top of page

A Biblioteca Digital Mundial como realização do Mundaneum...?

Seria a Biblioteca Digital Mundial a realização de Mundaneum, o sonho de Paul Otlet?

Mariana Nóbrega de Sá (UFSCAR); Zaira Regina Zafalon (UFSCAR)

Resumo

A contribuição de Paul Otlet para a Ciência da Informação é notável, visto que é reconhecido como um dos pioneiros, junto com Henri de La Fontaine, na organização científica da informação e do conhecimento. O Mundaneum, sonhado por Paul Otlet para ser um centro de informação e produção de conhecimento, tem seu contexto histórico entre as duas guerras mundiais e a constituição da UNESCO, entidade que, em 2005, cria a Biblioteca Digital Mundial. A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa se deu por acreditar na importância que as instituições de patrimônio cultural e documental tem na curadoria da informação sob a perspectiva histórica, educacional, social, econômica, política, fato que levou a tecer a questão de pesquisa “seria a Biblioteca Digital Mundial a realização da Mundaneum, o sonho de Paul Otlet?”. Constatou-se que a Biblioteca Digital Mundial reúne e dissemina o conhecimento internacional e intercultural e, em relação à proposta da Mundaneum, é possível identificar similaridade em questões voltadas ao acesso, ao acervo, à disseminação de informações, à diversidade de recursos informacionais, à utilização de sistema de classificação, à ampliação do acesso às coleções. Reconhece-se, porém, dissonâncias, especialmente aquelas inerentes à participação atuante de instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, e, claro, tecnológicos.

Conheça Mariana Nóbrega de Sá (UFSCAR)

Bacharela em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Desenvolveu atividades de estágio na Biblioteca Comunitária da UFSCar e no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. Tem experiência com catalogação, organização de bibliotecas e desde 2018 atua com a prestação de serviços de assessoria documental.

Conheça Zaira Regina Zafalon (UFSCAR)

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012) e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006). Atua como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nos cursos de Mestrado (PPGCI) e de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, e lidera o Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e Inovação - GPTAI. Ao longo dos anos especializou-se em discussões no domínio da Organização e Representação da Informação, e são temas de interesse e de pesquisa: dados e metadados em ambientes informacionais digitais; relação entre inovação e ciência aberta; e patrimônio, memória e identidade cultural.

V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia - UFPE - Recife - 2018

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page