top of page

Confira a participação do Ecce Liber no GT 2 do Enancib 2021!


Nessa edição do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB), tivemos quatro artigos aprovados no GT2 - Organização e Representação do Conhecimento: no dia 27/10, às 10h30, Dirnéle Garcês (UFSC) e Rodrigo de Sales (UFSC) apresentarão "Olhares decoloniais em Organização do Conhecimento: uma análise das publicações do periódico Knowledge Organization (2000-2020)". O objetivo deste estudo foi investigar como e se a decolonização tem sido abordada em estudos de organização do conhecimento internacionalmente. O periódico em questão é um dos principais meios de comunicação científica em OC na atualidade.


No turno da tarde,Tatiana de Almeida (UNIRIO) fará uma dobradinha: primeiro, às16h, com Gustavo Saldanha (IBICT-UNIRIO), onde falará sobre "Topoi, tropos, loci e a Teoria da Cultura contra o epistemicídio: diálogos com Antonio García Gutiérrez". Segundo os autores, topoi são “lugares comuns” que as pessoas utilizam como ponto de partida de uma argumentação. O termo provém de Aristóteles, que chamava de topoi as verdades aceitas que formam a base de nosso pensamento e argumentos. Em diálogo com o conceito de desclassificação, proposto por António García Gutiérrez, o trabalho visa ao desenvolvimento de uma teoria topológica para a documentação – e nas abordagens discursivas do universo da Organização do Conhecimento que constituem uma teoria da cultura para o domínio, complementada pela reflexão conceitual dos loci e dos tropos. Em outros termos, uma proposta sobre o que é do âmbito do conceito, e o que é do âmbito do discurso e como tais mecanismos possibilitam ou contrapõem o epistemicídio. Na sequência, ao lado de Rosana Portugal (UFF), Almeida apresentará o "Mapeamento da produção científica na organização do conhecimento: um retrato pelas lentes do CSKOL", com recorte na região Sudeste do Brasil. CSKOL é um Sistema de Classificação para Literatura de Organização do Conhecimento (CSKOL), onde as autores analisaram os metadados de 256 artigos publicados em periódicos.


À noite, a partir das 18h20, Franciéle Garcês (UFMG), Dirnéle Garcês (UFSC) e Daniella Pizarro (UDESC) discutirão sobre Dorothy Porter Wesley e a classificação para os estudos negros, africanos e da diáspora. A pesquisa propõe a reflexão crítica sobre os movimentos históricos que confrontam a perspectiva eurocêntrica e racializada na práxis da catalogação e classificação, e debate novas formas de se pensar conhecimentos marginalizados. Os autores apresentarão o modelo proposto por Dorothy Porter Wesley, a partir da análise das edições dos catálogos lançados em 1932, 1939 e 1958.


O Enancib 2021 será realizado entre 25 e 29 de outubro de 2021, em formato remoto. Conheça a programação completa em http://enancib2021rio.ibict.br/.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page