em computação em um centro de aprendizagem em Chitungwiza, no Zimbábue. Kamungeremu tenta convencer seus professores de que é possível ensinar pessoas semianalfabetas a mexerem nos computadores, através de imagens e figuras, ainda que elas não possam ler, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento de informação, comunicação e tecnologia no país.

The Herald – 11.02.2017

América do Norte

Livrarias dos Estados Unidos abriram seu espaço para discussões políticas contra as ações do governo Trump. Além das vendas de livros distópicos e que versam sobre política, as livrarias norte-americanas tornaram-se palco de palestras de ações contra o governo de Donald Trump e disseminadoras de informações sobre os atos de resistência.

The New York Times – 15.02.2017

A Waterdown Library and Civic Centre, em Hamilton, no Canadá, é a prova de que as bibliotecas podem ser locais de design criativos e inovadores ao apresentar, além de todos os serviços costumeiros de biblioteca, uma construção moderna.

The Globe and Mail – 18.01.2017

América Central

Os pais de Trayvon Martin, adolescente afro-estadunidense de 17 anos morto na Flórida por um policial, em 2012, apresentaram em Miami um livro que analisa a morte e o legado do filho, que se converteu em um dos maiores símbolos de apelos por justiça social dos Estados Unidos.

El País.Cr – 06.02.2017

América do Sul

Em análise do IBGE sobre o comércio varejista, o mercado editorial foi quem sofreu “a queda mais acentuada da sua série histórica”. As vendas de livros tiveram um recuo de 16,8% em relação ao período de janeiro a dezembro de 2015, além da substituição dos produtos impressos pelos de meio eletrônico, apontados pelo IBGE.

O Globo – 14.02.2017

A pesquisadora Heather Wolfe, especialista em Shakespeare, lança mão de fragmentos microscópicos de cabelo e pele acumulados em livros dos séculos XVII para saber um pouco mais sobre a vida do dramaturgo. Diante da ausência de dados reais e das inúmeras especulações sobre a vida de Shakespeare, Wolfe busca nos livros novas descobertas sobre a biografia do bardo.

Clarín – 13.02.2017

A Biblioteca de Santiago vai abrir as portas para um encontro de jovens fãs de literatura infanto-juvenil, como Harry Potter, Game of Thrones e Star Wars. O evento conta com inúmeros autores regionais e palestras sobre o livro e a internet e o papel da mulher na literatura.

El Mercurio – 16.02.2017

Bibliotecas públicas de Edinburgh, capital da Escócia, enfrentam inúmeros cortes em seus horários de funcionamento. Autoridades escocesas, em favor das bibliotecas, tentam reverter as propostas de cortes.

Edinburgh News – 08.02.2017

A instalação de catracas para controlar o acesso à Biblioteca da Universidade de Bolonha, após um confronto entre estudantes e policiais, levou movimentos estudantis às ruas para protestar sobre a decisão.

Isto É – 10.02.2017

A nova biblioteca do escritório Dominique Coulon & Associés, localizada em Thionville, na França, transcende o conceito tradicional de biblioteca ao abrigar não apenas o acervo bibliográfico e midiático da entidade, como também, oferecer áreas livres com espaços para criação, restaurantes e estúdios de música.

Gazeta do Povo – 09.02.2017

Um grupo de criminosos roubou diversos livros raros que, juntos, totalizam mais de 2 milhões de libras. Com esquemas dignos do filme “Missão Impossível”, a quadrilha escalou o depósito, localizado em Heathrow, e invadiu o sistema de segurança, escapando com mais de 160 livros, sendo grande parte deles datados dos séculos XV e XVI. Especialistas dizem que, dentre as obras mais valiosas, estão a cópia de 1566 do “De Revolutionibus Orbium Coelestium”, de Copérnico. Também têm livros de Galileu, Isaac Newton, Leonardo Da Vinci e a edição de 1569 da “Divina Comérdia”, de Dante.

Daily Mail – 12.02.2017

Oceania

A filial australiana da editora Simon & Schuster anunciou que não irá publicar o livro “Dangerous”, do jornalista britânico Milo Yiannopoulos. A decisão tem a ver com as ideias políticas conservadoras e preconceituosas contidas na obra, que contrariam os interesses da editora.

The Camberra Times – 16.02.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page