top of page

OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da semana

Discussão sobre os aspectos que permeiam e contribuem para a crise nas grandes redes de livraria brasileira, incluindo a Livraria Cultura, a Saraiva e a Fnac.

Publishnews – 02.03.2017

Ásia

Uma série de animações que homenageiam grandes clássicos da literatura foram produzidas por estudantes ingleses da Kingston University em parceria com a editora Vintage Classics.

Gazeta Russa – 10.02.2017

Organizado desde 2012, o Festival Literário de Macau ocorrerá entre os dias 4 e 19 de março e reunirá grandes escritores internacionalmente reconhecidos. O evento pretende ainda revelar novos artistas e escritores, além de abordar questões relativas aos problemas humanitários que têm afetado toda a comunidade internacional.

People's Daily Online - 22.02.2017

Conheça a nova obra de Philip Rowland, que através da poesia ressalta a humanidade na vida cotidiana em Tóquio.

The Japan Times – 11.02.2017

África

O livro “Upper Egypt in the stories of its women”, da jovem escritora Salma Anwar discorre sobre a jornada da autora por entre diversas cidades do Alto Egito, onde ela pôde ouvir a história de muitas mulheres, incluindo seus problemas, lutas e sonhos.

Daily News Egypt – 26.02.2017

América do Norte

A arquitetura de uma biblioteca pública na cidade de São Francisco, na Califórnia, vem dificultando o acesso de muitos indivíduos que não têm onde morar. Isto se dá pela ausência, no projeto, de espaço para sentar e de bancos para deitar, por exemplo, o que acaba por se tornar um obstáculo para pessoas sem teto que consideram a biblioteca um abrigo.

The Guardian – 24.02.2017

Bibliotecários norte-americanos estão preocupados com a onda de notícias falsas disseminadas desde o início do governo Trump. A preocupação maior recai sobre as notícias veiculadas no Facebook, considerada a principal fonte de onde 44% dos indivíduos retiram informações. Nesse sentido, bibliotecários desenvolvem medidas para que os usuários façam um melhor uso da informação, bem como saibam como discernir notícias verdadeiras das falsas.

The Verge – 16.11.2016

América Central

O Conselho de Ministros de Cuba reconheceram as tecnologias de informação como uma espécie de “setor estratégico” que ajudará no desenvolvimento econômico do país. Ainda, destacam a importância das TIC como um instrumento para a defesa da Revolução.

El País.cr – 03.03.2017

América do Sul

A Argentina se prepara para receber, dos dias 27 de abril a 15 de maio, a 43ª Feria del Libro de Buenos Aires, que conta com a participação de Los Angeles como cidade convidada. Além disso, o evento conta com diversos gêneros e escritores norte-americanos e europeus, como o espanhol Carlos Ruiz Zafón e a irlandesa Cecia Ahern.

Clarín – 27.02.2017

Autora pioneira da literatura infantil chilena faleceu aos 95 anos, deixando um legado de inúmeras obras e personagens, como “Duende Melodía”, “Hormiga Polita” e “Perico trepa por Chile”.

El Mercurio – 02.03.2017

Europa

A livraria La Tía Ni, localizada na Espanha, transformou-se em uma biblioteca ambulante graças à ação de sua antiga dona. Nieves Loperena atravessa a cidade de Baiona com seus livros de segunda mão, com o intuito de estimular os hábitos de leitura através da venda ou do empréstimo das obras.

La Voz de Galicia – 01.03.2017

Na Islândia, considerado o país com um dos maiores números de escritores no mundo, com mais livros publicados e mais livros lidos por habitante, os autores recebem incentivo financeiro do Estado para escrever. A justificativa do governo é que é impossível para os escritores viverem só da venda de livros em um país com 320.000 habitantes, visto que cada autor ganha 10% da venda de cada exemplar.

La Vanguardia – 26.02.2017

Pesquisadores da Durham University entrevistaram 1.500 leitores, que forneceram informações detalhadas de suas experiências com os livros. Um quinto dos leitores relatou que os personagens de ficção estão presentes na vida cotidiana. Alguns disseram que a voz dos personagens permaneciam na mente mesmo quando não estavam lendo, enquanto outros disseram imaginar a reação dos personagens fictício no dia-a-dia. The Guardian - 14.02. 2017

Oceania

A poeta australiana Ali Cobby Eckermann ganhou um dos maiores prêmios literários, o “Windham-Campbell Prize”, no primeiro ano em que a premiação incluiu poesia junto à ficção, não-ficção e drama.

The Canberra Times – 02.03.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page