top of page

Bibliotecas em centros culturais estrangeiros: novos objetos para os estudos comparados e internacio

Em plena era da informação instantânea, da superação das barreiras de espaço e tempo que permite a configuração de um mundo intensamente conectado, a escassez de estudos sobre as bibliotecas de centros culturais estrangeiros como instituições estratégicas para a diplomacia cultural pode ser tida, no mínimo, como curiosa. Poucas são conhecidas, pouco se sabe sobre suas particularidades e muito menos sobre a sua relevância para a sociedade.


Neste sentido, o estudo de Prieto e Boj (2016), "The role of libraries in cultural centres abroad: an insight", permite uma noção da importância de tais instituições. De acordo com os autores, aproximadamente 2.200 bibliotecas são mantidas em centros culturais estrangeiros, das quais pode-se destacar 29 bibliotecas estabelecidas em Centros Culturais Brasileiros e administradas pelas missões diplomáticas brasileiras. As ações dessas instituições, segundo Prieto e Boj, podem ser classificadas como ações de diplomacia cultural, e o seu valor cultural, social e político pode ser verificado através dos benefícios sociais, educacionais, financeiros e de desenvolvimento comunitário, que alcançam estudantes estrangeiros, imigrantes, expatriados e o público em geral (PRIETO; BOJ, 2016).


Tratam-se, portanto, de instituições que merecem ser estudadas e contempladas pelas organizações e associações internacionais que se comprometem com o desenvolvimento de bibliotecas e serviços de informação ao redor do mundo. Além de constituir um importante passo para a compreensão das bibliotecas de centros culturais no exterior, o trabalho de Prieto e Boj (2016) pode ser considerado como um ponto de partida para o desenvolvimento de novos estudos comparados na Biblioteconomia e Ciência da Informação, bem como de pesquisas que se debrucem sobre o papel das bibliotecas e unidades de informação no contexto da política externa e da diplomacia cultural.


Fontes:


PRIETO, Juan Jose Gutierrez; BOJ, Francisco Segado. The role of libraries in cultural centres abroad: an insight. New Library World, v. 117, n. 7/8, p. 475-484, 2016.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page