top of page

Dos falsos antagonismos informacionais (4): paradoxos do objeto e do contextualismo

Quem disse "o objeto da Ciência da Informação é a informação" fez uso de um neopositivismo extremo: o mecanicismo da linguagem em sua mais exacerbada face. Porém, é com o falso contextualismo que a afirmação explode o espaço-tempo. Eis os dois paradoxos...

a) O “objeto” da Ciência da Informação é (o fenômeno da) a informação: o paradoxo aqui se dá por diferentes vias, que vão da racionalidade histórica à pura racionalidade epistêmica. Em linhas gerais, a confusão está em: a) este objeto já era estudado sob vários aspectos, com ou sem o significante informação, desde o século XIX, nas próprias instituições estadunidenses dedicadas à organização do conhecimento; b) este objeto já era abordado por outras áreas consolidadas (como a Educação) ou em vias de consolidação (lê-se aqui, agora, legitimação de uma epistemologia casta), e continuarão sendo abordados independentemente do desenvolvimento ou não de uma só – e apenas uma! - ciência distinta para a informação (em outras palavras, os biólogos, os físicos, os químicos, os comunicólogos, os educadores... enfim, todos os demais domínios especializados continuarão falando e tratando da information independentemente da existência ou não de uma ciência para informação);

b) A Ciência da Informação responde pela sociedade (da informação): o paradoxo do espaço-tempo aqui também é claramente localizado; o fato sugere uma pretensa naturalidade contextual, como se seu nascimento respondesse por sua morte, ou seja, a partir a alegoria do big bang, teria nascido de uma explosão (informacional) e respondia por um dado momento, mas tenderia a desaparecer quando, enfim, deixássemos de viver a sociedade dita da informação (quando, de fato, as práticas listadas, por exemplo, por Borko, em 1968, para identificar uma certa necessidade do ser da epistemologia de uma Information Science em um dado tempo-espaço, já estavam dadas no território estadunidense, e o próprio olhar borkiano o confirma em seu breve texto estruturado em uma epistemologia casta).

Algumas fontes

BOURDIEU, P. Homo academicus. Florianópolis: ed. da UFSC, 2013.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: critica social do julgamento. 2. ed. rev. Porto Alegre: Zouk; São Paulo: EDUSP, 2011.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004a.

BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2004b.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BOURDIEU, P. Lições da aula: aula inaugural proferida no Collège de France em 23 de abril de 1982. São Paulo: Ática, 2001a.

BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001b.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.

FROHMANN, B. Documentation redux: prolegomenon to (another) philosophy of information. Library Trends, v. 52, n. 3, p. 387-407, win. 2004.

FROHMANN, B. Reference, representation, and the materiality of documents. In: COLÓQUIO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DA REDE MUSSI. 2011. Anais... Toulouse: Université de Toulouse 3, 2011.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LANCASTER, F. W. Toward Paperless Information Systems. New York: Academic Press, 1978.

MEDEIROS, M. Recensão. Indexação e resumos: teoria e prática. Ci. Inf., Ci. Inf., Brasília, 22(2): 181-185, maio/ago. 1993

SALDANHA, G. S. O que é Ciência da Informação? Desafios imediatos e impactos hipotéticos da ?distinção? bourdieusiana na socioepistemologia dos estudos informacionais. In: Regina Maria Marteleto; Ricardo Medeiros Pimenta. (Org.). Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2017, v. 1, p. 72-101.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page