top of page

OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da Semana

Em uma era de cortes no financiamento de serviços públicos na Inglaterra, o esquema da "Little Free Library", em Leeds, está tornando a leitura acessível a todos. O projeto tem como objetivo reunir a comunidade, através da criação de "caixas" de troca de livros em toda a cidade de Leeds, onde qualquer pessoa pode tirar ou deixar um livro de graça. As caixas à prova d'água estão por toda a cidade, nas árvores à beira da estrada ou em postes na frente das casas. Cada caixa tem dois metros de altura e abriga cerca de 40 livros, sendo o estoque inicial proveniente de doações.

The Guardian - 24.08.2018

Ásia

“A principal afirmação que o próprio Dostoiévski ouviu sobre seus livros é que eles eram ‘mal escritos’. Tolstói concordava com isto, ressaltando que alguns dos romances de Dostoiévski são fracos e ‘imperfeitos em termos de técnica’”, explica o jornalista Serguêi Lebedev. O segundo argumento usado pelos críticos de Dostoiévski diz respeito ao conteúdo de suas obras. Os protagonistas de Dostoiévski são muitas vezes pessoas profundamente pecaminosas, consumidas por suas paixões e que sofrem terrivelmente com isso. Levando em consideração a popularidade de Dostoiévski, muitos temiam que seus romances fornecessem uma representação perversa dos russos.

Gazeta Russa - 19.08.2018

África

O poeta angolano Fernando Chissende apresenta a sua obra “Pensamentos de Estoque”, na 1ª Mostra Internacional de Artes Urbanas (MIAU), que acontece em Salvador, na Bahia. A Mostra acontece no espaço cultural a céu aberto “Escadaria da Igreja do Paço”, em cuja programação terá o Sarau do Miau. Além de uma exposição de livros e revistas de autores africanos e baianos, haverá atividades como dança, música, artes circenses, moda, gastronomia e as imagens em exposição fotográfica do jornalista e repórter fotográfico Roberto Leal, que apresenta 13 fotos de uma simples vertente africana de países como Angola e Cabo Verde.

O País - 22.08.2018

América do Norte

A primeira edição de "Origem das Espécies" de Charles Darwin bateu o recorde no México, ao ser leiloada por cinco milhões e 50 mil 200 pesos. É a maior venda nos últimos 30 anos para o departamento de livros e documentos da Morton Subastas, informou a empresa em comunicado. O livro de Darwin foi publicado em 1859, com 1.250 cópias vendidas no mesmo dia.

La Razón de México - 22.08.2018

América Central

Com o objetivo de resgatar a história e o patrimônio cultural, a Costa Rica terá um museu de arte virtual que irá coletar 20 mil obras da Costa Rica. A Universidad de Costa Rica informou que o país terá seu primeiro museu virtual, que será chamado de "Pincel Pinacoteca", criado pela professora emérita e pesquisadora María Enriqueta Guardia. O cadastro, que pode ser visitado no site www.artecostarica.cr, inclui fotografia plástica, escultórica, artística, artes gráficas, monumentos e até prédios emblemáticos.

La Prensa - 21.08.2018

América do Sul

O professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos Marcelo D’Salete ganhou, no dia 20 de julho, o Eisner Awards 2018 de melhor edição americana de material estrangeiro pela obra Cumbe (Run for it). O prêmio é conhecido como o Oscar dos quadrinhos e é entregue todos os anos durante a Comic-Con de San Diego. A obra do brasileiro fala sobre a resistência do povo negro durante a escravidão e aborda conflitos, dramas, esperanças e sonhos de escravizados trazidos dos antigos reinos da Angola e do Congo. O movimento do rap e o hip hop, ainda nos anos 80, foi um dos responsáveis por começar a sensibilizar o paulistano para as injustiças sociais e raciais, herança do período escravista. “Isso foi importante para chamar a atenção para a questão etno-racial aqui no Brasil e também nas diferenças sociais que nós temos de modo tão alarmante”, explicou.

El Pais Brasil - 16.08.2018

Oceania

Em momentos de bloqueio criativo, Catherine Deveny, comediante e escritora que se descreve como "ateísta, feminista e disléxica", apresenta, no Bayside Literary Festival, em Bayside, na Austrália, a palestra "As doze coisas que eles não te falam sobre escrever". Seu objetivo é motivar os escritores e acabar com sua procrastinação e medo de escrever.

The Canberra Times - 24.08.2018

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page