top of page

OFLCLIPPING - Semanário Teleológico

Destaque da semana

Convidados a participar de visitas guiadas ao prédio, os cem operários que trabalham na restauração da fachada da Biblioteca Nacional, no Centro, percorreram salas de leitura, corredores e puderam conferir a beleza da arquitetura do espaço. E mais: ouviram histórias sobre a riqueza do acervo e sobre curiosidades da construção, inaugurada em 1910. Para alguns, pode ter sido como virar uma página. Sempre em grupos de dez, as visitas seguem o modelo do passeio oferecido ao público em geral. Para personalizar o roteiro, foram incluídas informações sobre o processo de construção do prédio. A ideia de trazer os operários para dentro da biblioteca surgiu de um conversa entre os funcionários do departamento de arquitetura da Coordenadoria de Promoção e Difusão Cultural da instituição. A razão principal para a visita fora as reclamações de usuários da Biblioteca Nacional acerca do barulho das obras e das conversas altas dos operários, com o intuito de fazê-los conscientizarem-se acerca da importância da instituição e da necessidade do silêncio para os ambientes de leitura.

O Globo - 09.08.2017

Ásia

Os quatro grandes clássicos da literatura chinesa, "Dream of the red chamber" (Hong Lou Meng), "Romance of the three kingdoms" (San Guo Yan Yi), "Water margin" (Shui Hu Zhuan) e "Journey to the west"(Xi You Ji), foram traduzidos em malaio e recentemente publicados na Malásia. De acordo com Wu Hengcan, presidente do Han Culture Centre Malaysia, esta é a primeira vez que um país estrangeiro dedicou tantos esforços para traduzir os quatro grandes romances clássicos. Esses clássicos da China, que também são patrimônio cultural mundial, enriquecem a diversidade cultural na Malásia e ajudam os malaios a compreender melhor a história da China e a literatura clássica.

People's Daily Online - 07.08.2017

África

Inspirado nos livros de Harry Potter, o escritor e doutor nascido na Cidade do Cabo, Wynand Louw, lança o jogo interativo "Mr. Humperdinck's wonderful whatsit", no qual conta a história de um menino comum que, para sobreviver, acaba salvando o mundo. O autor afirma que o enredo do jogo online está pronto para publicação no formato livro há cerca de um ano e diz que a única razão pela qual ainda não fora publicado foi, bem... a vida.

The Star - 03.08.2017

América do Norte

Segundo um estudo realizado pela universidade norte-americana Salisbury University, com mais de 400 estudantes universitários, a série popular de Harry Potter, de J K Rowling, pode ter ajudado os fãs a lidar com a morte. O estudo sugere que as pessoas que pensam muito sobre a ideia de morrer são suscetíveis de ler os livros ou assistir os filmes da franquia de fantasias várias vezes.

Hindustan Times - 07.08.2017

América Central

Os organizadores da Feira Internacional del Libro da Costa Rica (FILCR) anunciaram que a 18ª edição do evento literário se apresenta em 2017 com mais livros e atividades culturais. De 25 de agosto à 3 de setembro, a feira conta com cerca de 165 atividades e 2 mil livros publicados só no último ano. Além disso, o evento oferece também palestras, peças de teatro, poesias e mais de 80 editoras, livreiros e escritores.

La Nación - 09.08.2017

América do Sul

A tão comentada pluralidade da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty, encerrada no último domingo (06/08/2017), não se resumiu apenas aos autores, ao público nas ruas e aos temas debatidos nas mesas. Estendeu-se também às editoras que participaram do evento. Nunca uma edição havia reunido tantas casas independentes em sua programação principal. A grande maioria dos escritores convidados estava representada por pequenas editoras. Para várias editoras, foi a chance de estar pela primeira vez no centro do evento e atingir um novo patamar. O impacto nas vendas e na visibilidade é imenso, assim como o desafio de se adequar sua estrutura às novas exigências. O Globo - 06.08.2017​

Europa

Voluntárias nos campos de refugiados na Grécia, Laura Samira Naude e Esther ten Zijthoff perceberam que as pessoas que encontravam precisavam de muito mais do que comida e um abrigo: elas queriam também um espaço tranquilo para ler e estudar, apesar da agitação e incerteza que vivem aqueles que fugiram de seus país. Por essa razão, as duas amigas angariam fundos para construir uma biblioteca itinerante, na forma de ônibus, para dar acesso ao livro e à leitura. A biblioteca conta com estantes e computadores com acesso à internet, contendo livros em árabe, francês, grego, inglês, entre outros idiomas. Atualmente, a biblioteca, que será inaugurada em novembro, conta com cerca de 1300 livros e espera receber uma média de 115 leitores por semana.

The Guardian - 06.08.2017

Oceania

Adequando-se às novas tecnologias de informação e comunicação que avançam diariamente e possibilitam o acesso à filmes por meio da internet, a última locadora da Austrália, fecha suas portas. A "Blockbuster Dickson" encerra suas atividades no dia 13 de agosto, após décadas de funcionamento e mais de 1 milhão de aluguéis.

The Canberra Times - 10.08.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page