OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da Semana

Amazon volta a investir em livro impresso e abre até livraria

Em meio a era digital, na qual o fim do livro em formato códex parecia ser um acontecimento inevitável, a queda nas vendas de livros eletrônicos prova o contrário. A maior rede varejista de livros, Amazon, conhecida pelo leitor digital Kindle, aposta no mercado de venda de livros impressos, para provar que o livro nunca acaba, só se reinventa.

Folha de S. Paulo – 10.02.2017

Ásia

Serviço online gratuito envia poemas de Púchkin

toda manhã

O serviço online do site de literatura Nezarastet envia,

diariamente, excertos das obras de Púchkin, poeta mais

reverenciado da Rússia. Para receber os poemas diariamente, o

usuário deve se inscrever no site (em russo), gratuitamente. O

objetivo do projeto é estimular a leitura de clássicos da literatura.

Gazeta Russa – 13.02.2017

Ambitious library to carry capital’s literary ambitions

A Bangkok City Library, projeto criado pelo Bangkok Metropolitan Administration e que planeja transformar um prédio antigo em uma nova biblioteca na cidade, faz parte de uma grande campanha para promover a capital como uma “cidade do aprendizado”, de forma a estimular os hábitos de leitura. Para tanto, as obras para a inauguração da biblioteca estão sendo antecipadas para que ela abra em março, dois meses antes do previsto.

Bangkok Post – 04.02.2017

Qur’na exegesis to be published in German

A Al-Kafil Publications, uma editora no Iraque afiliada ao templo sagrado de Hazrat Abbas, planeja publicar uma interpretação árabe do Alcorão em língua alemã, escrita por Mohammad-Hussein Fatemi. Para o projeto, estão sendo empreendidos as mais avanças técnicas de impressão.

Iran Daily – 03.02.2017

África

I Want a Divorce tackles women’s struggles in Egyptian society.

Na maioria dos países árabes, a prática do divórcio ainda é sinônimo de culpa e sofrimento para muitas mulheres. Tendo isso em vista, Nazmy e Doaa Helmy lançaram uma coleção de pequenas histórias, intitulado “I want a divorce”, que ilustra os esforços empreendidos por mulheres egípcias para conseguirem o divórcio.

Daily News Egypt – 08.02.2017

5-year-old computer whizkid dazzles

O pequeno de apenas cinco anos, Junior Kamungeremu, demonstra seus prodigiosos talentos em computação em um centro de aprendizagem em Chitungwiza, no Zimbábue. Kamungeremu tenta convencer seus professores de que é possível ensinar pessoas semianalfabetas a mexerem nos computadores, através de imagens e figuras, ainda que elas não possam ler, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento de informação, comunicação e tecnologia no país.

The Herald – 11.02.2017

América do Norte

Bookstores stoke Trump resistance with action, not just words

Livrarias dos Estados Unidos abriram seu espaço para discussões políticas contra as ações do governo Trump. Além das vendas de livros distópicos e que versam sobre política, as livrarias norte-americanas tornaram-se palco de palestras de ações contra o governo de Donald Trump e disseminadoras de informações sobre os atos de resistência.

The New York Times – 15.02.2017

Open books

A Waterdown Library and Civic Centre, em Hamilton, no Canadá, é a prova de que as bibliotecas podem ser locais de design criativos e inovadores ao apresentar, além de todos os serviços costumeiros de biblioteca, uma construção moderna.

The Globe and Mail – 18.01.2017

América Central

Padres de afroestadounidense muerto por disparos de guardiã presentan libro

Os pais de Trayvon Martin, adolescente afro-estadunidense de 17 anos morto na Flórida por um policial, em 2012, apresentaram em Miami um livro que analisa a morte e o legado do filho, que se converteu em um dos maiores símbolos de apelos por justiça social dos Estados Unidos.

El País.Cr – 06.02.2017

América do Sul

Venda de livros tem recuo histórico no comércio varejista

Em análise do IBGE sobre o comércio varejista, o mercado editorial foi quem sofreu “a queda mais acentuada da sua série histórica”. As vendas de livros tiveram um recuo de 16,8% em relação ao período de janeiro a dezembro de 2015, além da substituição dos produtos impressos pelos de meio eletrônico, apontados pelo IBGE.

O Globo – 14.02.2017

En busca de la biografía real de Shakespeare

A pesquisadora Heather Wolfe, especialista em Shakespeare, lança mão de fragmentos microscópicos de cabelo e pele acumulados em livros dos séculos XVII para saber um pouco mais sobre a vida do dramaturgo. Diante da ausência de dados reais e das inúmeras especulações sobre a vida de Shakespeare, Wolfe busca nos livros novas descobertas sobre a biografia do bardo.

Clarín – 13.02.2017

Biblioteca de Santiago organiza festival literario para los jóvenes

A Biblioteca de Santiago vai abrir as portas para um encontro de jovens fãs de literatura infanto-juvenil, como Harry Potter, Game of Thrones e Star Wars. O evento conta com inúmeros autores regionais e palestras sobre o livro e a internet e o papel da mulher na literatura.

El Mercurio – 16.02.2017

Library cutbacks: Council urged to drop plans to reduce library hours

Bibliotecas públicas de Edinburgh, capital da Escócia, enfrentam inúmeros cortes em seus horários de funcionamento. Autoridades escocesas, em favor das bibliotecas, tentam reverter as propostas de cortes.

Edinburgh News – 08.02.2017

Jovens de Bolonha vão às ruas contra catracas em biblioteca

A instalação de catracas para controlar o acesso à Biblioteca da Universidade de Bolonha, após um confronto entre estudantes e policiais, levou movimentos estudantis às ruas para protestar sobre a decisão.

Isto É – 10.02.2017

Projeto francês revoluciona o conceito de biblioteca

A nova biblioteca do escritório Dominique Coulon & Associés, localizada em Thionville, na França, transcende o conceito tradicional de biblioteca ao abrigar não apenas o acervo bibliográfico e midiático da entidade, como também, oferecer áreas livres com espaços para criação, restaurantes e estúdios de música.

Gazeta do Povo – 09.02.2017

‘Mission Impossible’ raiders’ £2million heist in the Great Book Robbery: how a gang abseiled 40ft down into a warehouse and stole 160 of the world’s rarest books

Um grupo de criminosos roubou diversos livros raros que, juntos, totalizam mais de 2 milhões de libras. Com esquemas dignos do filme “Missão Impossível”, a quadrilha escalou o depósito, localizado em Heathrow, e invadiu o sistema de segurança, escapando com mais de 160 livros, sendo grande parte deles datados dos séculos XV e XVI. Especialistas dizem que, dentre as obras mais valiosas, estão a cópia de 1566 do “De Revolutionibus Orbium Coelestium”, de Copérnico. Também têm livros de Galileu, Isaac Newton, Leonardo Da Vinci e a edição de 1569 da “Divina Comérdia”, de Dante.

Daily Mail – 12.02.2017

Oceania

Provocateur’s free speech memoir gets limited release

A filial australiana da editora Simon & Schuster anunciou que não irá publicar o livro “Dangerous”, do jornalista britânico Milo Yiannopoulos. A decisão tem a ver com as ideias políticas conservadoras e preconceituosas contidas na obra, que contrariam os interesses da editora.

The Camberra Times – 16.02.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ