top of page

A biblioteca de Dostoiévski



No dia 11 de novembro, comemoramos os 200 anos do nascimento de um dos escritores mais importantes da história da literatura, Fiódor Dostoiévski. Nascido na Rússia, no século XIX, Dostoiévski formou-se em Engenharia. Mas, sua vida tomaria rumos inesperados - e emoção, sem dúvida, não faltou: de preso político que escapou da pena de morte, o jovem russo se transformou em romancista, jornalista e, na concepção de alguns, filósofo, visto discutir recorrentemente questões existenciais, sociais e éticas em suas obras.


O autor de livros memoráveis, como Crime e Castigo, O idiota, Noites Brancas, Gente pobre e Os irmãos Karamazov, ocupa um lugar no imaginário também dos pesquisadores, seja pela sua biografia, ou pela complexidade de seus textos. No ano de seu bicentenário, o italiano Lucio Coco publicou o livro "A biblioteca de Dostoiévski: a história e o catálogo", uma proposta de esquematizar as obras, autores e temas que formaram o pensamento do escritor russo. Quais livros ele mais gostava? Quais autores estiveram presentes em suas estantes pessoais? Segundo Coco, foram mais de 500 obras, das quais, infelizmente, sobreviveram 29 nos tempos atuais.... Uma parte do acervo foi vendida, outra parte, doada a centros de memória. Dostoévski era plural, mas alguns são citados por Coco: os conterrâneos Gogol e Tolstói, os antigos Tácito, Platão, Virgílio, anglo-saxônicos como Lord Byron, Dickens, Goethe, Schiller, Hegel, Marx, espanhóis e franceses como Cervantes e Victor Hugo, um de seus preferidos.


Infelizmente, a obra de Coco não se encontra disponível em língua portuguesa. Entretanto, sua proposta de reconstrução do catálogo formado por Dostoiévski nos lembra um conceito caro ao campo: a biobibliografia, ou seja, estudo da vida e da obra de uma pessoa, a análise dos elementos que moldaram a forma de pensar e agir no mundo, refletidos em seu fazer profissional. No Ecce Liber, Diogo Xavier e Leyde Klebia utilizam o conceito e a metodologia da biobibliografia em seus projetos de pesquisa. Saiba mais visitando a página de "Publicações" em nosso site.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page