top of page

OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da semana

Um inventário realizado em bibliotecas públicas do Reino Unido aponta para mais de 25 milhões de livros desaparecidos. Os bibliotecários britânicos fazem um apelo às autoridades para que elas invistam – ao invés de reduzirem - recursos nas bibliotecas, para que os mesmos possam trabalhar adequadamente, de forma a evitar o enfraquecimento das bibliotecas, bem como o desaparecimento de mais livros.

The Guardian – 23.02.2017

Ásia

No período da Rússia soviética, em 1937, Stálin celebrou o 100º aniversário da morte de Púchkin, o mais conceituado poeta russo, para conquistar apoio popular. Conhecido durante o século XIX apenas pela elite intelectual, Stálin exaltou a imagem do poeta enquanto deus socialista, em meados do século XX, para unir a população e estimular os sentimentos de amor à Rússia, transformando-o um dos maiores escritores russos de todos os tempos.

Gazeta Russa – 19.02.2017

Jovens autores de ficção, a maioria não tendo nem alcançado dezoito anos, têm se tornado cada vez mais populares no mundo todo. E a Índia não é uma exceção. As editoras indianas apostam nesses jovens talentos como meio de expandir o mercado editorial e garantir novos best-sellers.

Hindustan Times – 20.02.2017

Um novo programa de televisão na China, “Readers”, tornou-se sensação no país, estimulando os hábitos de leitura. Com um tema diferente a cada episódio, o programa tem como objetivo convidar pessoas anônimas a lerem, em voz alta, trechos de livros, poemas e ensaios que eles tenham gostado ou escrito. Ainda, os participantes podem compartilhar histórias sobre o porquê de terem gostado de determinada obra.

People’s Daily China – 22.02.2017

África

A terceira edição do “The Cairo Literature Festival” contou com a presença de mais de 18 países, incluindo-se aí Europa e América do Norte. O Festival teve como tema “As mulheres são a tinta e a alma da escrita”, o evento busca promover uma integração cultural entre a literatura árabe e de outros cantos do mundo.

Daily News Egypt – 19.02.2017

A 23ª edição do “Salão Internacional de Edição e do Livro de Marracos” contou com a presença de escritores e autoridades interessadas em promover a integração cultural no contexto da África Central. Defendeu-se a criação de políticas que motivam a integração linguística e literária nos países africanos, bem como o incentivo às indústrias culturais, de modo a fortalecer os laços históricos e linguísticos na África Central.

O País – 21.02.2017

América do Norte

Com o intuito de atrair crianças e adolescentes, bem como estimular os hábitos de leitura e lhes oferecer a informação correta, Carla Hayden, bibliotecária da Library of Congress, estabelece estratégias para conquistar esse novo público leitor. Para tanto, a Biblioteca expandiu seus horários de funcionamento e oferece acesso a documentos históricos.

The Washington Post – 18.02.2017

A propaganda da “Feria de la Lectura de Yucatán (FILEY)”, organizada pela Universidad Autónoma de Yucatán, gerou polêmica na internet por banalizar a violência de gênero. Em referência à uma imagem do filme “Cinquenta Tons de Cinza”, a frase promocional afirmava “Me castigue, mas me deixe ler”. Após a onda de repúdios, a Feira se desculpou publicamente pela publicação.

Clarín – 21.02.2017

América Central

Ainda que a morte de Fidel Castro, em novembro de 2016, tenha causado grande comoção em Cuba, fora a biografia de seu irmão, Raúl Castro, o livro mais vendido no país, segundo o Instituto Cubano do Livro. Seguindo a obra de Raúl Castro entre os 10 livros mais vendidos, está “1984”, de George Orwell, obra anteriormente proibida em Cuba.

Jornal do Brasil - 15.02.2017

América do Sul

Após as polêmicas geradas pela utilização do livro “UY-Siglo XX”, da Professora Silvana Pera, em algumas escolas privadas uruguaias, por conter uma opinião favorável ao sistema comunista, o “Consejo de Educación Inicial y Primaria” criou uma comissão, formada por coordenadores de diversas áreas do ensino, para que forneçam informações sobre os materiais didáticos solicitados pelas instituições de ensino.

Diario El Pais – 22.02.2017

Benjamin Moser, biógrafo americano da escritora Clarice Lispector, lança uma nova edição da obra, cujos direitos foram adquiridos pela Companhia das Letras após o encerramento das atividades da Cosac Naify. Nesta nova edição da biografia de Lispector, poderão ser encontrados imagens raras e manuscritos comprados recentemente por Moser, como um fragmento da obra póstuma “Um sopro de vida”.

O Globo – 24.02.2017

Europa

Um parque literário está sendo construído em Ravenna, no norte da Itália, em homenagem a Dante, autor de “A divina comédia”. A proposta nasceu em 2014, com o objetivo de criar um itinerário pelos lugares frequentados pelo poeta na cidade.

Estadão – 13.02.2017

Oceania

Escolas australianas gastam, anualmente, 9 milhões para a exposição online de páginas que já estão disponíveis na internet gratuitamente. Eles pagam, até mesmo, por imagens em miniaturas de capas de livros nos sites das escolas. No país, isso vem suscitando uma série de discussões sobre o mercado editorial e direitos autorais.

The Camberra Times – 24.02.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page