top of page

OFLClipping - Semanário teleológico

Destaque da semana

Já se foram os momentos em que uma menina que queria saber sobre o feminismo tinha que encontrar e ler os livros de sua mãe, escondidos em algum lugar.

Atualmente, o mesmo material exclusivo é editado para meninas e crianças que querem saber sobre o feminismo e sobre mais de cinquenta mulheres desconhecidas para o mundo de hoje. Os eventos das conquistas femininas destes últimos anos fizeram aumentar as vendas editoriais do gênero e também criaram um discurso na moda. A maioria das produções que circulam para as crianças não se concentram no feminismo do ponto de vista teórico, mas visibilizam as mulheres que estavam escondidas na trama patriarcal da história.

Clarín - 05.03.2018

Ásia

"Quando você vai se casar? Ou 'Tumhara number kab ayega?' são algumas das perguntas que todas as jovens mulheres solteiras na Índia já receberam incessantemente. "No momento em que você completar 30 anos, você se torna um bechari-turned-bi**h. Há um prêmio atribuído aos jovens neste país", diz a autora Sreemoyee Piu Kundu, cujo novo livro, Status Single - seu primeiro trabalho de não ficção - tenta explorar quase todas as preocupações que a mulher indiana tem que enfrentar todos os dias. Citando alguns números surpreendentes do censo da Índia, Kundu afirma que 21% da população indiana, que é cerca de 74 milhões de mulheres, são solteiras. "Este livro é a primeira não ficção indiana sobre mulheres solteiras na Índia. Inclui histórias sobre mulheres solteiras como eu, divorciadas, mulheres separadas, mulheres que foram abandonadas com crianças e uma grande parte dessa população pertence à categoria LGBTQ ", diz Kundu, cujo livro será lançado em Delhi, em 10 de março no Women Writers Fest no Instituto Cervantes Nueva, Connaught Place.

The Hindustan Times - 08.03.2018

África

Luísa Clara Cartaxo, Cíntia André e Kanguimbo Ananás lideram a lista das vencedoras do concurso de poesia “Um Bouquet de Rosas Para Ti”, edição 2018, cuja cerimônia de outorga de prêmios acontece no Memorial Dr. António Agostinho Neto, com a celebração do aniversário da escritora Mária Eugénia Neto. A cerimônia, que prosseguirá com a outorga dos prêmios às vencedoras, será presenciada por várias figuras ligadas ao universo das letras, das artes plásticas, da música, das artes cênicas, entre outras individualidades. Segundo a organização, “Um Bouquet de Rosas Para Ti” é um verso de um poema de Agostinho Neto, escrito em 1955, dedicado ao aniversário da sua esposa Maria Eugénia Neto, que dá nome ao concurso literário de poesia no feminino, único do género em Angola. O projeto visa incentivar a produção de obras originais de escritoras angolanas e estrangeiras, no domínio da poesia. Nesta edição, o prêmio distinguiu três poetas, cujas obras têm um aceitável nível de literariedade, nomeadamente, “Março entre Meridianos” de Muhatu, pseudônimo de Luísa Clara Cartaxo, concorrente proveniente de Portugal; “Rumorosas sílabas, simetrias de mulher” de Marquita 50, pseudônimo de Cíntia André, integrante do Ciclo de Estudos Literários Literagris e “Seios e ventres” de Kanguimbo Ananás.

O País - 07.03.2018

América do Norte

Não podemos negar o poder das mulheres escritoras de hoje - sua intensidade de estilo e inovação. Os livros que orientam a literatura em novas direções - para novas formas, novas preocupações - quase sempre têm uma mulher na autoria. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, os críticos literários do The New York Times se reuniram para pensar sobre essas escritoras que estão abrindo novos caminhos para a literatura. Os livros selecionados divergem bastante no gênero. São romances, quadrinhos, ficções, obras de horror e fantasia. Também são provenientes da Itália, Canadá, Nigéria e Coréia do Sul. São, ainda, extremamente experimentais e realistas.

The New York Times - 05.03.2018

América Central

A Fundación del Español Urgente,, promovida pela Agencia EFE y BBVA, adverte que a palavra "feminismo" não é um antônimo do "machismo".

Na mídia, não é incomum encontrar frases em que esses dois termos são usados como opostos. De acordo com o Dicionário Acadêmico, o "feminismo" é o princípio da igualdade de direitos para as mulheres e os homens e o movimento que luta pela realização dessa igualdade.

La Prensa - 09.03.2018

América do Sul

No século XXI, a professora de Cambridge Mary Beard publica "Women and power" (Mulher e poder), um manifesto que avalia o espaço que a literatura e a sociedade concederam às mulheres ao longo dos séculos. Três autoras, três contextos, três vozes que reivindicaram igualdade através de seus escritos. Se antes era a mulher quem se adaptava ao mercado editorial e cultural, agora parece haver um cenário inverso, a partir da força que ganhou o debate do feminismo. E que essa demanda seja cada vez mais visível no presente não significa se tratar de um fenômeno passageiro. Ana Laura Pérez, diretora literária da Penguin Random House na Argentina, revela um aumento na demanda por livros que abordam a temática feminista.

O Globo - 08.03.2018

Europa

A lista das 16 escritoras para o prêmio de £30,000 para "excelência, originalidade e acessibilidade de livros escritos por mulheres em inglês de todo o mundo", foi anunciada. O prêmio, anteriormente conhecido como o prêmio Baileys, coloca dois nomes importantes, a vencedora da Pulitzer, Jennifer Egan, e a vencedora do Booker Arundhati Roy, contra seis estréias. Este último inclui Eleanor Oliphant de Gail Honeyman, que ganhou o prêmio da novela Costa, e The Mermaid da Imogen Hermes Gowar e a Sra. Hancock, um conto na Londres georgiana em que uma sereia é capturada.

The Guardian - 08.03.2018

Oceania

Mas, de acordo com um novo relatório, esse tipo de estereótipo de gênero que incutimos nas crianças menores de três anos - de forma consciente ou não - desempenha certa influência para o aumento da violência doméstica na Austrália, onde, em média, uma mulher por semana é assassinada por seu parceiro atual ou anterior . O relatório de gênero da Our Watch, instituição sem fins lucrativos, presidido pela ex-senadora Natasha Stott Despoja, para evitar a violência contra mulheres e crianças, foi lançado no Dia Internacional da Mulher. Também foi lançada

uma campanha digital, #Becausewhy, com o intuito de

apoiar os pais para desafiar a limitação

dos estereótipos de gênero.

The Canberra Times - 06.03.2018

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page